foto GP de Mônaco

O fim de semana sem GP de Mônaco e Indy 500

Quem acompanha o automobilismo sabe que o último fim de semana do mês de maio é o mais importante do ano. É nele que acontece os tradicionais GP de Mônaco da F1, 500 Milhas de Indianápolis, da Indy, e 600 Milhas de Charlotte, da Nascar.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, em 2020, somente a corrida da Nascar é que será realizada. Entre as principais categorias do automobilismo mundial, a americana foi a primeira a retornar às pistas, mas seguindo uma série de restrições, como provas sem público e sem realização de treinos livres ou da classificação.

Em Charlotte, por ser um circuito próximo às sedes das equipes, a tomada de tempo será disputada pela primeira vez desde o retorno às competições, poucas horas antes de corrida.

Já Indy e F1 vão passar em branco naquele que era para ser o fim de semana mais importante do ano – ou quase.

Das duas, a F1 é quem estará mais ativa, com uma versão virtual do GP de Mônaco marcada para o domingo. A prova será disputada no game oficial do campeonato e, como tem acontecido desde março, mesclará pilotos titulares das escuderias com celebridades e atletas vindos de outros esportes.

GP de Mônaco de F1 virtual

Sem a presença de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, a maior estrela do GP será Charles Leclerc, que “correrá em casa” na versão virtual do Principado.

Nesses últimos meses, a principal categoria do automobilismo mundial descobriu que pode explorar a amizade entre Leclerc, George Russell e Alex Albon – além de Lando Norris, Nicholas Latifi e Antonio Giovinazzi – para se promover. Tem dado certo. Fora das provas, eles estão atraindo milhares de seguidores para as sessões de streaming que fazem – quando transmitem ao vivo jogando algum game.

Nelas, Leclerc já se vestiu de banana, jogou um game de dirigir caminhões pela Europa ao lado de Russell e até esqueceu a namorada trancada para fora de casa.

Ainda assim, tirando o jovem piloto da Ferrari e seus amigos, a F1 não terá grandes novidades no fim de semana. A maior é a estreia de Esteban Ocon e Valtteri Bottas nas provas virtuais, além da presença de Nico Prost, filho mais velho de Alain Prost.

Nada de Indy 500 virtual

A Indy, por sua vez, ignorou quase completamente que era para ser o fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis.

Como o campeonato online da categoria terminou há algumas semanas – com a polêmica batida entre Simon Pagenaud e Lando Norris justamente em Indianápolis -, nenhum evento comemorativo foi marcado. Só quem mora nos EUA é que poderá acompanhar o reprise da Indy 500 de 2019 na TV paga.

Foi uma oportunidade perdida. E quem soube aproveitar foi o site The Race e uma empresa chamada Torque, especializada em corridas em simuladores.

Desde o começo da pandemia, eles têm organizado um campeonato virtual chamado Legends, que acontece todos os sábados, com provas para antigos nomes do esporte a motor mundial, pilotos na ativa e especialistas nos games e simuladores.

Neste fim de semana, a corrida da Legends será em Indianápolis e terá a presença de Mario Andretti e Emerson Fittipaldi, literalmente lendas do esporte a motor. Isso sem falar em Fernando Alonso, Jenson Button, Dario Franchitti, Tony Kanaan, Helio Castroneves e Gil de Ferran, sendo que os três brasileiros já ganharam a Indy 500 real em suas carreiras.

Se a Indy não soube explorar aquela que era para ser sua principal data do ano, teve quem aproveitou a oportunidade. Agora só resta saber se, caso Alonso ganhe a corrida da Legends, vai valer na busca do espanhol pela Tríplice Coroa.

Você pode clicar aqui para ver os horários, onde assistir e resultados completos das principais categorias do automobilismo mundial (algumas nos games/simuladores e a Nascar na pista) no fim de semana.

foto do topo: daimler/divulgação

Foto de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis de 1994
Vai ter Emerson Fittipaldi de volta à Indianápolis neste fim de semana – foto: rick dikeman – own work, CC BY-SA 3.0

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s