Pensa em um grid grande. Que tal os 33 carros das 500 Milhas de Indianápolis? É pouco. E os 40 da Nascar? Ainda está longe…

Nada menos que 62 competidores participaram dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 4, que aconteceram na última semana em Spa-Francorchamps. E olha que nessa conta não entram as equipes que estiveram presentes com outros equipamentos, como os da GB3.

Esse grid gigantesco foi possível, porque Spa-Francorchamps costuma receber diversos campeonatos em uma mesma temporada. A F4 Alemã correrá por lá no fim de abril. A F4 Italiana visitará em meados de junho, e a F4 Espanhola, no começo de julho.

Para aproveitar o tempo extra na tradicional pista belga, equipes desses três campeonatos – além da escuderia Argenti, que disputa a F4 Inglesa, e de pilotos por ora não confirmados em torneio algum – participaram de dois dias de pré-temporada nos dias 22 e 23 de março.

A loucura foi tanta que os competidores precisaram ser divididos em dois grupos. De uma forma generalizada, quem era da F4 Italiana ficou em um, enquanto os demais foram colocados no segundo. Cada grupo teve direito a duas sessões de pista por dia em Spa.

Desses 62 jovens pilotos, três são brasileiros.

Rafael Câmara foi o mais bem classificado ao colocar o carro da Prema na sétima colocação na soma dos tempos. O brasileiro da Academia da Ferrari é um dos fortes candidatos ao título da F4 Italiana em 2022, mas terá pedreira dentro de casa, uma vez que a esquadra italiana ainda conta com Andrea Kimi Antonelli (da academia da Mercades), James Wharton (também da iniciativa de Maranello) e Charlie Wurz (filho do ex-F1 Alexander Wurz).

Emerson Fittipaldi Jr veio um pouco atrás, com o 12º tempo na classificação final.

O filho de Emerson Fittipaldi não só foi o mais rápido entre os pilotos da escuderia holandesa Van Amersfoort (que têm mostrado forte ritmo nesta pré-temporada) mas também liderou, digamos assim, a “turma da F4 Dinamarquesa”.

É que, em 2021, Fittipaldi participou do campeonato da Dinamarca como forma de acumular experiência nos carros de fórmula. Por lá, é permitida a presença de competidores a partir dos 14 anos de idade, sendo que nas F4 chanceladas pela FIA (como é o caso da Italiana, da Alemã e da Espanhola) é preciso já ter completado 15.

Os outros pilotos que correram na F4 da Dinamarca em 2021 ficaram atrás. O mexicano Jesse Carrasquedo Jr fechou em 14º, enquanto os dinamarqueses Noah Stromsted, Sebastian Gravlund e Frederik Lund completaram em 22º, 42º e 56º, respectivamente.

Quem completou o trio do Brasil em Spa-Francorchamps foi Ricardinho Gracia, que neste ano vai participar tanto da F4 Brasil quanto do campeonato da Espanha. Por aqui, ele é considerado um dos favoritos ao título ao lado de Pedro Clerot, que também andou testando o carro da F4 na Europa no começo do mês.

Na Espanha, Gracia terá mais trabalho. Vai correr pela GRS, esquadra que costuma andar no pelotão da frente, apesar de não ser uma das mais fortes do torneio. Em Spa, o brasileiro fechou com o 40º posto, 1s6 atrás do italiano Valerio Rinicella, o mais rápido entre os competidores do campeonato espanhol.

Levando em conta só os pilotos do segundo grupo (que reuniu quem vai tomar parte da F4 Espanhola e outros convidados), Gracia ficou no meio do bolo, em 13º entre os cerca de 30 carros.

O líder do treino da Fórmula 4 2022 em Spa

E quem terminou na frente na Bélgica foi o experiente irlandês Alex Dunne, um dos mais cotados a ficar com o título da F4 Italiana em 2022.

No ano passado, o piloto tomou parte das F4 da Espanha, da Itália e da Alemanha. Não correu em todas as etapas de nenhuma delas, mas impressionou nas poucas vezes em que foi à pista. Deverá ser um dos fortes adversários dos representantes da Prema neste ano.

Voltando ao tamanho do grid, já pensou uma corrida com 62 carros de F4? Das duas, uma. Ou seria uma prova em que cada piscada de olho seria um risco de perder alguma ultrapassagem, ou seria um desfile do safety-car, porque certamente haveria muita confusão.

Dos campeonatos que estiveram em Spa, quem primeiro abrirá sua temporada 2022 será a F4 Alemã, nos dias 23 e 24 de abril, justamente na pista belga.

Abaixo você confere os resultados completos dos treinos da Fórmula 4 em Spa-Francorchamps (clique na imagem para ampliar, se necessário):

F4, Fórmula 4, 2022, F4 Italiana, F4 Alemã, F4 Espanhola, Ricardinho Gracia, Rafael Câmara, Emerson Fittipaldi Jr, treinos coletivos, pré-temporada, Spa-Francorchamps