Confira neste post as fotos imagens do novo carro da Ferrari para a temporada 2022 da F1, a F1-75, e o que esperar da tradicional escuderia italiana para este ano:

Pilotos da Ferrari na F1 2022:
16 – Charles Leclerc (MON)
55 – Carlos Sainz Jr (ESP)

Quer ver você ter aquela reação de “olha, não é que é verdade?”. Com exceção do lançamento do carro da Ferrari para a F1 2022, pela primeira vez nos últimos três anos, você provavelmente passou a pré-temporada sem ter lido qualquer notícia relevante sobre a equipe italiana.

Situação bem diferente do que vinha acontecendo. Em 2019, o campeonato tinha começado com a expectativa pela estreia de Charles Leclerc em Maranello. No ano seguinte, a notícia foi acordo entre a FIA e a Ferrari sobre o motor fora do regulamento usado ao longo do campeonato anterior. E, em 2021, o destaque foi a saída de Sebastian Vettel pela porta dos fundos para a chegada de Carlos Sainz.

Aliás, para não dizer que a pré-temporada da Ferrari passou em branco, houve a saída da Philip Morris, sua parceira mais longeva, como patrocinadora.

Com a principal notícia sendo a mudança de um patrocinador, a equipe aproveitou os últimos meses de calmaria para se concentrar no desenvolvimento do seu novo carro.

Aliás, melhorar é uma obrigação em Maranello. Afinal, em 2020, a escuderia italiana teve seu pior desempenho na F1 dos últimos 40 anos, ao terminar somente com a sexta posição no Mundial de Construtores.

No ano passado, o time já vinha mostrando sinais dessa evolução. Obteve uma pole (com Leclerc em Mônaco) e outros quatro pódios e teve chances de vitória no Principado (caso o piloto da casa não tivesse batido na classificação) e também em Silverstone, o que lhe garantiu o terceiro posto no campeonato entre as equipes.

Agora a expectativa é continuar evoluindo em 2022. Para isso, conta com uma dupla de titulares, formada por Leclerc e por Carlos Sainz, bastante entrosada. Além de amigos fora da pista, ambos têm rendimento semelhante. Tanto que em quatro das últimas cinco corridas de 2021 eles terminaram em posições consecutivas, isto é, um logo atrás do outro.

E olha que os dois têm estilos de pilotagem bastante diferentes. Leclerc é conhecido por ser arrojado, mesmo que acabe cometendo erros e se envolvendo em mais acidentes do que deveria. Já Sainz tem como trunfo um forte ritmo de prova e facilidade para ultrapassar os adversários. Não é raro vê-lo começar um GP lá atrás e ir escalando posições até receber a bandeirada a poucos segundos do companheiro. Eles se complementam.

Em busca de dar a Charles e a Carlos chances de vencer, a Ferrari apresentou a F1-75, seu novo carro para a temporada 2022 da F1, bastante arrojada e com peças pouco convencionais.

São dois os principais diferenciais em relação ao restante do grid. O primeiro é o bico formado por duas peças acopladas. A primeira, em vermelho, é a estrutura usada para que o equipamento fosse aprovado nos crash tests obrigatórios da FIA. Nessa parte, há até um pequeno furinho (similar ao duto da Red Bull) que serve para a refrigeração dos pilotos.

A segunda parte, preta, colocada logo abaixo, foi construída pensando no desenvolvimento do carro. A ideia da Ferrari foi ser mais conservadora com a parte inferior do bico, já prevendo que ela será alterada ao longo da temporada. Daí vem a vantagem de tê-la dividido em duas. Como a peça superior já foi aprovada, não haverá necessidade de refazer o crash test quando o novo bico for desenvolvido, o que pode acelerar o desenvolvimento da F1-75.

O outro diferencial da Ferrari é o sidepod, de certa forma gigantesco, se levarmos em conta que as equipes estão optando por essa peça mais enxuta (a Mercedes até mesmo apareceu sem sidepod). A parte superior, pouco antes das grelhas de saída de ar, parece até que está afundada. Essa, na verdade, foi uma escolha pensando na aerodinâmica e na passagem do ar para a traseira, da mesma forma como a Red Bull preferiu uma lateral do carro mais esculpida.

A última novidade é a pintura da nova Ferrari para a temporada 2022 da F1 com as asas dianteira e traseira em preto, além de um vermelho mais escuro, inspirado nos modelos dos anos 1990.

PONTOS FORTES DA FERRARI 2022 NA F1

Sem dúvida nenhuma, é a estabilidade. A Ferrari aproveitou que o foco nos últimos 12 meses tem estado na Red Bull e na Mercedes para desenvolver em silêncio a F1-75. Se o carro será um sucesso, precisaremos esperar o início da temporada 2022. Mas a escuderia italiana se destacou na pré-temporada e chegou a ser apontada como candidata a vitória neste ano.

PONTOS FRACOS DA FERRARI 2022

Não é exatamente um ponto fraco, mas a Ferrari parece ainda não estar no mesmo patamar que as duas principais equipes do grid. Não conta com um piloto do nível de Max Verstappen ou de Lewis Hamilton nem com um time técnico comandado por Adrian Newey (um gênio da aerodinâmica) ou criativo o suficiente a ponto de criar soluções como o Das ou um carro sem sidepod.

Além disso, na pré-temporada, chamou a atenção por ser uma das equipes que mais sofreu com os quiques (o chamado porpoising).

FOTOS DA FERRARI F1-75 2022

Ferrari, F1-75, F1, 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Ferrari F1-75
A nova Ferrari F1-75 tem sidepods gigantescos e com a aprte de cima afundada, se comparada ao resto do grid da F1 2022 – foto: ferrari
Ferrari, F1-75, F1, 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Ferrari F1-75
Destaque para o furinho no bico do novo carro da Ferrari para a temporada 2022 da F1 – foto: ferrari
Ferrari, F1-75, F1, 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Ferrari F1-75
Lateral do novo carro da Ferrari para a temporada 2022 da F1 chama a atenção pela parede do sidepod (onde está o símbolo da Shell) praticamente reta – foto: ferrari
Ferrari, F1-75, F1, 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Ferrari F1-75
A Ferrari manteve no seu novo carro para a temporada 2022 da F1 a entrada de ar em forma de triângulo na tampa do motor e agora com “chifres” – foto: ferrari

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2022:
Mercedes W13
> Red Bull RB18
Aston Martin AMR22
McLaren MCL36
AlphaTauri AT03
Alpine A522
Alfa Romeo C42
> Williams FW44
> Haas VF-22