Quando há poucos pilotos brasileiros nas categorias de acesso do automobilismo mundial, como é o caso da temporada 2021, é comum olharmos para o kartismo em busca das mais jovens promessas do país.

Por sorte, neste ano os kartistas brasileiros estão em alta. O principal nome tem sido Rafael Câmara, que só em 2021 já foi campeão da WSK Champions Cup e da WSK Super Masters Series e venceu etapas da Champions of the Future e do Europeu de Kart.

No fim de semana, na França, Câmara teve um resultado, digamos, abaixo do esperado. Foi “só” o o segundo colocado da segunda etapa do Europeu de Kart. A vitória ficou com seu companheiro de equipe, o italiano Andrea Kimi Antonelli.

Mas na classificação do campeonato Câmara ainda segue na ponta com 62 pontos, 13 a mais que Arvid Lindblad, que corre com o apoio da Red Bull. Antonelli, com 44, é o terceiro.

Falando dos outros brasileiros, Matheus Morgatto foi o 16º na etapa, e Ricardinho Gracia, o 26º na OK.

Vitória de Matheus Ferreira no Europeu de Kart

Só que, mesmo com Câmara tendo terminado a etapa francesa na segunda colocação, teve Ouviram do Ipiranga por lá. O hino tocou pela vitória de Matheus Ferreira na divisão OKJunior, a segunda mais importante do kartismo mundial.

Se Câmara já é um veterano das competições fora do Brasil, correndo na Europa desde 2017, Ferreira não é um nome tão conhecido.

O problema para o jovem de 14 anos de idade é a falta de resultados. Falta, no caso, literalmente, porque ele ficou longe das pistas internacionais durante boa parte do ano passado, quando já era apontado como um dos pilotos que poderiam estourar na OKJunior.

Enquanto o kartismo mundial retornou às pistas no início de julho de 2020, Ferreira só voltou às competições no fim de setembro, quando conseguiu deixar o Brasil e retornar à Europa no período de fronteiras fechadas. Dessa forma, em vez de estourar em 2020, ele acabou aproveitando os últimos meses do ano para se readaptar ao equipamento e garantir que voltaria forte em 2021.

Até agora vem cumprindo bem essa expectativa. Em um 2021 em que nenhum piloto está dominando a OKJunior, o brasileiro vem mostrando resultados bastante consistentes. Além da vitória nessa etapa do Europeu, já tinha sido o vice do WSK Super Master Series.

Quem está em alta neste momento na OKJunior é o britânico Freddie Slater, atual campeão mundial de kart na divisão. Competindo pela mesma equipe que revelou Lando Norris e Dan Ticktum, ele ganhou a primeira etapa do Europeu, na Bélgica, e ia repetir a dose na França, mas acabou punido em 10s por causar um verdadeiro engavetamento, fazendo com que Ferreira herdasse a vitória.

Na tabela de pontos, Slater detém a liderança, com 50, mas a vantagem para o brasileiro caiu para 13 pontos. A terceira etapa do Europeu de Kart 2021 será disputada em Sarno, na Itália, entre os dias 8 e 11 de julho. 

Ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico, mas com Câmara e Ferreira andando forte e o Mundial marcado para acontecer no Brasil, em Birigui, no interior de São Paulo, já dá para sonhar com dobradinha brasileira na competição – o que coroaria um ano histórico para o país na modalidade.

Novidades no kartismo mundial

Após o triunfo de Ferreira na França, o kartismo mundial voltou a ser notícia durante a semana por duas grandes contratações. A primeira foi o chinês Yanpu Cui, de 13 anos de idade, agora fazendo parte da academia de jovens pilotos da Mercedes.

Cui, que também está na divisão OKJunior, ainda não mostrou resultados que justificassem o acerto. Na França, por exemplo, ele foi o 19º. Seu melhor desempenho até agora foi o vice do Trofeo Andrea Margutti, uma importante competição italiana, no ano passado.

Já Nicolas Todt, considerado o principal empresário do automobilismo mundial e que cuida das carreiras de Charles Leclerc e Caio Collet, entre outros, assinou com o norueguês Martinius Stenshorne, de 15 anos. Apesar de não figurar entre os grandes nomes da divisão OK nesta temporada, ele vem tendo um desempenho bom. Em 2020, foi o campeão da WSK Open Cup e da WSK Winter Cup, na divisão OKJunior, e, já na OK, acaba de ser o sexto na França.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Matheus Ferreira na segunda etapa do Europeu de Kart, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: rf1/divulgação

Ricardinho Gracia foi um dos brasileiros na divisão OK do Europeu de Kart – foto: rios comunicação/divulgação