F4, Fórmula 4, Kiril Smal

O forte grid da F4 dos Emirados Árabes em 2021

A F4 dos Emirados Árabes se tornou a primeira categoria a estrear em 2021 em meio a todas as incertezas em relação ao contexto global. São cinco fins de semana consecutivos de provas, em Dubai e em Abu Dhabi, num formato que já tinha sido consagrado pela Toyota Racing Series.

Com a ausência da concorrente (impedida de receber estrangeiros) e um formato interessante, a F4 viu o grid crescer em relação aos últimos anos. Na primeira etapa, que foi realizada nesta semana em Dubai, foram 14 os pilotos na pista. No ano passado, o grid chegou no máximo a 12 participantes, enquanto em 2019 em alguma etapas apenas dez carros tomaram parte.

Mas, mais importante que o aumento no número de competidores, é a qualidade deles. Pela primeira vez nas últimas três temporadas a categoria conseguiu atrair alguns dos principais nomes que estão fazendo a transição do kartismo para os monopostos.

Da última vez que a F4 dos Emirados Árabes teve um grid tão forte tinha sido em 2018, quando o brasileiro Caio Collet esteve de algumas etapas, tendo, inclusive, conquistado uma vitória. Naquele ano, ele enfrentou a concorrência de Charles Weerts, mais novo piloto de fábrica da Audi, e de David Schumacher (filho de Ralf Schumacher), além de Amaury Cordeel, William Alatalo e Petr Ptacek, contra quem o brasileiro viria a correr anos mais tarde na F-Renault Eurocup.

Os pilotos da F4 dos Emirados Árabes 2021

Falando do grid de 2021, o maior destaque é o russo Nikita Bedrin, que terminou na quarta colocação o Europeu de kart do ano passado. Outro que também merece destaque é o espanhol Pepe Martí, mais uma das revelações do seu país e que chega à F4 credenciado com um sétimo posto no Mundial de Kart de 2020.

Martí, aliás, se envolveu em um forte acidente na primeira corrida em Dubai. Ele perdeu o controle enquanto estava na liderança, e seu carro partiu-se ao meio com o impacto. Como resultado, ele perdeu a segunda bateria do fim de semana, o que pode complicar suas chances de título.

Outro para ficarmos de olho é no holandês Dilano van’t Hoff, que marcou as poles-position em Dubai e já conquistou duas vitórias. No kartismo, ele foi dono de bons resultados, mas não brilhou nos principais certames, apesar de chegar com facilidade às finais.

O problema para Hoff é a quantidade de holandeses nas categorias de base, reflexo do sucesso de Max Verstappen na F1. Entre os muitos representantes do país estão Kas Havenkort, atual campeão da F4 Espanhola, e Thomas Ten Brike, campeão mundial de kart em 2019. Ambos devem correr de F-Regional Alpine neste ano.

E para quem gosta de sobrenomes famosos, o grid da F4 dos Emirados Árabes conta com Enzo Trulli, filho do ex-F1 Jarno Trulli. Assim como Hoff, ele teve uma passagem muito boa pelo kartismo, mas sem títulos de grande expressão. Junto com Matteo Nannini, Brando Badoer e Lorenzo Patrese, Enzo é a esperança de levar a nova geração de pilotos italiano à F1.

O começo de Trulli nos monopostos foi muito bom, com direito a uma pole e uma vitória na rodada de Dubai.

Agora que você conhece os principais destaques, pode clicar aqui para ver o grid completo da F4 dos Emirados Árabes.

E pode clicar aqui para conferir os resultados completos da rodada de abertura, em Dubai, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: aci csai/divulgação

Um comentário sobre “O forte grid da F4 dos Emirados Árabes em 2021

  1. as corridas foram muito boas e graças ao You Tube podemos acompanhar;
    infelizmente devido a (pandemia e patrocínios) não temos pilotos Brasileiros inscritos nas categorias deste começo de temporada;
    F4 UAE, F3 ASIA e a TRS (que vetou a entrada de estrangeiros devido a pandemia)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s