Sauber, Academia da Sauber, 2020, F1, Fórmula 1, Petr Ptacek, Emerson Fittipaldi Jr, Theo Pourchaire, Dexter Patterson

Emerson Fittipaldi Jr e os pilotos da Academia da Sauber na F1

A Sauber, equipe que está por trás de toda a engenharia da Alfa Romeo na F1, apresentou nesta quarta-feira, dia 24, seu reformulado programa de desenvolvimento de jovens pilotos. E, para os brasileiros, o mais importante foi a presença de Emerson Fittipaldi Jr, de 13 anos de idade e filho do bicampeão da F1, entre os integrantes.

Mas antes de falarmos sobre o que podemos esperar do jovem brasileiro, vale explicar como a Sauber Academy (ou Academia da Sauber) funciona.

Ela foi reformulada porque, neste ano, vai dar apoio e treinamento para que seus representantes compitam nos mais variados campeonatos do mundo, pela equipe que eles quiserem. É o mesmo princípio da Academia da Ferrari ou do Red Bull Junior Team.

Só que no ano passado havia outro programa de talentos da escuderia suíça, o Sauber Junior Team. Mas era um pouco diferente na maneira de funcionar. A esquadra tinha feito parcerias com duas equipes: a US, na F4, e a Charouz, da F3 para cima. Quem corresse por esses times estava na iniciativa. Quem assinasse com outra esquadra, caia fora.

Deu tão certo que acabou em menos de um ano…

Só que, independentemente das mudanças que aconteceram, a academia da Sauber tem uma falha muito grande na hora de levar os pilotos para a F1.

A Sauber na F1

É que por causa do acordo da Alfa Romeo com a Sauber na F1, a Ferrari tem direito a indicar um dos pilotos da escuderia suíça. Foi assim que Charles Leclerc teve sua primeira oportunidade, em 2018, e hoje é Antonio Giovinazzi que fica com essa vaga.

Ou seja, os jovens pilotos da Sauber passam a brigar por apenas o outro assento restante na Alfa Romeo.

E isso em uma época que a Academia da Ferrari está cheia de representantes na F2 e na F3, de olho em também ocupar o segundo carro da Alfa Romeo.

Fora que colocar um jovem piloto apoiado pela Ferrari junto com outro da Sauber pode significar uma dupla sem experiência na F1, complicando na hora de acertar e desenvolver o equipamento. Isso sem falar na concorrência que enfrentam com nomes consagrados ou de pilotos pagantes.

Dito isso, dois recrutas da Academia da Sauber se destacam: o promissor Theo Pourchaire, atual campeão da F4 Alemã e único piloto a fazer parte tanto do programa de 2019 quanto do de 2020, e Dexter Patterson, campeão mundial de kart na divisão OKJunior em 2017 e que já integrou o Red Bull Junior Team.

Pourchaire neste ano vai correr na F3, pela poderosa equipe ART, e deve brigar por pódios e vitórias. Já Patterson andará na F4 Italiana, pela Bhaitech, mas não foi bem nos primeiros testes coletivos após a pausa provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O outro integrante é o tcheco Petr Ptacek, que será companheiro de equipe de Caio Collet na F-Renault Eurocup.

E quanto a Emerson Fittipaldi Jr?

Já o jovem piloto brasileiro fará em 2020 seu primeiro ano completo – se é que podemos chamar de completo nessa altura da pandemia – no kartismo europeu. Ele competirá por uma das melhores escuderias da modalidade, a Ricky Flynn, mas ainda é muito cedo para fazer qualquer avaliação sobre o desempenho dele.

Como Fittipaldi está a uns sete ou oito anos, no mínimo, de chegar à F1, muita coisa pode acontecer até lá, incluindo o acordo entre Ferrari e Alfa Romeo por uma das vagas da equipe ser rompido.

O importante para ele neste momento é que contar com o suporte de uma equipe da F1 e ter todo o apoio e desenvolvimento possível em sua carreira no automobilismo.

Aliás, para encerrar, uma curiosidade. Os três Fittipaldi em começo de carreira estão cada um ligados a uma equipe diferente da F1, mas todas elas usam motor da Ferrari. Pietro Fittipaldi é reserva da Haas, Enzo integra a Academia da Ferrari e, agora, Emerson Jr. fechou com a Sauber.

foto do topo: sauber/divulgação

theo-pourchaire-sauber
Atual campeão da F4 Alemã, Theo Pourchaire é o grande destaque da nova academia da Sauber na F1 – foto: adac/divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s