Quem comemora o Natal e ainda não comprou os presentes deste ano é bom correr, mas ainda dá tempo. Se precisar de alguma sugestão, que tal um carro de corrida feito de Lego e em tamanho real?

Não estamos falando de um veículo qualquer. Trata-se do Audi R18 e-Tron quattro, com o qual o dinamarquês Tom Kristensen (ao lado de Allan McNish e Loïc Duval) ganhou pela nona vez – um recorde até hoje – as 24 Horas de Le Mans em 2013.

Feito em tamanho real (4,65m x 2m x 1,03m), impressiona pela semelhança com o modelo real e foi construído por uma empresa chamada Brick Works, especializada na montagem de grandes obras usando as pecinhas de Lego, em parceria com a própria fabricante dos brinquedos, para um evento automotivo que aconteceu na Dinamarca no começo do ano.

Para ficar pronto, o Audi R18 de Lego levou 1.445 horas (ou sessenta 24 Horas de Le Mans) de trabalho e precisou de uma equipe de oito pessoas. Foram utilizadas cerca de 500 mil peças de Lego, e o resultado final pesa mais de 800 kg.

Desde então, ele já foi exibido em uma série de eventos, como o salão do automóvel de Oslo, na Noruega.

A Lego, sem dúvida nenhuma, é uma das empresas da Dinamarca mais conhecidas mundialmente, e Kristensen um dos esportistas de maior sucesso do país, por isso a ideia de unir tudo isso na construção do carro da Audi em tamanho real para os eventos deste ano.

A volta da Audi às 24 Horas de Le Mans

O R18 e-tron quattro, aliás, foi o último veículo da Audi a triunfar nas 24 Horas de Le Mans, conquistando o tri de 2012 a 2014. Depois disso, Porsche e Toyota dominaram a tradicional prova francesa.

Só que a marca das quatro argolas retornará às corridas de longa duração a partir de 2023, com a chegada do novo regulamento LMDh, feito em convergência com a Imsa.

Só resta a dúvida se vão permitir a Audi inscrever um modelo feito de Lego nas corridas quando a montadora voltar às pistas.

Confira abaixo mais imagens do Audi R18 e-tron quattro de Lego:

Audi, R18 e-tron quattro, Lego, 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen
A comparação entre o Audi R18 e-tron quatro real e o modelo de Lego – foto: oslo motor show