Corrida da F-Regional European Series

As Agendas da velocidade de 2019

Um sábio uma vez disse que há duas certezas sobre os fins de semana. A primeira é que uma hora a segunda-feira vai chegar. A outra é que, se você entrar no World of Motorsport esses dias, vai encontrar todos os horários, resultados e onde assistir às principais categorias do esporte a motor que estiverem rolando.

Tem sido assim desde 2014, e espero que continue por mais temporadas.

Em 2019, não foi diferente. Dos treinos das 24 Horas de Daytona, da Imsa, no começo de janeiro até este fim de semana que antecede o Natal, muita gente acessou este site para descobrir o desempenho de seus pilotos favoritos.

Por exemplo, se alguém estivesse quebrando a cabeça para descobrir quem foi a 14ª colocada no segundo treino livre da etapa de Zolder da W Series, bastaria ter entrado na Agenda da velocidade daquele fim de semana, acessar o resultado e encontrar que foi Naomi Schiff.

Tenho certeza que essa foi uma dúvida muito comum nos últimos meses.

E aproveitando que o ano já está acabando, confira abaixo cinco curiosidades sobre os fins de semana do automobilismo em 2019:

1) O RESULTADO MAIS BUSCADO

Criada em 2019 pela FIA para servir como um passo intermediário entre as F4 de cada país e a F3, a F-Regional gerou curiosidade em sua rodada de abertura em Paul Ricard, no começo de abril.

E o resultado mais clicado pelos leitores do World of Motorsport neste ano foi o da segunda corrida daquele fim de semana, que teve a vitória de Enzo Fittipaldi. O também brasileiro Igor Fraga completou o pódio, que ainda contou com Frederik Vesti. Meses mais tarde, o dinamarquês se tornaria o primeiro campeão do certame.

2) O CAMPEONATO QUERIDINHO

Levando em conta que a corrida em Paul Ricard foi o resultado mais clicado neste site ao longo de 2019, não é uma surpresa que a F-Regional tenha sido um dos campeonatos mais procurados por aqui.

Melhor para Vesti, que chegou à categoria após deixar otítulo da F4 Alemã escapar nos dois anos anteriores, mas que agora se tornou um dos principais nomes das categorias de acesso – e certamente bastante conhecido pelos leitores do World of Motorsport.

E Fraga também se deu bem, sendo o terceiro colocado na tabela de pontos, ficando à frente inclusive de um dos pilotos da Prema.

Agora, a surpresa em 2019 é que houve praticamente um empate entre o número de clicks nos resultados da F-Regional como os da F4 Alemã (a categoria preferida em 2018).

E por que isso aconteceu? É que o campeonato germânico foi um dos mais disputados deste ano. Em primeiro lugar, até a metade da temporada, sete pilotos tinham chances reais de ficar com o título. Além disso, havia a expectativa de Gianluca Petecof lutar pela taça, mas o brasileiro acabou só vencendo a corrida de abertura e terminou o ano em quinto. No fim, o francês Théo Pourchaire desbancou seus seis adversários para levantar o caneco.

3) O MAIOR FIM DE SEMANA DE TODOS

Qual é o principal fim de semana do automobilismo no ano? É o último de maio, com GP de Mônaco de F1, 500 Milhas de Indianápolis e 600 Milhas da Nascar ou o que acontece em meados de novembro com o GP do Brasil de F1, o GP de Macau de F3 e a decisão da Nascar?

Se o critério for qual Agenda da velocidade recebeu mais acessos, a resposta é nenhum dos dois.

A Agenda com mais visitantes em 2019 foi a 13, do fim de semana do GP do Bahrein de F1 e que também teve a MotoGP na Argentina, a Nascar no Texas e os treinos de pré-temporada da F-Renault Eurocup.

Só que essa Agenda foi bem acessada ao longo do ano inteiro, principalmente por causa do posicionamento que ela teve no Google. Menos de 40% dos seus acessos vieram no fim de semana original, entre os dias 28 de março e 3 de abril.

Levando em consideração os cliques que aconteceram apenas no intervalo de sexta a domingo – e também no rescaldo dos dias seguintes -, a Agenda da velocidade 15 foi a mais popular deste ano. Foi no fim de semana do GP da China de F1, da Formula E em Roma e, surpresa, da estreia da F-Regional e da F4 Italiana em Paul Ricard, além de terem acontecido os testes de pré-temporada da F3 em Hungaroring.

4) E O MENOR FIM DE SEMANA DE TODOS…

O que a Toyota Racing Series, a Race of Champions e o campeonato de inverno da F3 Asiática têm em comum? É que ninguém ligou para eles em 2019. A Agenda da velocidade 3, do fim de semana em que essas três categorias estiveram juntas, foi a menos clicada deste ano, lá no início de janeiro.

E olha que os brasileiros foram bem naqueles dias. Na Copa da Nações (que integra o calendário da Race of Champions), Lucas di Grassi e Helio Castroneves chegaram até a semifinal, quando foram derrotados pela Alemanha. Já os outros dois torneios não tiveram representantes do país, diminuindo o interesse pelo esporte a motor (e a minha audiência) durante as férias de verão.

Dito isso, também não estou esperando que a Agenda 51, deste fim de semana, seja um sucesso de audiência, novamente por causa das férias e também pelo pequeno número de categorias correndo.

5) QUEM APARECEU POR AQUI

Se você me perguntar quantos campeonatos apareceram ao menos uma vez na Agenda da velocidade este ano, minha resposta é que não faço a menor ideia. A última vez que eu contei, em março, eram 65.

Mas o automobilismo muda muito rápido. E, de lá para cá, alguns campeonatos foram criados, como a S5000, da Austrália, que enfim saiu do papel e até teve Rubens Barrichello em sua rodada de abertura, e o GT Open Cup, que contou com uma enxurrada de brasileiros. Outras, porém, seguiram o caminho oposto e fecharam as portas, como é o caso da Formula European Masters, a antiga F3 Euro.

Então, resumindo, foram por volta de 70 campeonatos, sem contar eventos de um único fim de semana, como o GP de Macau de F3 e os Motorsport Games, como foi chamada a Olimpíada do automobilismo.

E você pode clicar aqui para conferir todos os horários e os resultados completos do último fim de semana do esporte a motor do ano, com Endurance Brasil, 500 Km de São Paulo e 500 Milhas de Kart.

foto do topo: aci csai/divulgação

foto de Théo Pourchaire
Os leitores do World of Motorsport acompanharam a saga de Théo Pourchaire rumo ao título da F4 Alemã em 2019 – foto: adac/divulgação

Leia os textos do especial de fim de ano:
> 5 jovens promessas para ficar de olho em 2020
As vitórias do Brasil em 2019 no automobilismo
2019 World of Motorsport Rookie of the Year
Quiz Autosport 2019
> 10 anos de World of Motorsport

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s