Pierre Gasly, AlphaTauri, F1, Fórmula 1, 2020, GP da Itália, vitória, Monza

A temporada da AlphaTauri na F1 era ruim. Aí Gasly venceu

Não dá para dizer que a AlphaTauri estava tendo uma boa temporada na F1 2020 antes da surpreendente vitória de Pierre Gasly no GP da Itália.

Nas sete corridas anteriores à prova de Monza, o time tinha somado somente 20 pontos. Eram 18 do francês, que vinha sendo um dos destaques do pelotão intermediário, e somente dois de Daniil Kvyat.

Não que esse seja um resultado de todo ruim. Fosse com Gasly, fosse com Kvyat, a esquadra tinha colocado um de seus carros na zona de pontos em todas as corridas do campeonato, com exceção do GP da Hungria.

Mas é que a temporada 2020 da F1 está sendo atípica: há três times pouco competitivos e que praticamente não conseguem somar pontos.

O primeiro é a Williams, que, depois de anos lutando pelas últimas colocações, foi vendida ao fundo de investimento Dorilton Capital. Os outros são a Alfa Romeo e a Haas, que estão sofrendo bastante com o pouco competitivo motor Ferrari.

E isso sem falar na própria Ferrari em si, que tem alternado momentos de glória, como os pódios obtidos por Charles Leclerc no Red Bull Ring e em Silverstone, com etapas como a Bélgica e a Itália em que nenhum de seus pilotos marcou pontos.

Assim, com três – às vezes quatro – escuderias andando na parte de trás do pelotão, há menos pilotos brigando pela zona de pontos, e a expectativa é que eles consigam resultados cada vez melhores.

É o que vem fazendo a McLaren, por exemplo, que já obteve dois pódios em 2020, e a Racing Point, constantemente apontada como a melhor equipe do pelotão intermediário. E até mesmo a Renault melhorou nas últimas etapas, com Daniel Ricciardo e Esteban Ocon andando mais próximos dos cinco primeiros.

Só a AlphaTauri que não tinha evoluído até então. O carro era bom para brigar na parte de baixo da zona de pontos, mas não o suficiente para mirar top-5.

O futuro de Pierre Gasly na F1

Isso até o GP da Itália, em que a estratégia aliada à boa relargada de Gasly garantiram a primeira vitória do time na F1 desde que Sebastian Vettel ganhou na mesma pista de Monza, em 2008, quando a esquadra ainda se chamava Toro Rosso.

E o que vinha sendo uma temporada sem maiores brilhos por parte da AlphaTauri se tornou um ano histórico para o time, com seu segundo triunfo na F1.

A vitória também pode garantir a continuidade de Gasly na F1, uma vez que ele ainda não renovou contrato com a equipe satélite da Red Bull para 2021 e estava ameaçado de perder a vaga.

Do lado oposto, outros dois pilotos acabam mais pressionados do que nunca após o triunfo do francês. O primeiro é Alexander Albon, atual companheiro de Max Verstappen, na Red Bull. O tailandês vai tendo uma temporada abaixo do esperado, sem conseguir seu primeiro pódio na F1, e no GP da Itália terminou em uma péssima 15ª posição.

Enquanto Gasly está em alta e pode ser novamente promovido à Red Bull, Albon é quem está ameaçado de perder a vaga na equipe principal e voltar à AlphaTauri.

Outro que já vai vendo a corda no pescoço é Kvyat. Apesar de ser mais experiente – está na F1 desde 2014 – o russo marcou somente quatro pontos neste ano e acaba de ver o parceiro subir no degrau mais alto do pódio. Muito pouco para justificar a permanência no certame no ano que vem.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do GP da Itália de F1, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Essa foi a segunda vitória da AlphaTauri em Monza (Sebastian Vettel já havia vencido na mesma pista em 2008 pele então Toro Rosso) – fotos do post: honda/divulgação

2 comentários sobre “A temporada da AlphaTauri na F1 era ruim. Aí Gasly venceu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s