Confira neste post as fotos imagens do novo carro da Haas para a temporada 2022 da F1, o VF-22, e o que esperar da escuderia americana para este ano:

Pilotos da Haas na F1 2022:
20 – Kevin Magnussen (DIN)
47 – Mick Schumacher (ALE)

Deu até para sonhar com o Brasil voltando a ter um representante em tempo integral no grid da F1 2022. Pietro Fittipaldi esteve entre os cotados para substituir o russo Nikita Mazepin, demitido da Haas após o início da Guerra da Ucrânia, mas, sem patrocínio nem experiência, o brasileiro viu Kevin Magnussen assumir o segundo carro da equipe americana.

Para quem não acompanhou de perto o noticiário nas últimas semanas, Mazepin estava escalado para ser titular da Haas em 2022, mas foi demitido em decorrência do início da guerra, uma vez que a empresa de seu pai, então principal patrocinador da escuderia, está entre as que estão sofrendo sanções econômicas neste momento.

Por esse motivo, a Haas, literalmente da noite para o dia, precisou tirar todos os adesivos que remetiam à Uralkali (empresa do pai de Mazepin) e à bandeira da Rússia e buscar um novo titular. Por ser o reserva do time, Fittipaldi chegou a ser especulado como candidato à vaga, mas no fim Magnussen foi o selecionado.

A volta de K-MAG foi surpreendente, uma vez que o próprio dinamarquês já tinha dado entrevistas falando que não estava mais disposto a correr por uma equipe do fim do pelotão. Além disso, com apenas um único pódio em sua carreira na F1 — justamente em sua estreia –, Magnussen não empolgou os fãs da Haas.

Por outro lado, o dinamarquês é uma peça que se encaixa muito bem no quebra-cabeça que a Haas está montando para a temporada 2022 da F1.

A escuderia comandada por Gunther Steiner nunca escondeu que o foco estava na chegada do novo regulamento da F1. Tanto que nem atualizou o carro de 2020 para 2021. Preferiu desde meados do ano retrasado priorizar o equipamento para esta temporada, o VF-22.

Além de ter mais tempo para desenvolver o equipamento, a Haas tem contado com uma maior proximidade com a Ferrari. A escuderia italiana chegou até mesmo a criar um hub em Maranello, comandado pelo veterano engenheiro Simone Resta, para dar suporte à esquadra americana no design do seu novo carro.

Por fim, a Haas ainda conta com um Mick Schumacher embalado. No fim da temporada passada, era nítida a evolução do alemão, que estava mais próximo do ritmo do Williams. Tanto que o germânico alcançou o Q2 nos GPs da França e da Turquia.

O filho de Michael Schumacher, aliás, é conhecido por ter um ano de estreia mais complicado nas categorias pelas quais já passou, mas acabar deslanchando em sua segunda temporada. Foi assim tanto na F2 quanto na F3 Euro, onde foi campeão.

No que deu para ver da pré-temporada, a Haas pode ficar otimista com o que está construindo. Apesar de ter enfrentado atrasos no envio dos equipamentos para o Bahrein – sem culpa nesses problemas – a equipe esteve constantemente entre as mais velozes. Schumacher até mesmo terminou com a segunda posição na soma dos tempos dos três dias de atividade.

O alemão muito provavelmente estava mais leve e com pneus em melhores condições que os pilotos das principais esquadras. Ainda assim, é um início de F1 2022 promissor para a Haas.

A dúvida que fica é como será a dinâmica entre Schumacher e Magnussen neste ano. Em 2021, não havia dúvidas de que o alemão era o primeiro piloto da Haas. Mas agora o dinamarquês está de volta. E seu retorno foi um pedido do próprio chefão Gene Haas.

Falando da parte técnica do VF-22, é impossível não notar as semelhanças com o novo carro da Ferrari. Por exemplo, os sidepods são grandes na comparação com o resto do grid (embora o da Haas não tenha o mesmo afundamento na parte de cima).

Além disso, assim como acontece com a equipe de Maranello, o time americano conta com dois chifres posicionados próximo à entrada de ar do santantônio.

Longe das semelhanças com a Ferrari, a Haas também trouxe soluções originais interessantes mostrando que os dois anos desenvolvendo o equipamento podem ter dado resultado. Por exemplo, é a única que apresentou o carro com a barbatana de tubarão não estando completamente colada na carenagem.

Há ainda apêndices aerodinâmicos no espelho retrovisor e na lateral, tudo para direcionar a passagem do ar.

PONTOS FORTES DA FERRARI 2022 NA F1

Quando estava pesquisando os pontos fortes da Haas para escrever este texto, cheguei à conclusão que há bons motivos para a equipe americana ficar otimista com a temporada 2022 da F1, mesmo apesar dos problemas enfrentados com o início da Guerra da Ucrânia.

Em primeiro lugar, o time está desenvolvendo o carro desde 2020. Houve bastante tempo para testar as soluções, mesmo que no ambiente virtual.

E, em segundo lugar, há maior proximidade com a Ferrari, inclusive com um hub de design instalado dentro de Maranello e comandado pelo veterano engenheiro Simone Resta.

PONTOS FRACOS DA HAAS 2022

No ano passado, o então piloto titular Nikita Mazepin havia se oferecido a pagar bônus para mecânicos e engenheiros da Haas que estivessem fazendo um bom trabalho e decidissem permanecer na equipe, mesmo em uma época de poucos resultados.

Isso mostra que não havia muitos incentivos financeiros na esquadra americana e, com a saída de Mazepin e de seu patrocinador, resta ver se a Haas terá os recursos necessários para continuar o desenvolvimento do VF-22, motivas seus integrantes e terminar a temporada em alta.

FOTOS DA HAAS VF-22 2022

Haas, VF-22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Haas VF-22, 2022
A Haas trouxe o novo VF-22 para a temporada 2022 da F1 cheio de barbatanas aerodinâmicas, como a localizada logo abaixo do logo da empresa na tampa do motor e os chifres próximos ao santantônio – foto: hass F1 team/lat/rf1/divulgação
Haas, VF-22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Haas VF-22, 2022
O novo carro da Haas para a temporada 2022 da F1 visto por cima – foto: haas
Haas, VF-22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Haas VF-22, 2022
Detalhe da barbatana de tubaração do novo carro da Haas para a F1, que não é colada à carenagem – foto: haas
Haas, VF-22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Haas VF-22, 2022
A Haas seguiu a Ferrari e optou por sidepods grandes para a temporada 2022 da F1- foto: hass F1 team/lat/rf1/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2022:
Mercedes W13
> Ferrari F1-75
Red Bull RB18
Aston Martin AMR22
McLaren MCL36
AlphaTauri AT03
Alpine A522
Alfa Romeo C42
Williams FW44