foto de Scott McLaughlin

Quem vai sobrar na Penske na Indy 2021?

A temporada 2020 da Indy nem sequer começou, mas o mercado de pilotos da categoria já está bastante agitado.

O motivo? É que na última semana a equipe DJR Penske confirmou que Scott McLaughlin vai deixar a Supercars no fim desta temporada. O neozelandês de 26 anos de idade é o atual bicampeão da categoria australiana, tendo conquistado a taça do ano passado vencendo 18 das 30 provas realizadas.

Seu destino? A Indy. De olho em uma mudança para os EUA – um objetivo que já tinha traçado para a carreira há alguns anos – McLaughlin participou dos testes em Sebring, foi terceiro colocado nos treinos de pré-temporada da Indy no Circuito da Americas, no começo de fevereiro, e liderou o treino dos novatos no oval do Texas, em Fort Worth, uma semana mais tarde.

O neozelandês também está escalado para tomar parte na etapa do circuito misto de Indianápolis, em maio.

Se só está faltando o anúncio oficial da chegada de McLaughlin ao campeonato americano, resta a dúvida de quem é que vai dar lugar a ele na Penske.

Os pilotos da Penske na Indy

Do atual trio da escuderia americana, Josef Newgarden é o único que não está ameaçado. Aos 29 anos, o americano é o atual campeão da categoria e um dos principais favoritos ao título de 2020. Seu único ponto fraco tem sido as 500 Milhas de Indianápolis, onde seu melhor resultado foi um terceiro lugar obtido quando ainda corria pela equipe de Ed Carpenter.

Até o ano passado, quem estava com a corda no pescoço na Penske era Simon Pagenaud. O francês não vinha bem na Indy. Em 2018, tinha conquistado somente dois pódios – com segundos lugares no Texas e em Toronto – e passado longe da luta pelo título.

Havia até pedidos, por parte da torcida brasileira, para que Roger Penske desse uma nova chance a Helio Castroneves na Indy.

Mas Pagenaud triunfou tanto nas 500 Milhas de Indianápolis quanto na etapa no circuito misto do autódromo em 2019, assegurando a renovação de contrato para 2020. Só que um ano ruim nesta temporada pode fazer com que o piloto mais uma vez possa ficar pressionado. E, completando 36 anos em maio, ele está mais próximo de suas últimas temporadas em alto nível nos EUA.

Falando em idade, Will Power é outro que já começa a vislumbrar a aposentadoria. Afinal, completará 39 anos no começo de março. Com 51 poles na carreira, talvez seja o melhor piloto do atual grid da Indy em uma só volta rápida. Mas, por uma mistura de problemas mecânicos e erros cometidos, o australiano tem dificuldade de transformar boas posições de largadas em triunfos – ganhou 34 vezes até agora.

Pior é o alto número de abandonos e de corridas fora dos dez primeiros colocados. No ano passado, por exemplo, foi o 24º no Circuito das Americas (em uma etapa na qual liderava antes de ter problemas nos boxes), 18º em Detroit e em Toronto, 15º em Iowa e 22º em Gateway. Resultado: ficou somente em quinto na tabela de pontos.

Pela idade e pelo desempenho abaixo do esperado em 2019, Power pode parecer o favorito para dar lugar a McLaughlin. Mas o australiano terminou a temporada passada com duas vitórias e um segundo lugar nas últimas quatro provas, mostrando que segue mais do que capaz de brigar pelas primeiras colocações. Assim, caso acabe dispensado pela Penske, pode se tornar, sim, uma ameaça à escuderia se assinar com outra equipe de ponta.

Por fim, restaria à Penske a tentar ter quatro carros novamente na Indy, como aconteceu até 2017. Mas, naquela época, o custo elevado e a falta de patrocinadores obrigaram o time a voltar a escalar trios.

foto do topo: penske/divulgação 

McLaughlin_2018_Newcastle_500
Scott McLaughlin dominou a Supercars nas duas últimas temporadas – foto: Kytabu – own work, CC BY-SA 4.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s