Kevin Harvick vai tendo uma temporada 2021 da Nascar bem diferente da que viveu no ano passado. Se em 2020 o piloto ganhou nove corridas e era considerado o favorito para ficar com o título (até não passar para a última fase dos playoffs), desta vez o representante da Stewart-Haas ainda está em busca de seu primeiro triunfo no campeonato.

Um dos problemas enfrentados pelo dono do número 4 em 2021 é que a Stewart-Haas não tem conseguido fazer um bom acerto do carro. Mudanças adotadas pela Nascar na maneira como a inspeção nos veículos é feita passaram a fiscalizar pontos onde a equipe costumava levar vantagem, evitando o domínio da esquadra por mais um ano.

Como praticamente não está acontecendo treinos livres (nem classificação) na Nascar 2021, como uma forma de corte de custos para as equipes, a Stewart-Haas não vem tendo tempo de testar novas soluções para tentar se recuperar.

Como resultado, a Stewart-Haas como um todo perdeu rendimento em 2021, e os outros três pilotos do time estão bem atrás na tabela de pontos. Cole Custer é o 25º, Chase Briscoe ocupa o 27º posto, enquanto Aric Almirola, em um ano marcado por muitos acidentes, está em 28º.

Os três foram superados por competidores em equipamento em teoria inferior, como Michael McDowell (da pequena Front Row), Ryan Preece (cuja equipe JTG-D nem charter tem para ele) e Daniel Suárez (da novata Trackhouse).

Já Harvick é o oitavo na tabela, sem nenhuma vitória em segmento nem playoff point acumulado até agora. Situação bem diferentedo ano passado, quando o americano carregou 57 playoff points para a dez últimas corridas do campeonato.

Mas, ao menos no caso de Harvick, os piores dias parecem ter ficado para trás. No começo do ano, um 20º lugar em Las Vegas, um 15º na pista de terra de Bristol e um décimo em Atlanta indicavam que o piloto poderia até mesmo ter dificuldades para chegar aos playoffs.

Só que nas últimas quatro etapas realizadas ele terminou todas entre os seis primeiros, com direito a ter brigado pela vitória com Kyle Busch no Kansas.

Outra dificuldade para Harvick em 2021 é o aumento de etapas no calendário da Nascar em circuitos mistos (além da terra em Bristol), onde ele não costuma andar bem, o que poderia complicar ainda mais sua recuperação na tabela.

Kevin Harvick em mais corridas nas Nascar 2021

Para tentar compensar essa fraqueza e ganhar quilometragem, o piloto da Stewart-Haas acabou com as folgas aos sábados e participou da etapa da Truck Series na terra de Bristol e está escalado para andar pela equipe de B.J. McLeod na Xfinity, neste fim de semana, no Circuito das Américas.

Até o fim do ano, ele deverá voltar à Xfinity também em Road America e em Indianápolis, nos outros circuitos mistos que estreiam no calendário em 2021. Sinal de que o piloto da Stewart-Haas está disposto a não deixar nenhuma oportunidade passar na tentativa de classificar-se aos playoffs e até mesmo para tentar conquistar o título que escapou no ano passado.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Nascar no Circuito das Américas, em Austin, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: zach catanzareti photo/kevin harvick/CC BY 2.0