Por onde andam os pilotos chamados Ayrton-Senna?

A morte de Ayrton Senna completa 27 anos neste 1º de maio de 2021. Apesar de todo esse tempo, o legado do tricampeão da F1 nas pistas continua.

Na esteira do seu sucesso, muitos bebês foram batizados como Ayrton ou como Senna no mundo todo. E alguns deles tentaram seguir o passos do ídolo e fazer carreira no automobilismo mundial. Veja abaixo por onde andam muitos desses Ayrton e Senna:

Bruno Senna

foto de Bruno Senna

Bruno é o único piloto desta lista que de fato é parente de Ayrton Senna. O sobrinho do tricampeão mundial é, em 2021, embaixador da McLaren e tem se dedicado às corridas virtuais. Até o ano passado, ele corria no Mundial de Endurance, defendendo a Rebellion, mas a equipe fechou as portas no fim de 2020.

Em seis temporadas nas provas de longa duração, Senna se firmou como um dos mais rápidos do grid, conquistando dez vitórias, sendo duas delas na classificação geral.

Antes do WEC, passou pela F1, de 2010 a 2012, defendendo HRT, Lotus e Williams.

Sena Sakaguchi

Sena Sakaguchi, TOM'S, Super GT, 2021, Sacha Fenestraz

O piloto japonês de 21 anos de idade tem um 2021 muito importante pela frente. É a chance de ele se firmar na Super Formula e no Super GT, as principais categoria do automobilismo do seu país.

Sakaguchi, que já foi personagem de reportagens desde a época em que estava no kartismo, teve o apoio da Honda em seus primeiros anos nos monopostos, mas não conseguiu avançar dentro do programa da montadora. Assim, passou as últimas temporadas tentando retomar a carreira.

No ano passado, ganhou a F-Regional Japonesa, mas era praticamente um dos únicos pilotos que disputaram todas as etapas.

Aí o timing o ajudou. Como o Japão está com as fronteiras fechadas para a maior parte dos países, as equipes das grandes categorias precisaram buscar opções internas para preencher suas vagas, e Sakaguchi se tornou um forte candidato. Tanto que assumiu o carro da Mugen, na Super Formula, com a aposentadoria de Hiroaki Ishiura, e foi chamado para correr pela TOM’S, no Super GT, enquanto Sacha Fenestraz não consegue voltar ao Japão.

Senna Proctor

Senna Proctor, BTCC, Vauxhall

Aos 22 anos de idade, Senna Proctor é um veterano do BTCC, onde participou das últimas quatro temporadas. Nesse período, conquistou uma vitória, coincidentemente no mesmo dia em que um piloto chamado Ayrton também terminou na frente na mesma pista que ele.

Só que para 2021 ele ficou sem vaga, uma vez que a Hyundai aumentou o investimento que faz na categoria e resolveu trazer pilotos com currículo mais recheado.

Assim como Bruno Senna, Proctor está se dedicando às corridas virtuais neste ano.

Ayrton Simmons

Euroformula Open, Ayrton Simmons, Double R, Hungaroring, 2020

Entre os Ayrton e Senna por aí, Simmons tem sido um dos mais vitoriosos, tendo lutado pelo título na F4 e também na F3 Inglesa. Foi ele que ganhou uma prova no mesmo dia e na mesma pista que Senna Proctor. Aliás, será que houve tema da vitória por lá?

Para este ano, o piloto ainda não anunciou onde vai correr. Isso após um 2020 complicado, onde participou de metade da temporada de Euroformula Open, mas sem subir ao pódio, e teve duas aparições na F3 Inglesa, onde acumulou duas vitórias e outros dois pódios.

Aos 20 anos de idade, ele ainda tem tempo de retomar a carreira e lutar por títulos e vitórias.

Roman Senna de Angelis

Aston Martin, Roman de Angelis, Imsa, 2021, Sebring, Heart of Racing

Este talvez seja o caso mais curioso de toda esta lista. Aos 20 anos de idade, o canadense vem conseguindo bons resultados no esporte a motor: foi o campeão da Porsche Cup de seu país, em 2017, e dois anos mais tarde triunfou na dos EUA.

Desde 2020, ele participa da Imsa, defendendo o Aston Martin da equipe Heart of Racing, na divisão GTD.

Mas ao contrário dos demais Ayrton e Senna pelo mundo, ele deixa o nome do meio “escondido” nas comunicações oficiais. Nem no site , nem nas redes sociais, há qualquer indicação que ele se chama Senna.

Talvez seus pais tenham sido fãs da Lotus de 1985, quando Ayrton Senna foi companheiro de equipe de um piloto chamado Elio de Angelis, justamente os dois sobrenome do canadense.

Porém a coisa não terminou muito bem na F1. Elio de Angelis e Ayrton Senna se envolveram em algumas brigas dentro da escuderia, já que ambos queriam o papel de primeiro piloto. O italiano levou a pior e preferiu se transferir para a Brabham no ano seguinte. Infelizmente, na nova casa, morreu durante um teste em Paul Ricard.

Lucas Ayrton-Mauron

Lucas Ayrton-Mauron, Lamborghini

Piloto suíço de ascendência brasileira, Mauron é da mesma geração que Mick Schumacher. No ano passado, foi um dos destaques do DTM Trophy, campeonato de carros GT4 que faz a preliminar do DTM.

Aos 22 anos de idade, integra o time júnior de Lamborghini, marca que já defendeu em provas de GT3.

Senna van Walstijn

Talvez o problema deste piloto holandês tenha sido o timing. Por ser de uma geração anterior a Max Verstappen, não conseguiu aproveitar o boom do automobilismo na Holanda para fazer sua carreira prosperar.

No início dos anos 2010, conquistou bons resultados no kartismo, mas jamais fez a transição para os monopostos. Nos últimos anos, voltou ao kartismo, retomou a fase vencedora e é o atual campeão do Trofeo Andrea Margutti, um dos mais importantes da Itália.

Confira outros textos sobre Ayrton Senna:
> Origens: Ayrton Senna
> Ayrton Senna poderia ter ido para a Ferrari na F1?
> O dia em que Ayrton Senna deu um soco em outro piloto da F1
> Por que Ayrton Senna teve mais poles que vitórias na F1?
> Ayrton Senna nas cabeças

fotos do post: dima moroz/flickr/CC BY 2.0, joão filipe/adrenalmedia.com/wec/divulgação, toyota gazoo racing/divulgação, cs-wolves/own work/CC BY-SA 4.0, euroformula open/divulgação, aston martin/divulgação, lamborghini/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s