Confira neste post as fotos imagens do novo carro da Alfa Romeo para a temporada 2022 da F1, o C42, e o que esperar da equipe que quase foi comprada pela Andretti para este ano:

Pilotos da Alpine na F1 2022:
24 – Guanyu Zhou (CHN)
77 – Valtteri Bottas (FIN)

Quase que o assunto deste post era o novo carro da Andretti para a temporada 2022 da F1. No fim do ano passado, Michael Andretti ficou muito perto de adquirir a escuderia suíça, mas o negócio foi cancelado de última hora em razão de disputas sobre o comando do time.

Dessa maneira, segue tudo como estava, e a Alfa Romeo se preparara para o início do campeonato de 2022, certo?

Não necessariamente. Há algumas diferenças entre a escuderia que começa 2022 para aquela que terminou 2021. A principal delas, é claro, é a reformulação da dupla de pilotos. Kimi Raikkonen se aposentou, enquanto Antonio Giovinazzi não teve seu contrato renovado após três temporadas.

Para o lugar deles, chegaram Valtteri Bottas, depois de cinco temporadas como escudeiro de Lewis Hamilton na Mercedes e que acredita no potencial da Alfa Romeo devido à boa relação que tem com Fred Vasseur, o chefe da equipe, e o chinês Guanyu Zhou, único a subir do grid do ano passado da F2, principalmente por causa dos patrocínios que está trazendo para a esquadra.

Continuidade é sempre importante para qualquer equipe da F1, por isso mudar os dois pilotos de uma só vez costuma ser uma decisão arriscada. Mas a chegada do novo regulamento técnico pode amenizar esse processo, uma vez que os competidores precisarão começar do zero e pegar a mão do novo carro.

Outra grande mudança é que a equipe está mais distante da Ferrari como parceira técnica. A esquadra continua usando os motores desenvolvidos em Maranello e, é claro, conta com o patrocínio da Alfa Romeo (marca do grupo Stellantis, assim como a Ferrari), mas viu a Haas ganhar espaço como time satélite.

Parte dessa separação foi causada pelos próprios dirigentes. Para renovar o contrato de patrocínio com a Alfa Romeo, a escuderia suíça exigiu autonomia para definir sua dupla de pilotos. Até ano passado, uma das vagas era de indicação da Ferrari. Foi assim que tanto Charles Leclerc quanto Giovinazzi estrearam na F1.

Aliás, falando na dupla de pilotos, pode haver mudanças já na próxima temporada. Não é segredo para ninguém que os dirigentes apostam no francês Theo Pourchaire, de 18 anos de idade e considerado um dos favoritos ao título da F2 neste ano.

Só não será fácil decidir quem vai sair: a experiência de Bottas ou o dinheiro de Zhou.

Enquanto Pourchaire não chega à F1, a Alfa Romeo mostrou um C42, seu novo carro para a temporada 2022 com uma pintura retrô, inspirada no design dos automóveis da montadora nos primeiros anos da categoria.

Na parte técnica, a escuderia, comandada pelo projetista Jan Monchaux, é conhecida por ser uma das mais criativas do grid, embora nem sempre consiga transformar suas ideias inovadoras em performance.

No C42, um dos destaques é a asa dianteira, mais alta na parte do meio e mais próxima do solo nas pontas, o que pode se tornar uma tendência do grid da F1. Essa solução favorece a passagem do ar para a traseira do carro.

Nos sidepods, a esquadra suíça seguiu a tendência de Red Bull e AlphaTauri de ter a lateral do carro bem esculpida.

Já na tampa do motor, o time se livrou das “orelhas” próximas ao santantônio, que serviam para aumentar a refrigeração do carro. Dessa vez, a escolha foi pela tampa do motor mais tradicional, similar à da Ferrari e com uma barbatana de tubarão bem alongada, quase no limite do regulamento.

Resta ver se as ideias inovadoras da esquadra a ajudarão a escalar o pelotão.

PONTOS FORTES DA ALFA ROMEO 2022 NA F1

Dinheiro é o que não falta para a esquadra suíça na temporada 2022 da F1. A chegada dos investidores chineses junto com a renovação de contrato da Alfa Romeo e da Orlen (petroleira polonesa trazida pelo reserva Robert Kubica) e o teto de gastos fizeram com que a equipe tivesse um orçamento um pouco mais folgado.

E ter conseguido atrair Bottas foi um ponto positivo para avançar no grid. O finlandês traz a experiência de quem vai para sua décima temporada na F1, costuma andar na frente e pode trazer boas práticas que aprendeu na época em que estava na Mercedes.

PONTOS FRACOS DA ALFA ROMEO 2022

Em 2021, vimos que a adaptação dos pilotos que trocaram de equipe na F1 foi mais demorada que o esperado. E, para este ano, a Alfa Romeu mudou sua dupla de uma vez só.

Para piorar, enquanto Bottas e Zhou precisavam completar durante a pré-temporada o maior número de voltas possível para acelerar esse processo de adaptação, os dois acabaram prejudicados pelos problemas mecânicos do novo carro da Alfa Romeo para a temporada 2022 da F1 e ainda precisaram revezar o cockpit com Kubica, o reserva do time.

FOTOS DO ALFA ROMEO C42 2022

Alfa Romeo, C42, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, C42, 2022
A asa dianteira é um dos trunfos do C42, novo carro da Alfa Romeo para a F1 2022 – foto: alfa romeo/divulgação
Alfa Romeo, C42, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, C42, 2022
Na lateral do seu novo carro, a Alfa Romeo seguiu a tendência de Red Bull de ter a parte de- foto: alfa romeo/divulgação
Alfa Romeo, C42, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, C42, 2022
O novo Alfa Romeo C42, para a temporada 2022 da F1, visto por cima – foto: alfa romeo/divulgação
Alfa Romeo, C42, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, C42, 2022
A traseira do novo carro da Alfa Romeo, o C42, para a F1 2022 – foto: alfa romeo/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2022:
Mercedes W13
> Ferrari F1-75
> Red Bull RB18
Aston Martin AMR22
McLaren MCL36
AlphaTauri AT03
> Alpine A522
> Williams FW44
> Haas VF-22