Sergio Sette Câmara foi um dos grandes destaques da etapa de Sugo da Super Formula, ao conquistar a pole-position logo em sua estreia na categoria. Mas tão surpreendente quanto o primeiro lugar no grid foi ele ter ficado de fora da corrida seguinte, neste fim de semana, em Autopolis.

Afinal, por que Sergio Sette Câmara não correu na quarta rodada da Super Formula?

Alguém pode dizer que o motivo foi a F1. Sette Câmara é reserva da Red Bull e da AlphaTauri na principal categoria do automobilismo mundial e é ele quem assumiria uma vaga caso Max Verstappen, Alex Albon, Pierre Gasly ou Daniil Kvyat não puderem correr – situação que pode acontecer em meio à pandemia do novo coronavírus.

Mas Sette Câmara nem esteve na Turquia. Quem ocupou a vaga de reserva da Red Bull por lá foi Juri Vips, do Junior Team, chamado às pressas para a função.

Para se ter ideia, Vips já estava há dias cumprindo a quarentena obrigatória para poder entrar no Japão e disputar a Super Formula, categoria na qual ele havia sidoescalado para competir neste ano, quando recebeu um telefonema pedindo para que ele voltasse urgentemente para a Europa.

Assim, se Sergio Sette Câmara não estava na Super Formula nem exercendo a função de reserva na F1, onde o brasileiro poderia ter ido?

Quem deu a resposta foi o jornalista Sam Smith, que trabalha para o site britânico The Race e é especializado em Formula E. Ele publicou que o brasileiro está se preparando para participar dos treinos da categoria elétrica nesta semana, pela equipe Dragon, por isso deixou o Japão às pressas.

Sergio Sette Câmara na Formula E 2021?

Sette Câmara já havia tomado parte das provas que encerraram a última temporada da Formula E, em Berlim, e impressionou ao conseguir bons resultados em classificação, apesar de não ter pontuado nenhuma vez, em que pese a Dragon ser um dos menores times do certame.

O brasileiro, aliás, não foi o único que “sumiu” no fim de semana. Sam Bird tinha sido chamado para defender a Ferrari na etapa decisiva do GT World Challenge, em Paul Ricard, mas de última hora mudou de ideia e decidiu focar na Formula E. Bom, para a Ferrari não houve prejuízo porque o time ficou com a vitória do mesmo jeito na França.

Já Nick Cassidy, que entrará na vaga que era de Bird na Virgin em 2021, é outro que anunciou que vai ficar de fora das últimas corridas da Super Formula deste ano – apesar de ter corrido em Autopolis – por causa da Formula E.

Aí a pergunta que fica é: Sette Câmara será titular da Dragon na próxima temporada? Segundo o site The Race, as negociações continuam, mas a escuderia americana ainda deve demorar para anunciar sua dupla. Só que para o brasileiro ter abandonado a Super Formula, onde estava se destacando, sem mais nem menos, é sinal que ele está bastante interessado nos carros elétricos.

Você pode clicar aqui para ver como o grid da temporada 2021 da Formula E está sendo formado.

E aqui para ver os resultados completos da Super Formula, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: quick/divulgação

Sergio Sette Câmara, Formula E, Dragon, 2020
Sergio Sette Câmara impressionou na Formula E ao andar pela Dragon na Alemanha – foto: spacesuitmedia/geox dragon/quick/divulgação