foto da Audi

Audi vs Lamborghini no GT3 2020

Mirko Bortolotti é considerado o principal responsável pelo sucesso que a Lamborghini teve nos últimos anos nas corridas de longa duração. Pela montadora, o piloto italiano venceu as 24 Horas de Daytona em 2018 e 2019, na divisão GTD, e levou a melhor na antiga Blancpain Endurance Series, na Europa, em 2017.

Nesse tempo, o italiano, que defendeu o Red Bull Junior Team e também a Academia da Ferrari no começo da carreira, quase sempre pela equipe austríaca GRT Grasser, a que contava com os maiores investimentos da Lamborghini.

Mas tudo mudou em 2019. No ano passado, Andrea Caldarelli, que foi companheiro de Bortolotti na Blancpain, resolveu levar sua própria equipe, a FFF, para a Europa, após alguns anos correndo somente na Ásia.

A FFF também passou a receber investimentos da Lamborghini, e o resultado não poderia ter sido melhor para a esquadra. Ao lado do compatriota Marco Mapelli e do dinamarquês Dennis Lind, Caldarelli venceu os três títulos da Blancpain Series (Sprint, Endurance e o geral) do ano passado. E, em 2020, garantiu o tricampeonato da montadora na divisão GTD das 24 Horas de Daytona.

A ascensão de Caldarelli ao posto de principal nome da Lamborghini nas pistas coincidiu com Bortolotti ficando sem contrato com a montadora.

Foi aí que a Audi apareceu. A marca alemã já foi considerada a principal força dos campeonatos GT3 na Europa, mas perdeu espaço nos últimos anos primeiro para a Mercedes e depois para a Lamborghini.

Um dos motivos desse enfraquecimento foi que a marca viu seus principais pilotos irem para as rivais. Laurens Vanthoor, o campeão de 2014, por exemplo, se mudou para a Porsche, onde agora forma uma dupla de bastante sucesso com Earl Bamber. Já Robin Frijns continuou na marca, mas acabou transferido para o DTM e para a Formula E.

Como Porsche e Audi fazem parte do mesmo Volkswagen Group, dá para dizer que uma marca da casa enfraqueceu a outra.

E é justamente esse o plano da Audi para recuperar o bom momento nas corridas de GT3. Primeiro, a montadora foi atrás de Bortolotti, para transformá-lo em seu principal nome na modalidade.

Mirko Bortolotti na Audi em 2020

Depois, trouxe também o suíço Rolf Ineichen, que foi parceiro de Bortolotti na Lamborghini em alguns campeonatos, incluindo nos triunfos das 24 Horas de Daytona.

Por fim, Rik Breukers, que não era um piloto de fábrica da Lamborghini, mas costumava defender a montadora italiana, também acabou assinando pela Audi.

Como a marca italiana também faz parte do Volkswagen Group, mais uma vez uma montadora acabou fortalecida em cima de outra da própria casa.

Mas por enquanto a Lamborghini tem levado a melhor. Em Daytona, no começo do ano, foi o carro de Caldarelli que terminou na frente, embora a Audi tenha vindo logo atrás, na terceira colocação.

Como as corridas foram paralisadas por causa da pandemia do novo coronavírus, ainda vai levar um tempo para ver se a aposta da Audi em Bortolotti será o suficiente para reerguer a marca ou se a Lamborghini continuará imbatível nas pistas.

Mas isso sem esquecer as outras fabricantes. A Mercedes, por exemplo, se reforçou com Felipe Fraga, a Bentley fechou contrato com novas equipes e já ganhou em Bathrust e a Porsche é a atual vencedora das 24 Horas de Spa-Francorchamps, considerada a principal corrida do ano para os carros GT3. A briga vai ser boa entre elas.

foto do topo: gavin ernstone/jon morley/sideline sports photography/audi/divulgação

foto de Lamborghini
Mirko Bortolotti foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da Lamborghini nos últimos anos – foto: lamborghini/divulgação

2 comentários sobre “Audi vs Lamborghini no GT3 2020

  1. Corridas de GT sao uma das pouquissimas coisas que eu nao assisto. Quase zero de interesse, nao sei pq. Vejo a SuperGT japonesa, mas nem considero aqueles GT500 como “GT” rs. Tao mais pra um LMP1 mais barato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s