Ducati, Danilo Petrucci, MotoGP, KTM, 2021

Por que Danilo Petrucci é a única opção da KTM na MotoGP?

A temporada 2020 da MotoGP ainda nem começou, e mais um piloto já definiu que vai mudar de equipe para o ano que vem. Nesta semana, a imprensa internacional noticiou o acerto entre Danilo Petrucci, que ficou sem espaço na Ducati, e a KTM para 2021.

O acordo não deixa de ser uma surpresa. Assim que Petrucci ficou sabendo que não continuaria na Ducati na MotoGP, ele começou a ser especulado na Aprilia ou então em uma mudança para a Superbike (mas pela Ducati) no ano que vem. Em nenhum momento a marca austríaca aparecia como seu provável destino.

O que colocou o italiano na mira foi a reformulação forçada pela qual a KTM tem passado nos últimos meses.

Muitas mudanças na KTM na MotoGP

A marca começou a temporada 2019 apostando em uma dupla bastante experiente: Pol Espargaró e Johann Zarco, que foram campeões da Moto2 e tiveram bons resultados na categoria principal, inclusive beliscando pódios, andando pela Tech 3. Além deles, contava com o também veterano Dani Pedrosa, vindo da Honda, como piloto de testes.

A derrocada começou quando Zarco não conseguiu se adaptar à KTM e, após problemas internos, deixou a fabricante no ano passado tendo disputado somente 13 corridas por ela.

Para o lugar do francês, veio Brad Binder, que ainda não participou de nenhuma etapa da MotoGP.

E, durante a pausa provocada pelo novo coronavírus, foi a vez de Espargaró acertar a saída da KTM. Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, ele vai pilotar para a equipe de fábrica da Honda em 2021, como tem sido noticiado, na vaga que hoje é de Álex Márquez.

Sem Espargaró, a KTM conta com três pilotos bastante jovens em seu plantel: Binder, Miguel Oliveira e Iker Lecuona. Só que os três somados disputaram somente um temporada completa da MotoGP até agora.

Ou seja, para não depender apenas de novatos para conquistar os resultados e desenvolver o equipamento, era imprescindível que a KTM fosse atrás de alguém bastante experiente. Como boa parte dos contratos para 2021 já foi fechada, três nomes apareciam como opção: Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Petrucci, que está na categoria desde 2012.

Até houve negociações entre a KTM e Dovizioso. Mas mais porque o atual vice-campeão do mundo buscava valorizar seu passe e descolar um salário maior na hora de renovar contrato com a Ducati.

Em sua atual passagem pela MotoGP, a marca austríaca só terminou uma única corrida entre os cinco primeiros colocados (Espargaró foi o terceiro em Valência, em 2018). Assim, se Dovizioso, aos 34 anos de idade, assinasse com a KTM, já saberia que dificilmente voltaria a ter uma moto competitiva em sua carreira. Situação bem diferente que na Ducati, onde é o líder do time e tem sido o principal rival de Marc Márquez nos últimos anos.

Ainda na lista de possíveis opções para a KTM, Crutchlow também era um ponto de interrogação. O britânico pode perder a vaga que ocupa na LCR caso a equipe precise abrir espaço para abrigar Álex Márquez. Mas, primeiro, até agora não houve nenhum rumor sobre ele estar ameaçado e, segundo, não havia garantias de que ele aceitasse uma eventual proposta da marca austríaca.

Da mesma forma, a KTM não podia correr o risco de esperar Crutchlow para sempre, perder Petrucci para Aprilia ou para a Supebike e, no fim, ver o britânico renovar com a LCR ou se aposentar.

Dessa maneira, a única opção que a KTM tinha para assinar com um piloto experiente para 2021 era garantir logo o acerto com Petrucci.

foto do topo: box repsol/CC BY 2.0

Pol Espargaró, MotoGP, KTM, 2020
Pol Espargaró vai deixar a KTM no fim de 2020 para correr na Honda na MotoGP em 2021 – foto: polarity photo/ktm/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s