Confira neste post as fotos imagens do novo carro da McLaren para a temporada 2022 da F1, o MCL36, e o que esperar da equipe neste ano:

Pilotos da McLaren na F1 2022:
3 – Daniel Ricciardo (AUS)
4 – Lando Norris (ING)

A McLaren realmente evoluiu? De um lado, em 2021, a equipe conquistou sua primeira vitória na F1 desde 2012 (com Daniel Ricciardo no GP da Itália) e, se não fosse o timing da chuva, teria acrescentado outra no GP da Rússia, com Lando Norris, que havia largado na pole.

Do outro lado, o time caiu do terceiro lugar em 2020 para o quarto posto no Mundial de Construtores, tendo sido superado pela Ferrari. No automobilismo, o que importa é o quão rápido você é em comparação aos outros.

De qualquer forma, é inegável que houve uma melhora no desempenho. Norris, com seus quatro pódios, se firmou como um dos grandes da F1. Ricciardo voltou a vencer – o que não acontecia desde seus anos de Red Bull -, e o motor Mercedes entregou tudo o que prometia.

Para recuperar o terceiro posto – e quem sabe começar a pressionar Red Bull e Mercedes -, a McLaren tem como principal trunfo a continuidade do trabalho.

Todos os integrantes permanecem na escuderia: Ricciardo, o CEO Zak Brown, o chefe de equipe Andreas Seidl, o projetista James Key e, é claro, Norris, que renovou seu contrato até 2025 e será o líder nos próximos anos.

Além disso, os problemas financeiros que a McLaren enfrenta parecem estar sendo resolvidos, com a venda da sede de Woking, os aportes feitos pelos fundos da Árabia Saudita e a chegada de novos patrocinadores.

Na parte técnica, se no ano passado o time teve pouco tempo para ajustar o carro para receber o motor Mercedes (uma vez que usava o da Renault até o ano anterior), para 2022, com a implementação do novo regulamento, a McLaren pôde construir o carro já pronto para o propulsor alemão.

Mas aí que vem a parte interessante. As duas equipes que já mostraram seus novos carros para a F1 2022, McLaren e Aston Martin, são clientes da Mercedes, mas apostaram em filosofias completamente diferente na hora de construir o equipamento (veja a comparação mais abaixo).

Enquanto a McLaren manteve no MCL36 a tendência do ano passado de deixar os sidepods o mais curto e fino possível – e favorecer a passagem de ar para o difusor traseiro, onde gera downforce – a Aston Martin mostrou o AMR22 com longos sidepods, mas uma tampa do motor finíssima.

Em comum, às duas alongaram a carenagem da parte traseira até praticamente a saída do escapamento, como forma de aproveitar ao máximo a aerodinâmica nas novas regras da F1.

Outra novidade da McLaren foi vir com a suspensão dianteira pull rod, que há quase uma década não era vista na F1. Esse tipo de suspensão tem a vantagem de abaixar o centro de gravidade do carro, além de trazer benefícios aerodinâmicos, mas não costumava ser usada porque o regulamento anterior favorecia o sistema push rod, ao permitir possibilidades de direcionar o fluxo de ar para a região do cockpit e para a traseira. No eixo traseiro, a McLaren veio com o push rod.

Outra diferença para a Aston Martin é que o novo carro da McLaren tem um bico mais fino, que pode ser uma tendência para este ano.

Agora resta ver se essas novidades conseguirão fazer a escuderia britânica retomar a terceira colocação no Mundial de Construtores.

PONTOS FORTES DA MCLAREN 2022 NA F1

Não há nenhuma dúvida que a estabilidade trazida por Zak Brown tem sido a grande vantagem da McLaren. Na época da Honda e de Fernando Alonso, muitas vezes o time começava perdendo para si próprio, com polêmicas criadas internamente tumultuando o ambiente e comprometendo a evolução do equipamento. Houve até uma envolvendo a distribuição de chocolate para premiar alguns resultados obtidos. Hoje tudo isso ficou para trás, e a McLaren vai para seu quarto ano de estabilidade e evolução.

PONTOS FRACOS DA MCLAREN 2022

Resta ver como Daniel Ricciardo vai se sair na temporada 2022 da F1. O australiano deixou a Red Bull, no fim de 2018, porque a escuderia austríaca tinha começado a priorizar Max Verstappen. Só que na McLaren a situação não é tão diferente. Norris vem conseguindo os melhores resultados (foram quatro pódios no ano passado contra um do australiano) e teve seu contrato renovado até 2025.

O lado bom é que, após um período de adaptação conturbado à nova casa, Ricciardo já estava mostrando evolução no fim da temporada passada, com cinco top-5 (incluindo uma vitória) na segunda metade do campeonato.

FOTOS DA MCLAREN MCL36 2022

McLaren, MCL36, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, McLaren MCL36, 2022
O McLaren MCL36, novo carro da equipe para a temporada 2022 da F1 – foto: mclaren/divulgação
McLaren, MCL36, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, McLaren MCL36, 2022
A suspensão dianteira em formato pull rod é um dos destaques do novo carro da McLaren para a temporada 2022 da F1 – foto: mclaren/divulgação
McLaren, MCL36, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, McLaren MCL36, 2022
O McLaren MCL 36, novo carro da equipe para a temporada 2022 da F1, manteve a tendência do bico mais alto – foto: mclaren/divulgação
McLaren, MCL36, Aston Martin, AMR22, comparação F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1,
Nessa comparação, dá para ver que McLaren e Aston Martin optaram por soluções bem diferentes para a lateral e para o sidepod para a F1 2022 – foto: mclaren/divulgação e aston martin/dviugação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2022:
Mercedes W13
> Ferrari F1-75
> Red Bull RB18
> Aston Martin AMR22
> AlphaTauri AT03
> Alpine A522
> Alfa Romeo C42
> Williams FW44
> Haas VF-22