foto de Dan Ticktum

GP de Macau de F3 2019: Dan Ticktum em busca do tricampeonato (e da F1)

Principal corrida das categorias de acesso, o GP de Macau de F3 pode ver história sendo feita em 2019.

É que o polêmico Dan Ticktum pode se tornar o primeiro piloto a vencer três vezes a disputa entre os carros de F3. Antes dele, um competidor de Hong Kong chamado John MacDonald foi tetracampeão entre 1965 e 1975, mas na época a corrida era disputada com outro regulamento e não atraía os principais nomes do automobilismo internacional.

De quebra, se Ticktum conquistar o tri em Macau, ele vai atingir os 40 pontos da superlicença e enfim estará apto para estrear na F1 (desde que arrume uma equipe disposta a investir nele).

Não será fácil para o jovem piloto britânico receber a bandeira quadriculada na frente mais uma vez. Em primeiro lugar, ele bateu em um dos treinos livres, o que prejudicou seu desempenho na classificação.

Além disso, apesar de ter sido o vice-campeão da F3 Euro no ano passado, Ticktum está fazendo sua estreia na atual F3, categoria que entrou no lugar da GP3 em 2019 e conta com carros mais rápidos (com motor 3.4 L V6, de 380 hp).

Antes de Macau, o britânico só teve contato com o equipamento em treinos da pós-temporada da F3, onde esteve de fato entre os primeiros colocados, mesmo andando pela equipe Carlin, que não foi bem em 2019. A esquadra britânica fechou a temporada inaugural do certame na nona colocação entre dez equipes, somando somente 14 pontos em 16 corridas.

Caso Ticktum consiga levar o time britânico à primeira colocação neste fim de semana, será uma forma de renascimento para a equipe e também para ele.

Afinal seu 2019 foi mais do que complicado. Ele começou o ano em busca dos cinco pontos que faltam para conquistar a superlicença, documento obrigatório para correr na F1. Para consegui-los, foi andar no torneio de inverno da F3 Asiática. Depois de um péssimo desempenho nas primeiras etapas, descobriu que o campeonato não daria ponto nenhum e abandonou a categoria imediatamente.

Depois, foi colocado pelo Red Bull Junior Team na Super Formula, principal categoria de monopostos do Japão. Ele assumiu o carro da equipe Mugen, que tinha levado Naoki Yamamoto ao título de 2018.

Sua passagem pelo Japão durou apenas três etapas e um único ponto marcado. Com acidentes e desempenho abaixo do esperado nas corridas (principalmente quando choveu), ele foi demitido tanto do Red Bull Junior Team quanto da equipe Mugen.

Nunca houve uma justificativa pública para a demissão, ainda mais por ela ter acontecido tão cedo, com somente três corridas realizadas. Entre os problemas estavam o fraco desempenho de Ticktum nas pistas, o mau relacionamento que ele tinha com os membros da Mugen e seu desinteresse de viver no Japão, preferindo voar para o país somente para os fins de semana de treinos e corridas.

Os favoritos do GP de Macau de F3 2019

Outro problema para o britânico em sua tentativa de volta por cima em Macau é a qualidade dos adversários. Em primeiro lugar, não dá para deixar de citar a equipe Prema entre as favoritas. A esquadra italiana colocou seus três pilotos (Robert Shwartzman, Marcus Armstrong e Jehan Daruvala) nos três primeiros lugares da F3 2019. A única mudança para Macau é que Daruvala se machucou e foi vetado pelos médicos. Acabou substituído por Frederik Vesti, atual campeão da F-Regional.

Quem também merece atenção é Juri Vips, que assumiu o posto de Ticktum como principal nome do Red Bull Junior Team.

Assim como seu antigo colega, o estoniano persegue os pontos da superlicença. Aliás, ele não ter o documento foi um dos motivos que levaram a Toro Rosso a renovar o contrato de Pierre Gasly e Daniil Kvyat para a F1 2020.

Em Macau, Vips corre pela esquadra britânica Hitech. Como a Prema tem um histórico de não ter bom desempenho no antigo enclave português, o estoniano, que foi o quarto colocado na F3 2019, é que pode se aproveitar.

Outros nomes de destaque são os veteranos do Circuito da Guia. Callum Ilott, por exemplo, brilhou na corrida de classificação em 2017, mas um acidente no começo da prova principal o deixou sem chances de brigar pela vitória. Depois da andar na F2 em 2019, agora ele desceu para a F3, pela Sauber Junior, em busca do triunfo que escapou há dois anos.

Jake Hughes, também com duas participações em Macau, é outro que pode terminar o fim de semana no degrau mais alto do pódio, assim como Ferdinand Habsburg, que bateu na última curva da corrida de 2017 quando era o líder da prova.

Entre os menos experientes, Christian Lundgaard, principal nome da Renault para o futuro, é o mais bem cotado. Aliás, apesar de não ter sido confirmado oficialmente, ele é o favorito para a F3 2020.

Brasileiros em Macau

A edição de 2019 do GP de Macau de F3 também marca a volta de sobrenomes famosos ao Circuito da Guia.

Enzo Fittipaldi fará sua estreia na prova pela Sauber Junior, justamente sendo companheiro de equipe de David Schumacher (filho de Ralf Schumacher, que também já ganhou em Macau).

Em comum, depois de correrem na F-Regional em 2019, eles se preparam para disputar a temporada completa da F3 em 2020. Pela falta de experiência e por não estarem em um bom equipamento, é improvável que lutem pela vitória neste fim de semana.

Por fim, o GP de Macau ainda terá a participação de outro brasileiro: Felipe Drugovich. Como companheiro de Ticktum na Carlin, o brasileiro tenta se recuperar de um fraco 2019, quando pontuou em apenas uma das 16 corridas que disputou – com o sexto lugar obtido na Hungria.

Um de seus principais problemas foi a falta de velocidade nas classificações, o que o obrigava a largar no fim do grid. Por mais que fizesse boas provas de recuperação, já era tarde demais para se recuperar. Macau, portanto, é a oportunidade para mostrar que tem, sim, condições de ser competitivo na F3.

Você pode clicar aqui para ver todos os horários das atividades de pista previstas em Macau, assim como os resultados conforme forem acontecendo.

foto de Enzo Fittipaldi em Macau
Enzo Fittipaldi estreia pela F3 em Macau, correndo com a Sauber Junior – fotos do post: gp de macau/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s