Red Bull, DTM, 2021, Ferrari, Liam Lawson, GT3

E tinha gente dizendo que o DTM ia acabar em 2021…

Há cerca de um ano a Audi anunciou que estava deixando o DTM e levantou a seguinte dúvida: será que o campeonato teria condições de sobreviver e realizar uma temporada em 2021?

Pouco menos de 11 meses depois, a resposta está mais do que clara: não só o DTM se salvou, mas mostrou que está mais forte do que nunca, com o retorno da Mercedes e a chegada de um monte de equipes de peso.

E a Audi, a propósito, continua no campeonato.

Mas como a categoria conseguiu evitar uma morte quase certa para manter a posição de um dos campeonatos mais fortes do esporte a motor na Europa?

A resposta foi a adoção dos carros GT3, modelos que são pilotados em todos os continentes e produzidos a centenas todos os anos.

O ex-F1 Gerhard Berger, atual homem-forte do DTM, sempre se colocou contrário a adotar os GT3 em seu campeonato. Para ele, a categoria alemã deveria ter um nível mais premium, com carros mais rápidos. Além disso, o austríaco sempre foi um forte crítico à equalização dos equipamentos via Balance of Performance.

Para fugir do GT3 e ao mesmo tempo salvar o DTM, Berger estudou alternativas como os GTE (do WEC) e os protótipos LMDh, com estreia prevista para 2023 na Imsa. Considerou até atualizar os modelos GT3 para o que ele chamou de GT Pro. Mas o dirigente acabou percebendo que a melhor chance de manter o campeonato vivo era aceitar os GT3 nas regras que já existem hoje. A diferença é que no DTM os pilotos vão correr sozinhos em seus carros. Na grande maioria dos campeonatos GT, são duplas e/ou trios competindo.

Como resultado, faltam mais de três meses para o início da temporada 2021 do DTM começar, e o grid não para de crescer.

Pilotos e equipes no DTM 2021

Um dos últimos pilotos a serem anunciados até agora é Lucas Auer, sobrinho de Berger, que assinou contrato com a Mercedes. A marca, aliás, já tinha deixado a categoria em 2018 e agora voltou prometendo apoiar suas equipes-clientes. Os times terão benefícios na hora de adquirir peças de reposição, poderão contar com pilotos de fábrica, e a Mercedes já se comprometeu até mesmo a pagar parte do orçamento necessário. E quem também correrá pela fabricante será o ex-F1 Christian Klien, com passagem por Red Bull e Jaguar.

Já a Audi, que foi o estopim para a mudança para o GT3, também permanece no DTM. A montadora não anunciou de que forma apoiará suas clientes, mas alguns pilotos contratados da marca já foram confirmados no grid, como o suíço Nico Müller, o alemão Mike Rockenfeller e o sul-africano Kelvin van der Linde.

A maior novidade até agora é a chegada da Red Bull. A fabricante de energéticos patrocinará duas Ferrari e terá como titulares Alex Albon (defenestrado da equipe da F1) e Liam Lawson (que também correrá na F2). Albon está confirmado para metade das etapas, enquanto o neozelandês Nick Cassidy, que disputa também a Formula E, estará nas demais.

Outras equipes de destaque já confirmadas são a de Jenson Button, que poderá ter até mesmo o ex-F1 ao volante em algumas etapas, e a Rowe, ganhadora das 24 Horas de Nurburgring e de Spa-Francorchamps no ano passado. A Walkenhorst, escuderia da BMW que contou com Augusto Farfus no IGTC em 2020, também já anunciou que se juntará ao campeonato.

Com nem metade do grid confirmado até agora, a tendência é que mais pilotos de peso se juntem ao campeonato até o fim de junho, quando a etapa de Monza, a abertura da temporada 2021, será disputada. E você pode clicar aqui para ver como o grid do renovado DTM 2021 está sendo formado.

foto do topo: red bull media house

Audi, DTM, GT3, Kelvin van der Linde
E a Audi, que foi o estopim da crise do DTM, resolveu ficar para 2021 – foto: ferdi kräling motorsport/bild/audi/divulgação

Um comentário sobre “E tinha gente dizendo que o DTM ia acabar em 2021…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s