Parece que foi ontem que a temporada 2020 da F1 terminou em Abu Dhabi, depois de 17 corridas realizadas em 23 fins de semana e um ano cheio de surpresas. Mas agora está na hora de deixar 2020 para trás e ver o que acontece no automobilismo em janeiro.

Nas últimas temporadas, o primeiro do mês do ano ficou marcado pela disputa de uma série de campeonatos de inverno na Ásia e na Oceania, além de etapas da Formula E e das 24 Horas de Daytona, a cereja do bolo do calendário.

Mas para 2021 são muitas as mudanças.

Em primeiro lugar, o tradicional Roar Before The 24, o treino coletivo obrigatório para todos os participantes das 24 Horas de Daytona mudou de data. Antes ele era realizado no primeiro fim de semana de janeiro, muitas vezes poucas horas após a queima de fogos da virada do ano. Agora, ele foi transferido para uma semana antes das 24h em si.

Como a temporada da Imsa terminou mais tarde em 2020 por causa das alterações necessárias no calendário, essa foi a solução encontrada para que pilotos e equipes tivessem mais tempo de preparação para o novo campeonato.

Assim, o primeiro fim de semana de janeiro de 2021 não teve carros na pista. Já o segundo contará com dois eventos que foram adiados de 2020: as 12 Horas do Golfo (que neste ano serão realizadas no Bahrein, não em Abu Dhabi) e a corrida da Super TC 2000, em Río Cuatro.

Há também uma categoria chamada Junior Racing Series, que pretendia servir como campeonato de inverno em plena Europa, com duas etapas em Portugal, para equipes da F4 e da F-Regional. Mas, faltando poucos dias para o evento, a última notícia sobre o torneio foi divulgada em novembro, e não há certeza de que ele vá acontecer.

Categorias de base em janeiro

Outro certame para jovens pilotos que teve a programação alterada em 2021 será a Toyota Racing Series, da Nova Zelândia, com corridas somente em três fins de semana, em vez dos tradicionais cinco. Ela começa nos dias 23 e 24 de janeiro e reunirá uma série de personalidades do país da Oceania.

Já a F4 dos Emirados Árabes, escolhida por pilotos que estão saindo do kartismo, e a F3 Asiática, por aqueles que buscam pontos na superlicença, tomaram a “vaga” da Toyota Racing Series, digamos, assim. Esses dois torneios de fato terão corridas em cinco fins de semana consecutivos. Outra diferença entre eles é que a F4 começa nos dias 16 e 17, enquanto a F3 vai à pista na semana seguinte.

Por fim, houve o cancelamento da Formula E no Chile, uma vez que o país da América do Sul proibiu a chegada de viajantes oriundos do Reino Unido por causa da situação em que o mundo está. Dessa maneira, o início da temporada dos carros elétricos, onde Sergio Sette Câmara vai competir, ficou para o fim de fevereiro, na Arábia Saudita.

E você já sabe, mas não custa lembrar. Toda quinta-feira publico aqui no World of Motorsport a Agenda da velocidade com os horários, resultados e onde assistir às corridas de cada fim de semana do ano. Depois é só voltar aqui para ver quem ganhou e como ficaram os campeonatos.

Abaixo você pode ver as principais categorias que correm neste mês, incluindo campeonatos menos famosos (clique na imagem abaixo para aumentar, se necessário):

foto do topo: brian cleary/fgcom/divulgação

calendário, automobilismo, janeiro, Super TC2000, 24 Horas de Dubai, 24 Hoars de Daytona, Imsa, Toyota Racing Series, F4 dos Emirados Árabes, F3 Asiática