foto de Sami Taoufik

Sami Taoufik vai retomar a carreira no mundo TCR?

Já pensou um piloto do Marrocos correndo na F1?

Apesar de o país da África não ter um representante na principal categoria do automobilismo mundial desde 1958 (quando Robert La Caze correu no próprio GP do Marrocos), há dois anos essa ideia fazia bastante sentido.

É que em 2017 o jovem piloto Sami Taoufik, então com 15 anos de idade, foi o campeão do Europeu de Kart, considerado a segunda principal competição do ano na modalidade – atrás apenas do Mundial. Entre seus adversários estavam os brasileiros Caio Collet e Gianluca Petecof, além do norueguês Dennis Hauger, campeão da F4 Italiana em 2019, e do francês Theo Pourchaire, campeão da F4 Alemã neste ano.

Para alguns, o Europeu de Kart é até mais complicado que o Mundial, porque obriga um piloto a ir bem ao longo das quatro ou cinco etapas. Já o Mundial acontece em um único fim de semana.

Além disso, Taoufik já tinha outras conquistas importantes na carreira. Em 2016, fora o primeiro colocado na divisão OKJunior do WSK Super Master Series, a terceira disputa mais importante do kartismo mundial.

Por causa desse currículo vitorioso, a estreia dele nos monopostos era cercada de expectativas. Afinal, será que o piloto seria capaz de repetir os bons resultados e um dia levar a África a novamente ter um piloto na F1?

Suas primeiras provas foram na F4 dos Emirados Árabes, campeonato que acontece nos primeiros meses do ano, durante o inverno europeu, e serve de preparação para o restante da temporada. Por lá, Taoufik não brilhou. Tomou parte de duas etapas e obteve um único pódio. Na comparação, Collet tinha participado das mesmas duas rodadas, mas subindo seis vezes ao pódio, incluindo uma vitória.

Só que, enquanto o brasileiro optou pela F4 Francesa no restante do ano passado, Taoufik escolheu seguir sua carreira na F-Renault Eurocup, que na época era um degrau intermediário entre a F4 e a F3. Por ser lotado de veteranos, era considerado um certame muito complicado para qualquer novato nos monopostos sobressair.

Talvez tenha sido esse o erro do piloto marroquino: ter dado um passo maior que a perna e escolhido um campeonato mais difícil para correr. Para piorar, ele fechou contrato com a equipe Arden, que não estava entre as principais da categoria. Resultado: Taoufik somou um único ponto em 20 corridas, terminou o ano na 22ª colocação na tabela e desapareceu. Desde então, ninguém mais tinha ouvido falar dele.

Mas no fim do mês passado o piloto reapareceu, dando sinais de que poderia retomar a carreira.

A volta de Sami Taoufik no TCR

Em vez dos monopostos, dessa vez ele está correndo nos carros de turismo, tendo disputado a última etapa do TCR Alemão, em Sachsenring, a bordo de um Audi. Apesar de ser um dos mais jovens do grid, aos 17 anos de idade, impressionou ao conseguir andar no ritmo dos veteranos na categoria. No fim, obteve um décimo e um 11º lugares, mas a impressão que passou é que poderia ter terminado ainda mais à frente.

E no último fim de semana ele participou da etapa decisiva do TCR Europe, em Monza. Novamente com um Audi, não foi mal. Seu melhor resultado na rodada dupla foi um 14º lugar entre mais de 30 inscritos.

Fica a expectativa para ver se em 2020 Taoufik continuará nos carros de turismo e se conseguirá retomar a carreira após o ano apagado nos monopostos. Lembrando que o Marrocos tem um representante no WTCR: Mehdi Bennani, que há anos milita nas principais categorias da modalidade, então é natural que o jovem piloto cogite seguir o mesmo caminho.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da etapa de Monza do TCR Europe, que também contou com a presença do brasileiro Guilherme Salas, fazendo sua estreia na categoria.

foto Sami Taoufik
Sami Taoufik em ação na última etapa do campeonato alemão de TCR 2019 com um Audi – fotos do post: adac/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s