Paul Aron, F-Renault Eurocup, 2020, ART, Mercedes Junior Team

Quem são os pilotos do Mercedes Junior Team rumo à F1?

Quando pensamos em programas de jovens pilotos das equipes da F1, normalmente não é o Mercedes Junior Team que logo vem à cabeça.

Em um ano com os representantes da Academia da Ferrari dominando a F2 e briga intensa entre os integrantes do Red Bull Junior Team por um posto na AlphaTauri, muitas vezes até esquecemos que a esquadra alemã tem uma iniciativa para revelar novos talentos.

Mas a realidade é que a Mercedes vem tendo certo sucesso nessa tarefa. Dois de seus jovens pupilos, Esteban Ocon (Renault) e George Russell (Williams), fazem parte do atual grid da F1, enquanto Pascal Wehrlein esteve na categoria em 2016 e 2017.

O único problema para eles é que, ao menos por enquanto, Toto Wolff tem optado por veteranos no time de fábrica: Lewis Hamilton já tem 35 anos, enquanto Valtteri Bottas, 31.

Talvez por isso a Mercedes tenha escolhido por manter seu Junior Team mais low profile. Dos três integrantes, dois ainda estão no kartismo, enquanto o terceiro ainda tenta se firmar nos monopostos. Todos muito distantes de um dia estrear na F1.

Veja abaixo quem recebe apoio da Mercedes na complicada tarefa de um dia chegar à principal categoria do automobilismo mundial:

Os pilotos da “academia” da Mercedes em 2020

Paul Aron (F-Renault Eurocup/ART): Com apenas 16 anos de idade, este piloto estoniano é o recruta da Mercedes que está mais próximo de um dia alcançar a F1. Após um ano na F4, hoje ele compete na F-Renault Eurocup, pela poderosa equipe ART, uma das mais fortes do certame.

Só que a temporada não está sendo boa para ele. Em meio a acidentes, erros e toques, conquistou somente um pódio até agora e está bem longe da luta pelo título.

Desempenho normal para um estreante, certo? Depende. Porque outro novato tem sido a sensação da categoria em 2020: David Vidales, que estreou com vitória logo em sua primeira corrida da vida nos monopostos.


Andrea Kimi Antonelli (kart): O mais curioso deste piloto de 14 anos de idade é que ele foi batizado como Kimi em homenagem a Kimi Raikkonen. Só que, enquanto o finlandês foi campeão da F1 pela Ferrari, Antonelli assinou com a Mercedes.

Ele tem sido o grande nome do kartismo em 2020. Acabou de ser campeão europeu na divisão OK (equivalente à Graduados aqui no Brasil), também ganhou o WSK Euro Series e foi o vice do WSK Super Master Series. Falta só o Mundial para fechar o ano com chave de ouro.

Pensando no futuro, já começou a fazer testes de F4 de olho em fazer a transição para os monopostos no ano que vem. Mas ainda deve levar, pelo menos, uns seis ou sete anos até eventualmente correr na F1. Aposta de longo prazo da Mercedes, mas que pode ser certeira.


Alex Powell (kart): se Andrea Kimi Antonelli é uma aposta de longo prazo, o que dizer deste jamaicano que acaba de completar 13 anos de idade?

Mas enquanto seu colega está dominando o kartismo europeu, Powell vai tendo uma temporada um pouco mais complicada. Depois de se consagrar no kartismo dos EUA nos últimos anos, ele acaba de terminar o Europeu em décimo e foi o 17º no WSK Euro Series, ambos na categoria OKJunior.

Pela pouca idade que tem, nem dá para fazer uma avaliação aprofundada sobre o que esperar dele. Mas dá para dizer que ele tem tempo e apoio da Mercedes para começar a andar na frente igual ao seu colega de programa.

Agora que você conhece quem são os jovens pilotos da Mercedes rumo à F1, pode clicar aqui para ver sobre os integrantes da Academia da Ferrari e aqui sobre o Red Bull Junior Team 2020.

foto do topo: gregory lenormand/dppi/renault sport/divulgação

Andrea Kimi Antonelli, de 14 anos, é a principal aposta da Mercedes para a F1 no fim da década – foto: rosberg racing academy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s