F1, Fórmula 1, Valtteri Bottas, Merecedes, GP da Áustria, Red Bull Ring, Estíria, quarentena, coronavírus

Por que pilotos precisam ficar de quarentena o tempo todo?

Antes mesmo de os carros irem à pista para a disputa do GP da Áustria, uma polêmica tomou conta do paddock da F1: autoridades da Hungria enviaram uma carta às equipes avisando que no próximo fim de semana, quando a corrida no Hungaroring será disputada, todos os integrantes das escuderias – de pilotos a funcionários de limpeza e segurança – só podem frequentar o autódromo ou o hotel em que estarão hospedados. Quem desobedecer pode levar multa de 15 mil euros ou até mesmo acabar preso.

Tudo para evitar que o coronavírus se espalhe. A única exceção é quem mora em países da União Europeia. Os demais – o que inclui os britânicos pós-Brexit – precisam cumprir as determinações das autoridades.

A carta não foi uma resposta, mas veio logo após Valtteri Bottas e Charles Leclerc terem furado a quarentena da F1 na semana entre as corridas na Áustria. Ambos os pilotos voltaram para Mônaco, onde moram, no intervalo entre as duas corridas e retornaram ao Red Bull Ring a tempo do GP da Estíria.

Sem falar da parte sanitária, do ponto de vista desportivo, não deveria precisar de nenhuma carta de autoridade. É uma irresponsabilidade muito grande quebrar a quarentena no meio do campeonato. Se o piloto for diagnosticado com a covid-19 e precisar perder alguma etapa, praticamente acabam as chances de ser campeão.

Não que Leclerc esteja sonhando com o título com o atual carro da Ferrari. Mas, se ele não puder correr porque acabou infectado, vai deixar a escuderia italiana na mão por um ou dois GPs.

Casos do coronavírus no automobilismo

Nenhum piloto da F1 foi diagnosticado com a covid-19. Mas no automobilismo mundial já houve dois casos entre nomes do primeiro escalão: Jimmie Johnson, da Nascar, e Felipe Nasr, da Imsa.

Por causa do coronavírus, Johnson não participou da etapa de Indianápolis de sua categoria, enquanto Nasr ficou fora da prova de Daytona da Imsa

Antes de Indianápolis, o americano ocupava a 12ª posição na tabela de pontos da Nascar e não parecia ter maiores dificuldades para se classificar aos playoffs. Agora, após a prova deste fim de semana no Kentucky, ele está na 15ª colocação – a última entre aqueles que vão para a fase final. Se o desempenho dele nas próximas nove corridas não for bom, há, sim, o risco de ele ficar fora dos playoffs justamente em sua última temporada antes de se aposentar.

Quanto a Nasr, a situação é pior. Como as corridas da Imsa são disputadas em duplas, em situações normais, ele não tem mais como igualar a pontuação de Pipo Derani, com quem divide o Cadillac da equipe Action Express. Afinal, Derani correu em Daytona e, em tese, ele e o parceiro vão marcar o mesmo número de pontos daqui até o fim da temporada.

Não estou dizendo que Nasr e Johnson devam ser culpados por terem pegado a covid-19. Pelo contrário. Com cerca de 13 milhões de casos da doença no mundo, já se sabe que todo cuidado pouco, e é impossível ficar 100% seguro sempre.

O que não faz sentido é furar a quarentena e acabar colocando em risco toda a temporada, como fizeram os dois pilotos da F1.

É por essa razão que algumas equipes, como a Penske, têm adotado medidas de distanciamento social bastante rigorosas para todos os seus pilotos, mais duros até que as exigidos pelos campeonatos onde competem. Pode parecer complicado para os competidores, mas, se o título vier no fim do ano, tudo terá valido a pena.

foto do topo: daimler/divulgação

foto de Jimmie Johnson
Jimmie Johnson ficou de fora da corrida da Nascar em Indianápolis após ser diagnosticado com a covid-19 – foto: jim fluharty/hhp/chevy/divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s