foto de Daniel Serra

As vitórias do Brasil em 2019 no automobilismo

Quais foram os pilotos brasileiros que mais conquistaram vitórias no exterior em 2019?

Basta olhar a resposta dessa pergunta para perceber que a última temporada foi marcada pelo domínio de nomes mais experientes do automobilismo do país, sendo que os mais novos tiveram dificuldades de subir ao degrau mais alto do pódio nos últimos 12 meses.

Quem mais triunfou nas pistas do mundo foi Daniel Serra, que recebeu a bandeira quadriculada na frente em seis oportunidades (excluindo aqui as etapas do Endurance Brasil e da Stock Car onde ele também ganhou). Cada vitória dele está listada logo abaixo.

Aliás, dos seis brasileiros que mais cruzaram a linha de chegada na frente em 2019, quatro estão ou já tiveram passagem pela Stock Car: Serra, Felipe Fraga, Sergio Jimenez e Rafa Matos.

Já entre os pilotos do país que militam nas categorias de base, o destaque foi Gianluca Petecof, que venceu cinco vezes somando F4 Alemã e F4 Italiana. Só que esses triunfos aconteceram nas primeiras etapas desses certames, e o representante da Prema e da Academia da Ferrari teve uma queda de desempenho muito grande na segunda metade de 2019, que o impediu de lutar por títulos.

O outro jovem piloto que ganhou bastante em 2019 foi Igor Fraga, que estreou na Europa correndo na F-Regional pela equipe DR, terminou o campeonato em terceiro e foi o melhor entre aqueles que não andaram pela Prema.

Os demais nomes do país nas categorias de acesso não foram bem. No ano passado, Caio Collet e Felipe Drugovich, somados, obtiveram 24 vitórias. Nos últimos 12 meses, eles em momento algum subiram ao degrau mais alto do pódio.

A explicação é que eles saíram de campeonatos mais fáceis em 2018, como a F4 Francesa e a Euroformula Open, onde foram campeões, e entraram em certames mais competitivos, no caso a F-Renault Eurocup e a F3, complicados para qualquer novato. Assim, a expectativa é que, mais experientes, voltem a brigar pela ponta em 2020.

Curiosamente, mesmo sem o desempenho dominante de Collet e Drugovich, o número de triunfos do país no exterior caiu muito pouco em relação a 2018. Neste ano, os brasileiros ganharam 82 vezes, apenas duas conquistas a menos que no ano anterior.

Mas é que muitas das primeiras colocações em 2019 vieram no endurance, onde é comum haver mais de uma classe de carros disputando as corridas, aumentando, assim, o número de vencedores por prova. Da mesma forma, o número cresce ainda mais uma vez que se compete em duplas ou até mesmo em trio nesses certames.

E é só olhar para os pilotos de mais sucesso nos últimos 12 meses para ver como as regras do endurance aumentam os números deles. Das seis vitórias internacionais de Serra, três foram também na classificação de geral da prova, enquanto outras três vieram apenas dentro da classe em que competia, como foi o caso das 24 Horas de Le Mans. Por lá, o brasileiro levou a melhor na divisão GTE-Pro, e o ganhador no geral foi o protótipo da Toyota.

Da mesma forma, apenas um dos cinco triunfos de Fraga foi na classificação geral de onde competia.

O mesmo aconteceu no GT Open e no GT Open Cup, dois campeonatos de relativo baixo custo na Europa, onde os representantes do país, como Guilherme Salas e Márcio Basso, tiveram muitas conquistas em suas classes.

Fica, assim, a expectativa para que em 2020 os pilotos brasileiros continuem indo bem nas provas de longa duração, mas que também voltem a ter bom rendimento nas categorias de base.

Por fim, vale aqui um aviso. É muito difícil ficar de olho em todos os representantes do país no automobilismo internacional, portanto posso ter me esquecido de alguém neste post. Daí basta avisar nos comentários que atualizo a conta.

Veja abaixo todas as vitórias brasileiras em 2019 no automobilismo internacional (clique na imagem para ampliar, se necessário):

tabela com as vitórias dos pilotos brasileiros no undo em 2019

NO BRASIL

foto de Beto Monteiro
Beto Monteiro foi o maior vencedor no Brasil em 2019, correndo na Copa Truck e também participando da Copa HB20 – foto: duda bairros/vicar/divulgação

Apesar de o principal compromisso de Serra e Fraga em 2019 ter sido com a Stock Car aqui no Brasil, eles não estiveram entre os mais vencedores dentro do país neste ano.

Este posto coube a Beto Monteiro, que trocou a Iveco pela Volkswagen e dominou a Copa Truck com oito triunfos em 2019. Ele também venceu em uma participação que fez na novíssima Copa HB20.

A segunda colocação no automobilismo brasileiro ficou com Guilherme Salas, campeão da Stock Light com uma rodada de antecipação.

Thiago Camilo, que voltou a lutar pelo título da Stock Car, Matheus Iorio, atual vencedor da bolsa da Porsche, e Paulo Salustiano chegaram em primeiro seis vezes cada um em 2019.

Destaque também para os irmãos Vitor e Felipe Baptista, sendo que cada um deles ganhou cinco corridas em 2019.

Confira os brasileiros com ao menos quatro vitórias no ano no país (clique na imagem para ampliar, se necessário):

Tabela com vitória dos pilotos brasileiros em 2019

foto do topo: https://www.flickr.com/photos/77326563@N06/, CC BY-SA 2.0

Leia os textos do especial de fim de ano:
> 5 jovens promessas para ficar de olho em 2020
> 2019 World of Motorsport Rookie of the Year
Quiz Autosport 2019
As agendas da velocidade de 2019
> 10 anos de World of Motorsport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s