Porsche, Herberth, 24 Horas, 24h, Le Mans, Portimão, coronavírus

24 Horas de Le Mans e a disputa entre corrida real e simulador

Charles Leclerc, Max Verstappen, Lando Norris, Fernando Alonso, Rubens Barrichello e Felipe Massa estão entre os pilotos escalados para participar da edição virtual das 24 Horas de Le Mans deste ano. A corrida, no simulador rFactor 2, está marcada para acontecer nos dias 13 e 14 de junho, na mesma data em que originalmente seria realizada a prova real, como uma alternativa para não deixar o dia passar em branco.

A organização das 24 Horas de Le Mans, aliás, foi uma das mais criativas na hora de criar sua disputa digital.

Com a corrida mantendo as 24 horas de duração, ela determinou que todos os carros precisam ter ao menos dois pilotos das pistas reais e no máximo dois dos profissionais do mundo virtual, criando um equilíbrio maior entre competidores famosos e especialistas dos games/simuladores.

Como alguns campeonatos planejam voltar às pistas reais já no início de julho (como é o caso da F1), Le Mans também vai servir como uma espécie de despedida das corridas no mundo online durante a pandemia, por isso tem conseguido o interesse de tantos nomes famosos.

Além disso, a expectativa é que a corrida consiga atrair bons patrocinadores – tanto de empresas que já estão no automobilismo, quanto das especializadas em oferecer serviços para os games e simuladores (como volantes e cadeira, por exemplo) – e consiga acordo para ter trechos exibidos na TV, além de um streaming oficial.

24 Horas no mundo real

Mas o mais curioso é que, enquanto alguns dos pilotos mais famosos do mundo ainda estarão com suas atenções voltadas para o mundo virtual, outra corrida de 24 horas de duração está marcada para acontecer na mesma data, mas em um autódromo real.

Na última semana, a organização de um campeonato chamado 24H Series, especializado em corridas de longa duração (como o próprio nome indica), anunciou que o retorno da temporada 2020 vai acontecer com as 24 Horas de Portimão, também nos dias 13 e 14 de junho, no Autódromo do Algarve, em Portugal.

Essa deve ser a primeira grande corrida na Europa após a pausa provocada pelo novo coronavírus. Até agora, muitas equipes já estão participando de testes privados por lá, mas ainda não houve nenhuma prova.

A lista de inscritos, com 19 carros confirmados até agora, traz alguns nomes conhecidos, como Tom Coronel (que seguiu você), do WTCR, e Rik Breukers, bicampeão das 24 Horas de Daytona na divisão GTD, em 2018 e 2019.

Há até um brasileiro: Joaquim Penteado, radicado em Portugal, e que vai andar em uma Mercedes GT4.

Para uma primeira corrida após a pandemia e levando em conta que se trata de um campeonato que atrai nomes de toda a Europa (e também de outros continentes), houve bastante interessados na prova em Portugal, mas nada que se compare às estrelas da Le Mans digital.

Mas dá para entender que é um momento de incerteza em relação às consequências da covid-19, e a própria 24H Series nunca teve muito apelo entre os nomes mais conhecidos do esporte a motor.

Só não deixa de ser curioso que neste primeiro embate entre o mundo real e o virtual, são os games e simuladores que estão levando a melhor.

Lembrando que a edição real das 24 Horas de Le Mans foram remarcadas para os dias 19 e 20 de setembro devido à pandemia.

WEC. 24 Horas de Le Mans, Mundial de Endurance, Silverstone, 2020
Já a versão real das 24 Horas de Le Mans estão marcadas para acontecer só em setembro: foto: tim hearn/adrenalmedia.com/wec/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s