Caio Collet, MP, Red Bull Ring, treinos, pré-temporada, 2021, Alpine

Caio Collet em 1º nos treinos F3 2021. É favorito?

Caio Collet foi o mais rápido na primeira bateria de treinos de pré-temporada da F3 2021. O brasileiro, que defenderá a equipe MP neste ano, marcou 1min18s592 e terminou na frente os dois dias de atividade da categoria no Red Bull Ring. De quebra, bateu o recorde da pista.

Mas quase que Collet não foi para a pista neste começo de ano. Com o campeonato da F3 2021 marcado para começar no início de maio, em Barcelona, havia dúvidas se haveria tempo de os pilotos participarem de alguma atividade de pré-temporada. Duas sessões tinham sido originalmente marcadas para março, mas haviam sido canceladas por causa de fronteiras fechadas e das restrições de viagens. E os testes no Red Bull Ring foram confirmados só de última hora.

Com tudo resolvido, essa foi a primeira chance de ver os competidores e equipes em ação após um mercado de pilotos bastante tumultuado para 2021.

Entre as principais movimentações, Frederik Vesti, que estava prestes a renovar com a Prema, foi chamado para fazer parte da academia de pilotos da Mercedes e, como resultado, foi colocado na ART em 2021. Como a Prema tem uma parceria com a Academia da Ferrari, a montadora alemã preferiu que seu pupilo corresse em outro lugar. E Gianluca Petecof, atual campeão da F-Regional, subiu direto para F2.

Já a Alpine surpreendeu e colocou sua dupla, formada por Collet e pelo francês Victor Martins, na holandesa MP, que foi somente a sexta colocada no campeonato de equipes em 2020.

Situação bem diferente da que aconteceu nos últimos anos, quando os outros competidores da Alpine/Renault tiveram à disposição equipamentos de Prema, ART e Hitech, as melhores escuderias do torneio. Tanto que o australiano Oscar Piastri correu pela Prema, em 2020, e foi o campeão.

Mas se havia alguma desconfiança sobre o ritmo da MP, Collet e Martins mostraram no Red Bull Ring que a esquadra tem tudo para ser competitiva. Os dois fecharam entre os dez primeiros em quase todas as sessões de pista, sendo que o francês só não esteve ainda mais bem classificado na tabela porque muitas de suas voltas foram canceladas por não respeitar os limites da pista (algo mais do que comum no Red Bull Ring).

Outro aspecto que pode ajudar a MP neste ano é não haver choques de data entre a F2 e a F3. A escuderia holandesa tem reforçado bastante seu time de engenheiros, com a chegada de Paolo Angilella e Daniele Rossi (que conquistaram títulos na GP2 e na F3 com a Prema), e agora eles estarão à disposição também dos pilotos na F3.

Assim, a expectativa é que Collet possa, assim como aconteceu com Felipe Drugovich na F2 em 2020, contar com os engenheiros da MP para lutar pelas primeiras colocações. O que pode facilitar para ele é que o grid da F3 em 2021 não é tão forte quanto os dos últimos anos. Afinal, nomes como Piastri e o francês Theo Pourchaire já subiram para a F2.

Quem andou na frente nos treinos da F3 2021 no Red Bull Ring

Logo atrás de Collet veio uma sequência de três pilotos do Red Bull Junior Team. O segundo posto ficou o norueguês Dennis Hauger. Defendendo a Prema neste ano, ele é considerado um dos principais favoritos ao título, mas chega pressionado ao ter pontuado em somente uma etapa no ano passado. Com tantos pilotos apoiados pela fabricante de energéticos andando bem na F2, ele precisa lutar pelo título se quiser dar prosseguimento à carreira.

Jak Crawford, que ainda nem completou 16 anos de idade, colocou o carro da Hitech na terceira colocação. Por ser disparado o mais jovem do grid e pelos bons resultados que vem obtendo (foi o vice na F4 Alemã no ano passado), parece ser questão de tempo para que o americano receba uma chance na F1.

Para terminar a trinca rubro-taurina, Johnny Edgar foi o quarto. Ele é o atual campeã da F4 Alemã, mas vai competir pela Carlin, escuderia tradicional, mas que não tem obtido bons resultados na F3.

Calan Williams foi uma das surpresas no Red Bull Ring ao botar o equipamento da Jenzer em quinto, enquanto Matteo Nannini, que vai correr tanto na F2 quanto na F3 em 2021, foi o sexto. Resta ver se a quilometragem extra ajudará o jovem piloto italiano ou se o cansaço e a troca constante entre equipamentos vão cobrar seu preço nos próximos meses.

Vesti, o outro favorito ao título, fechou em sétimo, seguido por Clément Novalak, que defenderá a Trident. A esquadra italiana tem obtido bons resultados na F3, então não será uma surpresa se Novalak correr por fora na luta pela taça. Na sequência, os russos Mikhael Belov e Alexsandr Smolyar fecharam o grupo dos dez primeiros.

Treinos de pré-temporada precisam ser visto com cautela, porque muitas vezes as equipes estão escondendo o jogo. Ainda assim, alguns pilotos andaram muito mal. Ayumu Isawa, considerado o novo Yuki Tsunoda, foi somente o 22º, enquanto Lorenzo Colombo, que ganhou as últimas etapa da F-Renault Eurocup, completou apenas o 28º. E o que falar de Arhtur Leclerc, da Prema, quase 1s atrás de Collet?

A F3 agora volta às pistas nos dias 21 e 22 de abril, em Barcelona, para a segunda bateria de pré-temporada. E fica a expectativa para ver se a MP vai continuar na frente e se Isawa, Colombo e Leclerc vão conseguir se recuperar.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F3 no Red Bull Ring, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

E abaixo você confere a soma dos tempos dos treinos da F3 2021 na Áustria (clique na imagem para ampliar, se necessário):

Caio Collet, F3, Fórmula 3, 2021, Red Bull Ring, treinos coletivos, pré-temporada, resultados

foto do topo: dutch photo agency/fgcom/divulgação

2 comentários sobre “Caio Collet em 1º nos treinos F3 2021. É favorito?

  1. Acho difícil a Prema ser supaeradas no decorrer do campeonato, até porque o Hauger é muito bom. Creio que a MP vai ficar ali no segundo escalão com a Art e Hitech, mas isso já é muito bom. Claro que podem surpreender mas não sou tão otimista. O Martins tem o mesmo ritmo do Collet, se o brasileiro conseguir vencer o francês já será ótimo. O Martins não participou da última sessão onde marcaram os tempos mais baixos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s