Helio Castroneves, Indy, Acura, Imsa, 2020, vitória, Road Atlanta, Penske

Boa fase de Helio Castroneves na Imsa vem na hora certa

Em suas primeiras 24 corridas na Imsa, Helio Castroneves conquistou somente uma única vitória. Mas, nas duas últimas provas disputadas, o brasileiro cruzou a linha de chegada na frente, entrando de vez na luta pelo título de 2020.

Neste fim de semana, ele e Ricky Taylor venceram a etapa de seis horas de duração no circuito de Road Atlanta. A corrida não estava originalmente no calendário, mas acabou entrando depois que a parada em Watkins Glen foi cancelada devido ao fechamento de fronteiras em decorrência do coronavírus.

Em Road Atlanta, o triunfo veio em uma corrida maluca, que começou com um acidente na largada no qual três protótipos abandonaram a disputa – incluindo o Cadillac do brasileiro Matheus Leist – e terminou com um dos Mazda tendo problema na hora final enquanto liderava.

Castroneves e Taylor também tiveram sua dose de sustos. Punições no começo da prova, causadas por erros dos pilotos, fizeram com quer a dupla da Penske perdesse a volta do líder. Mas por ser uma corrida de longa duração, eles conseguiram se recuperar e celebrar a vitória.

No começo de agosto, os dois já tinham triunfado em Road America, cujas voltas finais foram disputadas debaixo de muita chuva. Naquele corrida, Castroneves tinha sido o grande destaque. O brasileiro tinha sustentado a pressão dos protótipos da Mazda por quase toda segunda metade da prova e, no fim, ultrapassou o Cadillac de Renger van de Zande, com a pista já secando, para terminar em primeiro.

Entre as duas corridas, houve tempo para que Castroneves disputasse as 500 Milhas de Indianápolis. Em sua única aparição na Indy em 2020, ele fechou em 11º.

Não deixa de ser ser um bom resultado, levando em conta que ele não tinha tomado parte de nenhuma corrida da categoria na atual temporada, precisava se adaptar ao novo aeroscreen e andava com um carro com motor Chevrolet, com menos potência que os com motor Honda. Na briga interna da Penske, terminou as 500 Milhas atrás apenas de Josef Newgarden.

Indy, Imsa: o futuro de Helio Castroneves

O bom desempenho de Castroneves nesse momento pós-pausa da pandemia acontece em uma hora que ele precisa definir o futuro de sua carreira.

A Penske já anunciou que o contrato com a Acura não será renovado para 2021, e a equipe deixará a Imsa. Seus quatro pilotos (Castroneves, Taylor, Juan Pablo Montoya e Dane Cameron), assim, estão livres para procurar vaga em outros times.

O brasileiro já disse que pretende voltar à Indy em 2021, apesar de não descartar continuar na categoria de provas de longa duração no próximo ano.

Castroneves sempre deixou claro que preferia ter ficado na Indy em 2018, quando a Penske resolveu transferi-lo para a Imsa. Até porque ele vinha de um ano bastante competitivo em 2017, quando terminou a temporada na quarta colocação.

Como as vagas da Penske para o ano que vem na categoria de monopostos já estão mais ou menos definidas – falta ver quem/se abrirá espaço para Scott McLaughlin, vindo da Supercars, da Austrália -, se o brasileiro retornar ao certame precisará ser por outra esquadra.

Para convencer um time a apostar nele, Castroneves já levaria um currículo de respeito: três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, outros 21 triunfos na carreira, 43 poles e quatro vice-campeonatos.

Mas o bom desempenho recente na Imsa e Indy mostra que o brasileiro tem mais do que isso para oferecer: ele continua competitivo, pilotando em alto nível e em busca de vitórias.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Castroneves e da Imsa em Road Atlanta, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Helio Castroneves agora está dez pontos atrás dos líderes Renger van der Zande e Ryan Briscoe na Imsa 2020 – fotos do post: acura/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s