Rafael Camara, 2020, Mundial de Kart

Quem são os pilotos brasileiros no Mundial de Kart 2020?

Augusto Ribas, Gastão Fráguas e Ruben Carrapatoso. Esses são os três pilotos brasileiros que já conquistaram o título do Mundial de Kart. Em 2020, oito representantes do país correm em Portugal em busca de entrar para esse seleto grupo.

Apesar de nenhum deles ser favorito para ficar com a taça, os brasileiros estão em alta. Afinal, nos dois últimos anos um representante do após terminou no pódio do Mundial. Em 2018, Gabriel Bortoleto (hoje na F4 Italiana) foi o terceiro colocado, enquanto Rafael Câmara ficou com o vice no ano passado. Ambos na divisão OKJunior.

E, para quem não acompanha, são duas as principais divisões do kartismo internacional. A OK, para pilotos a partir dos 15 anos de idade, equivale à Graduados no Brasil e é onde estão os competidores que devem fazer a transição para os monopostos na próxima temporada, além de quem decidiu seguir carreira no kart.

Já a OKJunior é para os competidores de até 14 anos. Não é raro eles saírem direto para os monopostos no ano seguinte, mas o mais comum é subirem para OK.

Com as categorias explicadas, confira abaixo quem são os oito pilotos do país na pista:

Os brasileiros no Mundial de Kart 2020

Rafael Camara (OK) – dos oito brasileiros no Mundial de Kart de 2020, Câmara é o mais badalado e o que tem condições de conquistar melhor resultado. Apesar de ter subido para a OK neste ano, vem tendo bom desempenho, como o quinto lugar no Europeu e o terceiro no Open (torneio que aconteceu na mesma pista do Algarve como preparação para o Mundial). Isso sem falar no vice do Mundial em 2019.

Camara é um dos competidores com maior experiência internacional do grid e está na Europa desde a época em que corria na divisão Mini (que antecede a OKJunior). A expectativa é que ele faça a transição para os carros de fórmula no ano que vem.


Matheus Morgatto (OK) – Morgatto ganhou destaque ao conquistar a pole-position no Mundial de Kart e o direito de largar na frente nas baterias classificatórias.

Apesar de não ser um nome tão reconhecido quanto Câmara, vem conseguindo bons resultados no kartismo, tendo feito a transição para o cenário europeu há mais de cinco anos.

No ano passado, já estava na divisão OK, quando foi o nono colocado do Mundial. E, em 2020, teve seu melhor desempenho no WSK Super Master Series, competição que foi interrompida pela pandemia, fechando em sexto. Entre seus principais resultados deste ano estão o 14º no Europeu, posição que repetiu no Open do Mundial.

Como já completou 16 anos de idade, é outro de quem se espera a transição para os monopostos em breve.


Ricardinho Gracia (OK) – Em seu segundo ano na divisão OK, Gracia ainda não deu o pulo para brigar pelas primeiras colocações. Seu melhor desempenho em 2020 foi o 36º lugar no WSK Euro Series, competição em que conseguiu pontuar com alguma frequência.


Olin Galli (OK) – Nove vezes campeão brasileiro de Kart, Galli é o representante brasileiro mais veterano do Mundial de Kart. Apesar de correr com o apoio de fábrica da CRG, sai um pouco atrás dos adversários porque ele não participa do calendário internacional da modalidade, diferentemente de seus principais rivais. Costuma andar somente no Brasil.

Apesar dos bons resultados no kartismo nacional, Galli nunca fez a transição para os monopostos. Em 2017, ele chegou a participar da seletiva que valia bolsa para correr na USF2000 (ao lado de Liam Lawson, hoje no Red Bull Junior Team), mas inexplicavelmente o vencedor foi um piloto irlandês chamado Keith Donegan, de quem nunca mais se ouviu falar.


Bruno Bertoncello (OK) – Assim como Galli, Bertoncello participa dos campeonatos nacionais de kart há alguns anos (onde é pentacampeão sul-brasileiro) e não costuma tomar parte do calendário internacional de competições. Vai fazer sua estreia no Mundial com o mesmo equipamento CRG do compatriota.


Emmo Fittipaldi (OKJunior) – O filho de Emerson Fittipaldi, por causa do sobrenome, é o representante brasileiro mais conhecido no Mundial. Afinal, no começo do ano, ele foi anunciado como piloto da academia da Sauber e, no ano que vem, deve fazer a transição para a F4, quando completará 14 anos de idade.

Em seu primeiro ano completo no kartismo internacional, demorou um pouco a pegar no ritmo, tendo sido 43º no WSK Super Master Series e 35º no WSK Euro Series. Mas no Open do Mundial foi um dos destaques, fechando em 25º, mesmo não tendo participado da primeira etapa realizada.


Matheus Ferreira (OKJunior) – Ferreira é outro brasileiro que já tem alguma experiência na Europa e que está em busca de brigar pelas primeiras colocações com frequência.

Em seu segundo ano na OKJunior, começou a temporada andando bem no WSK Masters Series, tanto que foi o 24º colocado na classificação final, apesar de ter tomado parte apenas das etapas disputadas antes da pandemia. No Open, fechou com a 15ª posição.


Gabriel Gomez (OKJunior) – Assim como Galli e Bertoncello, este jovem de 13 anos de idade disputa as categorias nacionais do kartismo e está fazendo sua estreia no cenário europeu da modalidade. Por isso, é complicado fazer qualquer previsão de resultados par aele.

Resta ver se ele usará a oportunidade para fazer a transição para as corridas internacionais em 2021.

Além desses oito pilotos brasileiros, há mais dois nomes no grid para ficarmos de olho: os irmãos Aurelia e Ethan Nobels, que nasceram nos Estados Unidos, são de uma família belga e moram no Brasil. Aurelia, inclusive, foi integrante da academia de pilotos da Shell. Mas eles aparecem na lista de inscritos defendo a Bélgica, por isso ficam de fora deste post.

Agora que você conhece os brasileiros no Mundial de Kart, pode clicar aqui para ver os resultados do fim de semana nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo das corridas decisivas do torneio em Portugal.

foto do topo: sportinphoto/rf1/divulgação

Matheus Morgatto conquistou a pole-position para o Mundial de Kart em 2020 – foto: lrn photo/rf1/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s