foto da Super Formula 2019

A saída de Lucas Auer do Red Bull Junior Team

A reformulação do Red Bull Junior Team continua para 2020.

Depois de Dan Ticktum ter sido demitido no meio deste ano e Pato O’Ward ter sido liberado para assinar com a McLaren na Indy, a iniciativa rubro-taurina anunciou nesta sexta-feira, dia 13, a rescisão de Lucas Auer.

Segundo Helmut Marko, consultor do programa, o austríaco é considerado velho para os padrões Red Bull (tem 25 anos, sendo que a fabricante de energéticos costuma levar pilotos com menos de 20 para a F1) e praticamente não tem pontos na superlicença, o documento obrigatório para quem quer chegar à principal categoria do automobilismo mundial.

A justificativa até faz sentido. Se Auer não estava nos planos da Red Bull para 2020, o melhor é que ele seja liberado o quanto antes para procurar uma vaga em alguma outra categoria do esporte a motor, certo?

Errado. O argumento da Red Bull faria sentido se o austríaco tivesse passado por um 2019 decepcionante. Mas a ralidade é que a situação de Auer há um ano, quando assinou contrato com a marca, era exatamente a mesma. Ele já tinha 24 anos de idade e seus pontos na superlicença (oito dos 40 necessários) eram em decorrência de um sexto e um sétimo lugares obtidos nos dois anos anteriores pelo DTM.

E neste ano a fabricante de energéticos o tinha colocado para competir na Super Fórmula, do Japão, que dá 25 pontos ao campeão. Ou seja, mesmo que ele conquistasse o título ainda estaria impedido de avançar à F1 em 2020.

Para piorar, ele tinha assinado contrato para competir pela B-Max, uma equipe japonesa que havia estreado na Super Formula em 2017 e que em seus dois primeiros anos só tinha terminado uma única corrida entre os dez primeiros colocados, tornando a vida do austríaco ainda mais complicada.

Lucas Auer na Super Formula 2019

A grande aposta da escuderia para a temporada era uma parceria com o time alemão Motopark, vindo da F3 Euro. A união até deu certo, e Auer conquistou um pódio, fechando o ano com a nona colocação na tabela, mas não foi o suficiente para que a Red Bull continuasse apostando nele.

Para encerrar, desde o começo já estava claro que Auer não estava dentro do padrão buscado pela Red Bull. Ele já era considerado velho, tinha carreira profissional estável, estava afastado dos monopostos havia anos e não tinha condições de obter a superlicença.

O estranho mesmo foi ele ter assinado com a fabricante de energéticos, não que ele tenha sido demitido agora.

Mas é que pode haver outra explicação para a demissão neste momento. Quando assinou com ele, a Red Bull realmente poderia estar disposta a apostar no piloto austríaco, mesmo que fosse para correr em outro campeonato, fora da F1. Só que agora Auer é especulado de volta ao DTM em 2020 – possivelmente pela BMW – e acabou liberado pela fabricante de energéticos para seguir seu caminho.

Lembrando que Auer é sobrinho de Gerhard Berger, atual chefão do DTM, então faz todo sentido que ele prefira retornar à categoria alemã.

Pietro Fittipaldi na Super Formula

Para a vaga do piloto austríaco na B-Max/Motopark, Pietro Fittipaldi já foi anunciado. O brasileiro retornará ao Japão dois anos após ter disputado uma corrida por lá e encontrará um campeonato um pouco diferente. É que em 2019 a Super Formula promoveu a estreia do novo carro, que o neto de Emerson Fittipaldi ainda não teve contato com ele. Ou seja, por mais que ele já conheça o campeonato e o modo como as equipes trabalham, ainda precisará se adaptar ao equipamento.

foto de Lucas Auer,
Lucas Auer (dir.) conquistou um pódio em sua temporada de estreia na Super Formula em 2019, com apoio do Red Bull Junior Team – fotos do post: toyota gazoo racing/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s