FIA, Maya Weug, Fórmula 4, F4, Academia da Ferrari, Girls on Track

Maya Weug: vencedora da vaga na Academia da Ferrari na F4

Foi uma pena as brasileiras Julia Ayoub e Antonella Bassani terem batido na trave na seletiva Girls on Track, da FIA, que valeu uma vaga na Academia da Ferrari e uma temporada completa na F4 em 2021. As duas estavam entre as quatro finalistas da seleção, e o prêmio acabou com a holandesa Maya Weug.

A primeira vez em que ouvi falar de Ayoub foi no fim de 2018, quando ela tinha apenas 13 anos de idade. Na época, ela tinha participado de uma seleção feita pela fabricante de relógios Richard Mille – muito ligada ao automobilismo – que valia uma vaga na equipe de fábrica da Birel ART para uma pilota disputar o Europeu e o Mundial de Kart no ano seguinte.

Na verdade, a bolsa da Richard Mille era para duas vagas. Uma para correr na divisão OKJunior, para a qual a brasileira acabou sendo selecionada, e a outra, para um kart da divisão OK. E a escolhida para essa segunda bolsa tinha sido justamente Weug.

Quando a FIA iniciou o processo para selecionar as pilotas do Girls on Track, no início de 2020, Ayoub e Weug já eram consideradas algumas das principais favoritas. Afinal, menos de dois anos antes, elas já tinham competido contra as pilotas com a mesma idade que elas e sido as vencedoras.

Claro que muita coisa pode mudar em um ano e meio. Para além das circunstâncias globais atuais, esse período marcou a chegada de Juju Noda, conhecida por quebrar recordes no Japão desde criança, ao continente europeu e a ida da francesa Doriane Pin do kartismo para os carros de turismo, onde ela pôde acumular maior experiência em equipamentos mais rápidos antes do Girls on Track.

Talvez nesse sentido a grande surpresa da seletiva da FIA e da Academia da Ferrari tenha sido Bassani alcançar a final, uma vez que a brasileira não era tão conhecida internacionalmente, apesar de seus bons resultados no kartismo no país. Como ela era a mais jovem do quarteto finalista, vale ficar de olho nela para a bolsa de 2022.

Quem é Maya Weug

Voltando a Weug, ter vencido a seletiva da Richard Mille serviu para que ela ganhasse experiência nos principais campeonatos do kartismo mundial. Mas 2019 tinha sido um ano complicado para ela. De maio a setembro daquele ano, período em que o Europeu e o Mundial são realizados, ela não chegou a nenhuma final.

Mas em 2020, novamente na divisão OK do kartismo, ela mostrou muita evolução: passou a disputar a final constantemente e teve como melhor resultado o nono lugar na etapa do Europeu, em Zuera, na Espanha. Como ela também tomava parte dos campeonatos espanhóis de kart, dava para dizer que de certa forma estava “correndo em casa” nesse dia.

Já no Mundial ela se envolveu em seu momento mais complicado na temporada passada em um acidente com Andrea Kimi Antonelli, integrante do programa de jovens pilotos da Mercedes, que quebrou a perna na batida.

Enquanto acidentes assim costumam acontecer no kartismo, Weug conseguiu deixar o momento complicado para trás e se concentrar no Girls on Track para garantir a vaga na Academia da Ferrari. Agora fica a expectativa de acompanharmos os resultados dela nos monopostos e, quem sabe, um dia vermos sua chegada ao grid da F1.

foto do topo: fia

A brasileira Antonella Bassani foi a surpresa entre as finalistas de 2021 e pode ser considerada uma das favoritas para o ano que vem – foto: fia/eversports/divulgação

Um comentário sobre “Maya Weug: vencedora da vaga na Academia da Ferrari na F4

  1. Olá amigos, gostaria de saber se o site tem informações dos pilotos brasileiros referente a FIA F3 2021 pois parece que até agora não tem;
    O Igor Fraga esta fora da Hitech;
    O Enzo Fittipaldi ainda não acertou com a HWA;
    O Caio Colet que foi cotado para Prema ou ART também não fechou ainda;
    O Gianluca Petecof ainda esta em busca de patrocínios;
    se tiverem mais informações manda ai ok, o mais o site esta recheado de ótimas informações do automobilismo ;
    valeu, muito obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s