Hamda Al Qubaisi fez história na segunda etapa da temporada 2021 da F4 Italiana, disputada em Misano, ao se tornar a primeira mulher a subir ao pódio naquela que é considerada a mais competitiva das F4 da Europa.

O resultado aconteceu na primeira bateria, quando a pilota dos Emirados Árabes ultrapassou Sebastián Montoya (filho do ex-F1 Juan Pablo Montoya) e Kiril Smal logo na largada e sustentou a pressão de Jonas Ried durante toda a prova garantir o terceiro lugar.

A impressão, na verdade, é que o pódio de Al Qubaisi era questão de tempo e, de certa maneira, demorou para acontecer.

Aos 18 anos de idade, ela é uma das competidores mais experientes do grid da F4. Estreou no campeonato italiano em 2019, participando de seis etapas naquela temporada, antes de se inscrever de todas as corridas do ano passado, repetindo a dose em 2021.

Também tomou parte de duas temporadas completas da F4 dos Emirados Árabes, seu país natal, onde já acumula seis vitórias e chegou a correr por fora na luta pelo título.

Isso sem falar que Al Qubaisi anda pela Prema, uma das equipes mais fortes da F4 e que ganhou o título italiano de 2020 com Gabriele Mini.

Com sete poles na carreira (todas obtidas no Oriente Médio), a pilota já tinha mostrado que é muito rápida em tomadas de tempo, mas não estava conseguindo acertar a mão na Europa. Com grids com mais de 30 carros na Itália, qualquer pequeno erro na classificação significa largar no meio do pelotão, o que acabava comprometendo as chances de somar pontos com frequência.

Mas em Misano tudo deu certo, e ela pode celebrar o primeiro pódio de uma mulher na F4 e também o primeiro de um representante dos Emirados Árabes.

O sucesso de Hamda Al Qubaisi na F4

Pelo seu sucesso em seu país natal, Al Qubaisi já era considerada a mulher com melhores resultados na história das F4, mas estava faltando mostrar do que era capaz em campeonatos dos grandes centros, o que aconteceu agora na Itália.

Além disso, a pilota é filha de Khaled Al Qubaisi, que durante muitos anos disputou corridas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, mas que nas últimas temporadas estava se afastando das pistas para se dedicar aos negócios e acompanhar a carreira das filhas. Além de Hamda, Amna Al Qubaisi vem tomando parte do esporte a motor, mas com resultados mais discretos que o pai e a irmã.

Khaled Al Qubaisi também é um dos CEOs do fundo de investimentos Mubadala, dos Emirados Árabes, um dos maiores do mundo. Não é por acaso, portanto, que ele conseguiu financiar sua própria carreira nas pistas e, da mesma forma, fechar um acordo com a Prema para que suas filhas corressem pela famosa esquadra.

Assim, será interessante ver até onde Hamda Al Qubaisi poderá chegar, uma vez que conta com parte do orçamento para competir garantido e também com o bom equipamento da Prema.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F4 Italiana em Misano assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Hamda Al Qubaisi, F4, Fórmula 4, 2021, F4 Italiana, Prema, pódio, Misano
Hamda Al Qubaisi também teve bons resultados na F4 dos Emirados Árabes – fotos do post: aci csai/divulgação