Gabriel Bortoleto, F4, Fórmula 4, F4 Italiana, 2020, vitória, Prema, Mugello

A redenção de Gabriel Bortoleto na F4 Italiana 2020

Considerado um dos pilotos brasileiros mais promissores da nova geração, Gabriel Bortoleto enfim desencantou na temporada 2020 da F4 Italiana no fim de semana em Mugello.

Prestes a completar 16 anos de idade, ele estava devendo um bom resultado na atual temporada, sendo que nas nove primeiras corridas do ano ainda não tinha ido além da sétima colocação.

Na verdade, a tarefa do brasileiro em 2020 tem sido das mais complicadas. Depois de surgir para o automobilismo internacional ao terminar o Mundial de Kart, de 2018, em terceiro, Bortoleto assinou com a poderosa equipe Prema para fazer sua estreia nos monopostos.

Só que dentro da esquadra italiana, ele se viu formando um verdadeiro dream team das categorias de base. Além dele, a equipe conta com o sueco Dino Beganovic, da Academia da Ferrari; com Sebastian Montoya, filho do ex-F1 Juan Pablo Montoya e com Gabriele Mini, fenômeno desde a época do kartismo e que tem como empresário Nicolas Todt, o mesmo de Charles Leclerc, Felipe Massa, Caio Collet, entre outros. Complicado ter prioridade dentro de um ambiente como esse.

E, com exceção de Mini, que lidera a tabela com folga, todos os outros estão enfrentando altos e baixos em 2020, situação normal para um novato em qualquer campeonato.

Mas será que o limite de Bortoleto era mesmo o sétimo lugar?

Para tentar responder a essa pergunta, a Prema trocou o motor do brasileiro para a etapa em Mugello, acarretando em uma punição de perda de dez posições de largada na primeira bateria do fim de semana. Assim, em vez de sair em segundo, Bortoleto alinhou em 12º.

Em um asfalto molhado, o brasileiro não perdeu tempo e logo mostrou que o novo propulsor é bom mesmo. O piloto logo recuperou as posições perdidas pela penalização e retomou o segundo posto. Só não deu tempo de alcançar o veterano Andrea Rosso, da Cram, que recebeu a bandeira quadriculada na frente.

A primeira vitória de Gabriel Bortoleto na F4 Italiana 2020

Ainda assim, o desempenho de Bortoleto foi tão dominante que sua melhor volta na prova chegou a ser cerca de 3s mais veloz que o melhor giro de Beganovic.

No domingo, sem punição, Bortoleto largou na pole-position e, após uma boa briga com Mini, recebeu a bandeirada na frente, conquistando sua primeira vitória na categoria.

Na última prova da rodada tripla, mais uma vez o brasileiro partiu da posição de honra, mas acabou ultrapassado por Mini e por Beganovic. No fim, foi o terceiro, completando o pódio.

Com três top-3 na etapa, somou 58 pontos, quase o dobro dos 34 obtidos até então na temporada. Agora ele acumula 92 e entra para valer na luta pelo vice-campeonato – o líder, Mini, tem 196 e se encaminha para a conquista do título.

O desempenho de Bortoleto foi bom para mostrar que, em um ano da F4 Italiana cheia de pilotos de academia de equipes da F1 e de outros nomes badalados, o brasileiro pode, sim, ser competitivo lutar por pódios e vitórias.

E outra boa notícia para ele é que a próxima etapa da categoria está marcada para os dias 17 e 18 de outubro, em Monza, lugar em que ter um motor bom pode fazer toda a diferença.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Gabriel Bortoleto na F4 Italiana em Mugello, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: prema/divulgação

Gabriel Bortoleto, F4, Fórmula 4, F4 Italiana, 2020, vitória, Prema, Mugello
Gabriel Bortoleto forma um verdadeiro dream team da Prema na F4 Italiana 2020 – foto: aci csai/divulgação

2 comentários sobre “A redenção de Gabriel Bortoleto na F4 Italiana 2020

  1. Só um detalhe, na corrida 3 ele terminou em 2° e só caiu para 3° devido a uma punição, ele terminou na frente do Beganovic.

    Curtir

    1. Exato, ele caiu para terceiro após a punição de 5s que nem acho que foi merecida mas enfim. A ultrapassagem sobre o Mini na corrida 2 foi sensacional, para quem quiser ver é nos 21min da transmissão na página do Facebook.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s