Indy, 2020, Simon Pagenaud, Indianápolis, Road to Indy

O único piloto brasileiro no caminho da Indy no início de 2020

Não é por acaso que a temporada 2020 da Indy tenha se tornado a primeira em muito tempo a ter etapas sem nenhum piloto brasileiro competindo. Para entender a falta de renovação de representantes do país nos EUA, basta ver que, na rodada de abertura das categorias de acesso, o chamado Road to Indy, houve apenas um nome do Brasil: Dudu Barrichello.

Para falar a verdade, não era para Barrichello ser o único representante do país neste ano na USF2000. Kiko Porto, dono de bons resultados no kart e na F4 USA, também estava escalado para tomar parte da categoria, mas não pôde entrar nos EUA a tempo da rodada de abertura da categoria por causa das restrições impostas pelo país em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que Porto se junte a Barrichello ainda neste ano.

Além dos jovens da USF2000, três pilotos do país devem competir na Indy neste ano, mas nenhum estará em todas as corridas. Tony Kanaan acertou para participar apenas das etapas em ovais, Helio Castroneves está confirmado somente nas 500 Milhas de Indianápolis e a chegada de Felipe Nasr ainda é incerta.

Para se ter ideia, a última vez que a Indy não teve um piloto brasileiro participando de todas as etapas foi na temporada 1999 da IRL. Naquele ano, os representantes do país eram Raul Boesel (correu em sete provas), Roberto Pupo Moreno (quatro), Marco Greco e Gualter Salles (uma cada um).

Só que em 1999 havia dois campeonatos da Indy nos EUA. O da IRL e o da Cart (ou Fórmula Mundial, como era chamada no Brasil). E nesse último foram cinco competidores do país estiveram todas as provas, sem contar Christian Fittipaldi, que perdeu parte do calendário por causa das lesões sofridas em um acidente.

Assim, o último ano com nenhum brasileiro nos campeonatos da Indy foi em 1984, temporada que marcou a chegada de Emerson Fittipaldi aos EUA. A maior parte do atual grid da Indy nem era nascida naquela época.

Esse recorde negativo da Indy se junta ao da F1. Em 2018, o Brasil ficou sem nenhum representante na principal categoria do automobilismo mundial, o que não acontecia desde 1970.

E, com poucos brasileiros no Road to Indy, fica difícil imaginar que o país possa voltar a ter um representante na categoria principal em breve.

Road to Indy valorizado

Mas é sempre bom lembrar que competir nas divisões de acesso dos EUA não é uma garantia de um dia chegar à Indy. Só que nos últimos anos os pilotos que fazem carreira no Road to Indy estão valorizados. Em 2020, Oliver Askew (McLaren) e Rinus VeeKay (ECR) subiram da Lights para o certame principal, enquanto no campeonato passado foi a vez de Colton Herta (Andretti) e Pato O’Ward (atualmente na McLaren) terem feito o mesmo caminho.

Por outro lado, não é o fim do mundo não ter brasileiro no Road to Indy. Por exemplo, Sergio Sette Câmara fez toda sua carreira na Europa e chegou muito perto de correr na Indy neste ano.

O plano inicial era que ele e Nasr dividissem um dos carros da equipe Carlin. Só que aí Sette Câmara foi chamado de última hora para ser reserva da Red Bull e da AlphaTauri na F1 e, de quebra, acertou para substituir Pietro Fittipaldi na Super Formula, do Japão.

E com a pandemia do novo coronavírus, a própria estreia de Nasr na Indy não está mais garantida. Entre outros motivos, porque, com os campeonatos tendo voltado só no segundo semestre, há mais choques de datas entre que previsto inicialmente.

Mas nada impede que outro piloto brasileiro repita a estratégia da Sette Câmara e pule da Europa direto para a Indy, ainda mais com o país tendo três representantes na F2 e outros dois na F3. E dificilmente a F1 terá espaço para todos eles.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da primeira etapa do Road to Indy 2020, em Road America, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: barry cantrell/lat/chevy racing/divulgação

foto Dudu Barrichello
Dudu Barrichello foi o único brasileiro nas categorias do Road to Indy na abertura da temporada 2020 em Road America – foto: road to indy

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s