Sergio Sette Câmara, Super Formula, 2020, Japão, pole-position, Sugo

A ótima estreia de Sergio Sette Câmara na Super Formula

Sergio Sette Câmara, que acaba de estrear na Super Formula, do Japão, já foi descrito pela imprensa britânica como um piloto que, em seus melhores dias, é imbatível, tão veloz como qualquer outro competidor no mundo. O problema é que nem sempre ele está em seus melhores dias.

Em seus anos de F2, o brasileiro tinha virado a chave, e o arrojo esporádico tinha dado lugar à consistência de resultados.

Mas em sua primeira participação na Super Formula, em Sugo, os altos e baixos de Sette Câmara voltaram a aparecer.

De positivo, veio a pole-position conquistada logo em sua estreia na categoria. E esse é um feito e tanto, uma vez que o brasileiro é o piloto com menor experiência no grid. Ele foi o último a ser anunciado para correr em 2020 – substituiu Pietro Fittipaldi de última hora -, perdendo parte da pré-temporada. Também ficou de fora das duas primeiras corridas do ano em decorrência de o Japão ter fechado as fronteiras a estrangeiros na pandemia.

Ainda por causa da covid-19, a equipe do brasileiro esteve desfalcada no fim de semana em Sugo. Sette Câmara corre por uma parceria entre a escuderia alemã Motopark e a esquadra japonesa B-Max, e somente um integrante estrangeiro do time, o engenheiro Pol Andreu Ferrer, esteve na etapa da Super Formula.

Para dimensionar o feito do brasileiro, seus substitutos nas duas primeiras rodadas deste ano da Super Formula não foram bem em classificações. Teppei Natori foi o 18º no grid em Motegi, enquanto o experiente Mitsunori Takaboshi largou em 19º em Okayama. Além disso, essa foi a terceira vez em 36 anos que um novato largou na frente na Super Formula.

Do lago negativo, Sette Câmara se envolveu em diversos incidentes. Nos treinos livres, ele rodou duas vezes e foi o responsável por acionar metade das bandeiras vermelhas.

E sua corrida terminou mais cedo ao sofrer um acidente, do qual teve culpa, ao forçar o carro em uma curva quando ainda estava com os pneus frios após a troca nos boxes.

Como o abandono foi ainda no começo, no 18º giro, não deu para ver o real ritmo de corrida do brasileiro. Mas no momento da batida ele tinha acabado de ir aos boxes porque estava sofrendo com o desgaste dos pneus, tendo já sido ultrapassado por dois adversários.

O futuro de Sergio Sette Câmara

Mas a tendência é que esses problemas não se repitam nas próximas etapas, uma vez que, conforme for acumulando experiência na categoria, ele vai aprender a cuidar dos pneus e saber o que esperar da borracha após os pits.

No fim, o mais importante é que resultados como a pole na estreia na Super Formula servem para chamar a atenção de equipes e também de montadoras, o que pode ser muito importante para os próximos passos da carreira do brasileiro.

Afinal, apesar de a AlphaTauri ainda não ter anunciado seus pilotos para a temporada 2021 da F1, as chances de Sette Câmara – que é reserva da Red Bull – assumir um dos carros da esquadra italiana estão diminuindo.

Pierre Gasly segue o mais cotado para continuar no time após sua improvável vitória no GP da Itália, enquanto a outra vaga deve ser disputada por Yuki Tsunoda, sensação da F2 em 2020 (mas protegido da Honda, que deixará a F1 no fim do ano que vem), e Juri Vips, principal nome do Red Bull Junior Team e beneficiado pelas novas regras da superlicença.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da estreia de Sergio Sette Câmara na Super Formula, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Sergio Sette Câmara, Super Formula, 2020, Japão, pole-position, Sugo
Apesar da pole, Sergio Sette Câmara abandonou sua estreia na Super Fórmula em um acidente – fotos do post: quick/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s