Mick Schumacher, F2, Fórmula 2, Prema, 2020, F1

F2: Por que o sucesso de Mick Schumacher divide opiniões?

Para quem não acompanha as categorias de acesso da F1, o ano de 2020 pode entrar para a história. O motivo? O possível título de Mick Schumacher na F2 e, consequentemente, sua ida para o campeonato principal no ano que vem.

Faltando três etapas para o fim da temporada da F2, Schumacher se consolidou no topo da tabela, com 161 pontos, oito a mais que Callum Ilott, o vice-líder.

Mas o campeonato deste ano está tão embolado que qualquer um dos sete primeiros – grupo que ainda conta com Christian Lundgaard, Robert Shwartzman, Nikita Mazepin, Yuki Tsunoda e Louis Délétraz – tem chances reais de ficar com a taça.

Para tranquilizá-lo, apesar de a disputar estar em aberto, Schumacher já ouviu da Academia da Ferrari que subirá à F1 caso termine entre os três primeiros, uma vez que ele já tem a superlicença e não depende necessariamente do título.

E o sucesso de Mick é aguardado com expectativa por alguns fãs do esporte a motor. Em primeiro lugar, ele é filho de Michael Schumacher, um dos maiores pilotos da história da F1 e que ainda (depende de quando você estiver lendo este texto) detém alguns dos principais recordes da categoria, como maior número de vitórias e maior número de títulos.

Há também um aspecto de superação em sua história. Michael Schumacher, o pai do jovem piloto, sofreu um grave acidente enquanto esquiava, no fim de 2013, e desde então há pouquíssimas informações sobre seu estado de saúde, mas o que se sabe é que ele depende de cuidados médicos permanentes.

Mesmo com o drama familiar, Mick conseguiu construir uma carreira de sucesso no automobilismo e está próximo de chegar à F1, seguindo os passos do pai. Uma situação similar à de Bruno Senna, guardada as devidas proporções e parentescos.

As críticas a Mick Schumacher

Já quem acompanha as categorias de acesso um pouco mais de perto tem o pé o atrás quanto ao desempenho de Schumacher.

Por exemplo, em 2020, Mick só ganhou uma única corrida até agora. É pouco para quem quer ser campeão. A força do alemão tem sido a consistência de resultados – deixou de pontuar só três vezes até aqui e nas últimas sete provas acabou todas entre os cinco primeiros.

Além disso, ele não foi bem no ano passado. Em seu ano de estreia na F2, fechou somente em 12º na tabela, e seu melhor resultado em uma corrida principal, aos sábados, foi um oitavo lugar. Em comparação, neste ano Schumacher tem um novato como companheiro de equipe – Shwartzman -, que já subiu três vezes no degrau mais alto do pódio.

Voltando um pouco mais no tempo, havia a suspeita que o jovem piloto alemão só ganhou a F3 Euro, em 2018, porque recebeu um motor mais potente que o dos adversários para as últimas corridas (prática que não era ilegal) e, antes, na F4 Alemã, foi derrotado por um australiano chamado Joey Mawson, que sumiu do cenário internacional do automobilismo.

Com base nesses resultados, pode ficar a dúvida sobre se Schumacher é bom mesmo ou se ele só está avançando na carreira por causa do sobrenome.

Mas independentemente do nome e do sobrenome Mick Schumacher vai tendo um ótimo desempenho nessa fase final da F2 2020 e se mantiver a consistência de resultados sua subida à F1 em 2021 estará mais do que assegurada.

Mick Schumacher, F2, Fórmula 2, Prema, 2020, F1
Mick Schumacher lidera a F2 2020 apesar de ter vencido somente uma vez neste ano – fotos do post: prema/divulgação

Um comentário sobre “F2: Por que o sucesso de Mick Schumacher divide opiniões?

  1. Não acho ruim, mas Shwartzman e Ilott, que tbm são da academia da Ferrari merecem mais, até Drugovich ganhou 2 estando na MP, Schumacher tem muito a provar ainda, pra mim ele só merece subir se for campeão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s