Rafael Câmara, WSK Super Masters Series, kartismo, kart, Republic, 2021, vitória

O começo avassalador de Rafael Câmara no kart em 2021

Rafael Câmara segue imbatível neste começo de temporada 2021 do kartismo internacional. No fim de semana, o piloto de 15 anos de idade dominou a etapa de abertura do WSK Super Master Series, em Adria, na Itália, recebendo a bandeirada com 1s4 de vantagem para o italiano Ludovico Edoardo, o segundo colocado.

Esse foi o segundo triunfo seguido do jovem piloto pernambucano. No penúltimo fim de semana de fevereiro, ele já havia vencido, também em Adria, a WSK Champions Cup, conhecida por ser o primeiro torneio do ano, quando pilotos e equipes começam a se mostrar.

Diferentemente da Champions Cup, a Super Master Series é um campeonato disputado ao longo de quatro fins de semana, onde a regularidade de um competidor acaba sendo mais importante. Dessa maneira, Câmara já começou muito bem com uma vitória.

Mantendo as devidas proporções e momentos da carreira, é possível traçar um paralelo entre o brasileiro e Nico Rosberg.

Neste ano, Câmara compete pela Kart Republic, fabricante que tem dominado o kartismo internacional. A marca levou um de seus pilotos a ser campeão mundial de kart em 2019 e também ao título europeu no ano passado. Só o Mundial de 2020, disputado debaixo de muita chuva em Portugal, é que escapou.

Nessa analogia, a Kart Republic é como se fosse a Mercedes da F1. Quem corre por essa fabricante tem obrigação de lutar pelos principais títulos.

Mas por que a comparação com Nico Rosberg, não com Lewis Hamilton? É que o outro piloto da Kart Republic neste ano é o italiano Andrea Kimi Antonelli, considerado o principal nome da Academia da Mercedes. A questão não é se Antonelli chegará à F1. Mas quando.

Vencer o companheiro italiano em 2021 será uma tarefa complicadíssima para Câmara, da mesma forma como Rosberg sofreu tudo o que podia para conseguir superar Hamilton.

Por outro lado, todas as atenções estarão voltadas ao brasileiro. Mesmo que Antonelli termine a temporada na frente, ter um bom desempenho em 2021 pode abrir portas para Câmara nas melhores equipes das categorias de base quando ele fizer a transição para a F4, possivelmente já no fim deste ano.

Aliás, há uma última coincidência. A equipe de Rosberg no kartismo também compete com o equipamento da Kart Republic.

Brasileiros no WSK Super Master Series 2021

Câmara comandou uma legião de representantes brasileiros que conquistaram bons resultados na primeira etapa do WSK Super Master Series. Na divisão OK, todos os pilotos do país chegaram à final. Além da primeira colocação do competidor da Kart Republic, Matheus Morgatto foi o 16º, Emerson Fittipaldi Jr fechou em 21º e Ricardinho Gracia foi o 22º.

Na OKJunior, Matheus Ferreira, que também conta com equipamento da Kart Republic, foi o terceiro, enquanto Miguel Costa encerrou em 24º. Só Heitor Dall’Agnol que ficou fora da final.

A próxima etapa do WSK Super Master Series será disputada no dia 14 de março, no kartódromo de La Conca, também na Itália.

E você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da primeira rodada do WSK Super Master Series, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Em tempo: a família Câmara vem tendo bons motivos para celebrar. Além da vitória de Rafael, teve o quarto lugar de Sergio Sette Câmara na etapa de abertura da Formula E, em Ad Diriyah, mesmo correndo com o equipamento do ano passado. Mas é brincadeira. Apesar de dividirem o mesmo sobrenome, eles não são parentes.

foto do topo: manuela nicoletti/ferrari promo/divulgação

Matheus Ferreria também andou bem no WSK Super Master Series e terminou no pódio na divisão OKJunior – foto: kart republic/rf1/divulgação

Um comentário sobre “O começo avassalador de Rafael Câmara no kart em 2021

  1. Realmente impressionante esse começo do Rafael Camara, se continuar assim teremos um campeão mundial de kart esse ano. Sabe o que aconteceu com o Kimi Antonelli nessa etapa do Master Series? Ele sequer participou da final.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s