Felipe Fraga, Mercedes, GT3, GTWC, 24 Horas de Spa-Francorchamps, Raffaele Marciello, Timur Bogulaviskiy

Quem são os brasileiros nas 24 Horas de Spa de 2020?

Considerada a principal corrida de carros GT3 da temporada, as 24 Horas de Spa-Francorchamps serão disputadas neste penúltimo fim de semana de outubro, com atraso de alguns meses em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, cinco brasileiros tentarão fazer companhia a Christian Fittipaldi, até agora o único representante do país que já triunfou na tradicional prova belga.

Antes de apresentar os concorrentes deste ano, vale uma curiosidade. Como o horário de verão europeu termina neste fim de semana (e os relógios por lá serão atrasados em uma hora), era para as 24 Horas de Spa-Francorchamps de 2020 durarem, na verdade, 25 horas. Mas esse plano acabou abandonado, e a corrida manterá sua duração prevista inicialmente.

Confira abaixo quem serão os pilotos brasileiros correndo nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 2020, marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

Os brasileiros nas 24h de Spa-Francorchamps 2020:

Rodrigo Baptista (K-Pax Bentley nº 3): Apesar de não estar entre os nome mais badalados do país, nos últimos anos se tornou um dos pilotos brasileiros de maior sucesso correndo nos carros GT3. 

Depois de uma rápida passagem pelos monopostos e por certames da Europa, ele fez sucesso mesmo nos EUA. Começou no GT4 por lá antes de subir para o GT3, se tornando um dos pilotos mais fortes da K-Pax, a escuderia parceira de Bentley nos Estados Unidos.

A K-Pax se mudou para a Europa em 2020 para ser a principal escuderia da Bentley por lá, mas até agora o brasileiro não teve sucesso. Não pontuou nas duas corridas já realizadas, apesar de ter mostrado desempenho promissor nos treinos.

Fora da Europa, Baptista também tomou parte da GTWC America. A equipe em que ele competia ao lado do mexicano Martin Fuentes ficou com o título na divisão Pro-Am, mas o brasileiro não levantou o caneco porque ficou de fora da etapa final em Indianápolis.


Marcos Gomes (HubAuto Ferrari nº 27): Desde meados do ano passado, o brasileiro tem se dedicado ao automobilismo asiático, onde vem conquistando bons resultados, como o título da Asian Le Mans Series, no início de 2020, que garantiu participação nas 24 Horas de Le Mans.

A maior parte dessas provas ele disputou pela equipe HubAuto, de Taiwan, que vem conseguindo desempenhos de destaque em corridas internacionais, mesmo andando com uma Ferrari sem apoio de fábrica.

Nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, Gomes faz parte de um trio de peso que também conta com Tom Blomqvist, ex-DTM, além do ex-F1 Kamui Kobayashi.


Augusto Farfus (Walkenhorst BMW nº 34): o principal trunfo de Farfus para a disputa das 24 Horas de Spa-Francorchamps de 2020 é o bom momento vivido pela BMW.

Afinal, nas demais corridas de 24 horas de duração que esteve presente neste ano, a montadora ganhou em Nurburgring e também levou a taça na divisão GTLM em Daytona.

Na Bélgica, Farfus faz parte de um trio fortíssimo com o holandês Nicky Catsburg e o austríaco Philip Eng em sua busca pela sua vitória em Spa-Francorchamps. Um dos triunfos que faltam no currículo vitorioso do brasileiro,  recheado por primeiros lugares nas 24 Horas de Nurburgring de 2010 e na divisão GTLM das 24 Horas de Daytona em 2019 e em 2020, além de ter ganhado a Copa do Mundo de carros GT, em Macau, em 2018. 


Daniel Serra (AF Corse Ferrari nº 52): Tricampeão da Stock Car, Serra passou a integrar o time de fábrica da Ferrari neste ano, tendo lutado pelo bicampeonato nas 24 Horas de Le Mans até as horas finais de prova.

Mas em Spa-Francorchamps será complicado para ele brigar pela vitória na classificação geral. É que dessa vez foi escalado para escuderia italiana para correr na divisão Pro-Am, ao lado do holandês Niek Hommerson e do belga Louis Machiels, ambos amadores, além do veterano Andrea Bertolini.

A vaga que ele geralmente ocupava no carro principal da Ferrari ficou, em Spa-Francorchamps, com o dinamarquês Nicklas Nielsen, jovem piloto que chegou a ser companheiro de equipe de Felipe Drugovich nos anos de F4 Alemã e que se tornou uma das promessas da Ferrari.

Fora da Stock Car, Serra já tem no currículo duas vitórias em Le Mans (ambas na divisão GTE-Pro), além de ter se destacado em provas de longa duração nos EUA, onde já chegou na frente na Petit Le Mans e tem poles em Daytona, Sebring e na própria Petit Le Mans.


Felipe Fraga (Mercedes-AMG Team AKKA ASP Mercedes nº 88): lá em cima eu falei que o trio de Augusto Farfus pode ser considerado um dos favoritos à vitória em Spa-Francorchamps. É verdade, mas o carro a ser batido é o de Felipe Fraga.

O brasileiro compete pelo principal equipamento de fábrica da Mercedes, ao lado de Raffaele Marciello, apontado como um dos melhores pilotos de GT3 dos últimos anos, e do russo Timur Bogulavskiy.

Quando Fraga foi contratado pela AKKA ASP neste ano, seu objetivo estavac claro: ganhar o título que acabou escapando da escuderia em 2019. Por enquanto, o desempenho tem sido bom. Nas duas corridas já realizadas nas temporada do GTWC Endurance, em Imola em em Nurburgring, o carro número 88 terminou no pódio em ambas. E, em Spa, vai largar na pole.

Uma vitória na Bélgica pode pavimentar o caminho rumo à taça da GTWC Endurance, um feito bastante importante para Fraga, que neste ano decidiu deixar o automobilismo brasileiro para seguir carreira internacional.

Agora que você conhece os brasileiros presentes nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, pode clicar aqui para conferir os resultados completos da corrida, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: gruppe c photo/daimler/divulgação

Augusto Farfus conta com a boa fase da BMW em 2020 para triunfar nas 24 Horas de Spa-Francorchamps – foto: bmw/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s