Gianluca Petecof, F-Regional, Fórmula Regional, 2020, treinos coletivos, Misano

Gianluca Petecof nos treinos da F-Regional 2020 em Misano

Com o início da temporada 2020 da F-Regional se aproximando, pilotos e equipes estiveram na última semana no circuito de Misano, na Itália, para mais dois dias de treinos coletivos. E mais uma vez as atividades foram marcadas pelo duelo entre o brasileiro Gianluca Petecof e o estoniano Juri Vips, favoritos ao título deste ano.

Petecof começou melhor, fechando na frente o primeiro dia de atividades ao marcar 1min29s878, mas acabou superado pelo Vips, no segundo dia, quando o estoniano registrou 1min29s791.

Até antes da pandemia do coronavírus, o brasileiro era considerado o favorito absoluto ao título da F-Regional,  por contar com o equipamento da Prema, o melhor da categoria, e por já ter mostrado que, nos dias em que tudo dá certo, ele costuma ser imbatível.

Só que, de última hora, Vips, quarto colocado na F3 em 2019, assinou para correr no campeonato em busca dos pontos que faltam para garantir a superlicença, requisito obrigatório para subir para a F1. O estoniano é o principal piloto do Red Bull Junior Team e deverá ter vaga na AlphaTauri em 2021 desde que consiga o documento.

Originalmente, Vips planejava disputar a Super Fórmula, do Japão, neste ano para garantir a superlicença. Mas o país asiático tem restrições consideradas duras para a entrada de estrangeiros durante a pandemia: é preciso levar um exame de coronavírus que tenha dado negativo, além de se submeter a 14 dias de quarentena.

Por essa razão, praticamente não haverá pilotos estrangeiros que moram fora do Japão na primeira do Super GT, que começa daqui a duas semanas. Os únicos “gaijins”, como são chamados por lá, são os que moram no próprio território nipônico, como é o caso do brasileiro João Paulo de Oliveira e do francês Sacha Fenestraz.

Assim, se o Japão não diminuir as restrições até o começo da Super Fórmula – a primeira rodada está marcada somente para o fim de agosto -, é capaz que Vips dê prioridade à F-Regional, onde será um forte candidato à taça.

Quem mais brilhou nos treinos da F-Regional

Voltando aos resultados em Misano, a terceira colocação ficou com Patrik Pasma, que será companheiro de Vips na equipe KIC. No ano passado, Pasma tomou parte da F-Renault Eurocup e não foi bem, fechando com o décimo posto na classificação geral. Mes ele surpreendeu no começo de 2020 e esteve entre os mais rápidos nos treinos de pré-temporada da F-Regional realizados antes da pandemia.

Arthur Leclerc, irmão mais novo de Charles Leclerc, foi o quarto, no outro carro da Prema. Ele chega a 2020 credenciado pelo terceiro lugar na F4 Alemã do ano passado, mas com a desvantagem de precisar aprender as pistas italianas – locais que Petecof já conhece bem.

Também da Prema, Oliver Rasmussen completou o grupo dos cinco primeiros, seguido pelo venezuelano Alessandro Famularo, da Van Amersfoort.

O sétimo posto ficou com Jamie Chadwick, campeã da W Series de 2019 e que ficou sem lugar para correr neste ano depois que a categoria feminina suspendeu a atual temporada por causa da pandemia. De última hora, ela assinou com a Prema e vem melhorando de desempenho durante a pré-temporada.

Pierre-Louis Chovet fechou em oitavo, com Roman Stanek vindo em nono. O tcheco foi justamente quem perdeu a vaga na Prema para que Chadwick chegasse durante a pandemia.

Mas Stanek pôde participar do primeiro dia de treinos em Misano pela US, equipe de Ralf Schumacher. No segundo dia, porém, ele precisou ir embora mais cedo, porque precisava viajar para a Áustria, onde estreou na F3 no último fim de semana.

Falando em US, quem não teve um bom desempenho em Misano foi David Vidales. O jovem piloto espanhol acabou de sair do kartismo e é um dos protegidos de Fernando Alonso, mas, ao menos nesta pré-temporada, está mostrando que o pulo para a F-Regional foi grande demais. O jeito é esperar para ver se no começo do campeonato ele conseguirá brigar pelas primeiras colocações.

A primeira etapa da F-Regional 2020 está marcada para 31 de julho e 1º e 2 de agosto justamente no circuito de Misano. E você podeclicar aqui para ver como está sendo formado o grid da F-Regional neste ano.

Confira abaixo a soma dos tempos dos treinos da F-Regional (clique na imagem para aumentar se necessário):

U3aDh-treinos-da-f-regional-em-misano (1)

foto do topo: ferrari promo/shell/divulgação

Red Bull Junior Team, 2020, Juri Vips, superlicença
Juri Vips vai disputar a F-Regional Europeia em 2020 em busca dos pontos que faltam para a superlicença e subir para a F1 – foto: sho tamura/red bull content pool

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s