Frederik Vesti, F3, Fórmula 3, Mercedes Junior Team, Academia da Mercedes

O mais novo integrante do Mercedes Junior Team rumo à F1

Conhecida por ser a equipe de F1 mais discreta em seu programa de jovens pilotos, a Mercedes anunciou nesta terça-feira, dia 19, a chegada de mais um representante à sua academia: o dinamarquês Frederik Vesti, de 19 anos de idade.

Como parte do acordo com a montadora, Vesti continuará na F3 em 2021, mas defenderá a ART após dois anos correndo pela Prema.

Vesti tem um perfil um pouco diferente dos últimos pilotos que integraram a academia da Mercedes. Por exemplo, George Russell e Esteban Ocon, que assinaram com a montadora quando também corriam na F3 (ou GP3, como a categoria era chamada na época), já eram considerados estrelas do esporte a motor desde o kartismo.

Ambos tiveram altos e baixos em seus primeiros anos nos monopostos, mas já haviam mostrado que faziam parte do grupo dos pilotos mais promissores de sua geração. E olha que a concorrência era pesada, pois incluía um tal de Max Verstappen.

Dos atuais integrantes da academia da Mercades, Paul Aron saiu do kartismo muito badalado, enquanto Andrea Kimi Antonelli é apontado como o maior prodígio atual dos karts.

A carreira de Frederik Vesti antes da Mercedes

Já Vesti demorou para se firmar. Seu principal feito até agora foi ter ganhado três corridas principais e sido o maior pontuador aos sábados da F3 em 2020. Só que a inconsistência nos resultados ao longo da temporada somada a três abandonos o impediu de lutar pelo título, relegando-o à quarta colocação na tabela. O caneco ficou com o australiano Oscar Piastri, companheiro de equipe de Vesti e também novato na F3.

O que também beneficiou para esse bom desempenho do dinamarquês no ano passado foi ter defendido a Prema, melhor escuderia do certame, que levantou a taça nos dois anos de F3.

Também há quem destaque as 13 vitórias em 24 corridas conquistadas no título da F-Regional Europeia em 2019. Mas aquele era um grid esvaziado e enfraquecido. Os únicos outros pilotos com destaque foram os brasileiros Enzo Fittipaldi, parceiro do dinamarquês na Prema, e Igor Fraga, que só teve contato com o equipamento nas vésperas da estreia no certame. Ou seja, com poucos pilotos lutando por vitórias, a tendência era de número inflados para quem terminasse na frente.

Já na F4 o novo contratado da Mercedes acumulou algumas derrotas doloridas. Em seu primeiro ano na modalidade, correndo na Alemanha em 2017, foi companheiro de Felipe Drugovich na escuderia holandesa Van Amersfoort. Enquanto o brasileiro, mais experiente, brigou pelo título, Vesti foi o sétimo na tabela. Também terminou atrás de Marcus Armstrong, na batalha entre os novatos.

No ano seguinte, renovou contrato com a Van Amersfoort e era favorito à taça, mas terminou o campeonato na quarta colocação. Perdeu não só para o germânico Lirim Zendeli mas também para Liam Lawson, fenômeno vindo da Nova Zelândia e que fazia sua primeira temporada na Europa justamente como companheiro de Vesti na esquadra holandesa.

Como Armstrong e Lawson, integrantes da Academia da Ferrari e do Red Bull Junior Team, respectivamente, não estão entre os mais cotados para chegar à F1, difícil entender o que a Mercedes viu em Vesti. Ainda mais pela capacidade da marca germânica de levar seus pupilos ao grid da principal categoria do automobilismo mundial.

Mas se a Mercedes confia no trabalho do dinamarquês, melhor não subestimá-lo e ficar de olho em seu desempenho na temporada 2021 da F3.

Você pode clicar aqui para conhecer os demais integrantes da academia da Mercedes. E clicar aqui para ver como o grid da F3 2021 está sendo formado.

foto do topo: prema/divulgação

Mercedes, F1, Fórmula 1, George Russell, GP de Sakhir
Todos querem seguir o caminho de George Russell e correr pela Mercedes na F1 (mesmo que seja por apenas uma corrida) – foto: daimler/divulgação

Um comentário sobre “O mais novo integrante do Mercedes Junior Team rumo à F1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s