Confira neste post as fotos e imagens do novo carro da Aston Martin para a temporada 2022 da F1, o AMR22, e o que esperar da equipe neste ano:

Pilotos da Aston Martin na F1 2021:
5 – Sebastian Vettel (ALE)
18 – Lance Stroll (CAN)

Será que a Aston Martin em breve poderá ser campeã do mundo da F1? No que depender de Lawrence Stroll, o dono da equipe, sim. O plano do dirigente é que em cinco anos a escuderia esteja lutando por vitórias e por títulos. Para alcançar esse objetivo, ele está disposto a investir o que for preciso, além de implantar os métodos de gestão que o fizeram muito bem sucedido no mundo dos negócios.

Em 2022, a Aston Martin entra no segundo dos cinco anos do planejamento e já vem mostrando mudanças importantes na sua estrutura.

Sem dúvida nenhuma, a grande novidade é a chegada de Dan Fallows como novo diretor-técnico. O engenheiro estava na Red Bull, onde era um dos projetistas e apontado como um dos sucessores de Adrian Newey.

A Red Bull tentou brecar a saída de Fallows, mas as duas equipes chegaram a um acordo. Agora, ele está liberado para começar a trabalhar na Aston Martin a partir de abril.

Além dele, a escuderia britânica trouxe Andrew Alessi, que era do time de Fallows na Red Bull, Luca Furbatto, antigo projetista da Alfa Romeo, e Michael Krack, ex-chefão da BMW, como novo chefe de equipe, no lugar de Otmar Szafnauer.

Com tantos novos integrantes (e com Fallows para valer só a partir de abril), um tempo de adaptação para todo mundo se entender será necessário. Por isso, a tendência é que o AMR22 da abertura da temporada no Bahrein passe por inúmeras mudanças ao longo da temporada.

Falando no AMR22, a Aston Martin foi a primeira esquadra a mostrar o carro real para a temporada 2022. Entre as novidades para este ano estão a volta das calotas, a asa dianteira mais simplificada e o fim dos bargeboards, como eram chamados todos aqueles apêndices aerodinâmicos entre o eixo dianteiro e o sidepod.

Todas essas mudanças no regulamento são visíveis no AMR22, que também trouxe um bico mais curto, que termina antes do fim da asa dianteira, diferente do que a Red Bull já tinha mostrado. Outra novidade é a altura do sidepod em relação ao assoalho do carro, mais alta, diferente do que era visto nos carros do ano passado.

Por fim, a Aston Martin manteve a saliência na tampa do motor, onde fica o propulsor Mercedes. Esse “inchaço” já estava no carro do ano passado e mostra que a carenagem é muito fina e está rente ao motor, como uma forma de ocupar o menos espaço possível e privilegiar a aerodinâmica.

Enquanto o time técnico vem passando por mudanças, a dupla de pilotos é a mesma de 2021, formada por Sebastian Vettel e por Lance Stroll, filho do dono da escuderia.

No ano passado, o time não foi bem, caindo de quarto para sétimo no Mundial de Construtores, com um único pódio conquistado. Mas em meio a tantas novidades, ter continuidade no cockpit pode ser importante para dar um norte ao trabalho a ser feito.

Por fim, mas não menos importante, a Aston Martin fechou contrato com a Aramco, que se torna uma das principais patrocinadores da escuderia ao lado da Cognizant.

PONTOS FORTES DA ASTON MARTIN 2022 NA F1

A contratação de Fallows e ter atraído a Aramco, conhecida como uma das maiores petroleiras do mundo, como patrocinadora estão mostrando que Lawrence Stroll não está para brincadeira. O dirigente já afirmou que o plano é que a Aston Martin esteja brigando por vitórias e por títulos, e ele já começou a movimentar as peças para tentar alcançar esse objetivo.

Levando em conta que Stroll é um dos homens mais ricos do mundo e sua equipe vem tendo sucesso na hora de atrair patrocínios, dinheiro não será problema.

Outro ponto positivo é contar com o motor da Mercedes, quem tem sido constantemente um dos mais rápidos da F1 nesta era híbrida, além de ser bastante confiável.

PONTOS FRACOS DA ASTON MARTIN 2022

Stroll e Vettel talvez seja a dupla mais inconstante do grid da F1 2022. É verdade que o alemão brilhou no ano passado com o pódio em Baku, além de lutar pela vitória na Hungria (antes de ser desclassificado) e se destacar em Mônaco. Mas, para variar, também se envolveu em inúmeras rodadas e acidentes, como em Silverstone, Áustria e Arábia Saudita. Tanto que pontuou em somente sete das 22 etapas.

Já o canadense foi mais frequente. Fechou no top-10 em nove oportunidades, mas jamais dentro do top-5. Como resultado, terminou atrás de Vettel na tabela de pontos. Ainda não conseguiu mostrar que merece estar na F1 sem ser porque seu pai é dono de equipe.

Se a Aston Martin está mesmo falando sério em lutar por vitórias, seus pilotos precisam ser mais consistentes o quanto antes.

FOTOS DO ASTON MARTIN AMR22 2022

Aston Martin, AMR22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Aston Martin AMR22, 2022
A lateral do novo carro da Aston Martin para a F1 2022 mostra como ficaram os equipamentos sem as bargeboards – foto: aston martin/divulgação
Aston Martin, AMR22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Aston Martin AMR22, 2022
Novo carro da Aston Martin, o AMR22, visto por cima – foto: aston martin/divulgação
Aston Martin, AMR22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Aston Martin AMR22, 2022
A asa dianteira simplificada fica evidente nesta foto do novo carro da Aston Martin – foto: aston martin/divulgação
Aston Martin, AMR22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Aston Martin AMR22, 2022
Detalhe da nova traseira da Aston Martin para a F1 2022 – foto: aston martin/divulgação
Aston Martin, AMR22, F1 2022, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2022, novos carros da F1, Aston Martin AMR22, 2022
A saliência da tampa do motor (pouco antes do número 18) continua no carro da Aston Martin em 2022 – foto: aston martin/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2021:
Mercedes W13
> Ferrari F1-75
> Red Bull RB18
> McLaren MCL36
> AlphaTauri AT03
> Alpine A522
> Alfa Romeo C42
> Williams FW44
> Haas VF-22