foto de Rafael Câmara

O futuro de Rafael Câmara após o vice no Mundial de Kart

Foi com um terceiro lugar conquistado no Mundial de Kart que Caio Collet surgiu para o mundo.

Aconteceu em 2015, quando ele tinha apenas 13 anos de idade e encerrara um jejum de 17 anos de pilotos brasileiros terminando fora dos três primeiros colocados da principal competição do kartismo internacional.

Naquela temporada, Collet não era o principal nome brasileiro na modalidade. As maiores expectativas estavam depositadas em Felipe Drugovich, dois anos mais velho e também mais experiente.

Drugovich até começou a 2015 bem, mas depois teve uma pequena queda de rendimento, já Collet apareceu como um raio. Quem era aquele piloto desconhecido que subiu ao pódio em um Mundial? Essa era a pergunta que se faziam pelo paddock.

Collet aproveitou os bons resultados, como o pódio no Mundial, para, primeiro, assinar com a equipe de fábrica da Birel ART no kartismo e, depois, para ter como empresário Nicolas Todt, o mesmo que trabalha com Charles Leclerc, Felipe Massa, Daniil Kvyat, entre outros.

E neste fim de semana o país voltou a chegar perto de conquistar um título mundial no kart com Rafael Câmara terminando com o vice-campeonato na competição disputada na Finlândia.

Mas não há muitos paralelos para se traçar entre Collet e Câmara, além de que o pódio de ambos veio na divisão Junior do kartismo internacional.

Diferentemente de Collet, o mais novo vice-campeão mundial já é um piloto bastante experiente nas pistas europeias, correndo por lá desde 2017. Além disso, também teve bastante destaque no Brasil.

Outra diferença é que, enquanto o pódio de Collet abriu portas para ele na Birel ART, Câmara já fazia parte dessa mesma equipe, mas preferiu mudar de equipamento para o segundo semestre deste ano, assinando com a escuderia Forza, que usa chassi Exprit, em busca de melhores resultados.

E até aqui a troca vem dando resultado. Câmara esteve entre os mais rápidos do Open, campeonato que aconteceu na mesma pista do Mundial, mas duas semanas antes, para os pilotos se aclimatarem, e também no torneio principal neste fim de semana.

O que não muda é que, assim como Collet, o jovem piloto de Pernambuco espera que o pódio no Mundial abra portas para ele, tanto no kartismo quanto nos monopostos, já pensando na transição nos próximos anos.

Desempenho brasileiro no Mundial de Kart

Lembrando que no ano passado Gabriel Bortoleto havia terminado o Mundial com a terceira colocação, igualando o desempenho obtido por Collet algumas edições antes.

Em 2019, Bortoleto voltou ao certame, mas correndo na divisão OK. Foi muito bem, tendo passado pelas baterias eliminatórias com a quarta posição, mas acabou abandonando a corrida decisiva.

Falando nos demais brasileiros, Olin Galli teve desempenho semelhante. Também na OK, passou em 13º pelas eliminatórias, mas não completou a final. O melhor resultado acabou sendo de Matheus Morgatto com a nona posição na bandeirada. Já Ricardo Gracia ficou em 68º entre os 87 participantes e não disputou a corrida decisiva.

Na OKJunior, Câmara foi o único brasileiro que disputou a final. Matheus Ferreira ficou no quase. Terminou as baterias eliminatórias com a 38ª marca, mas eram somente 34 vagas na decisão. E Julia Ayoub, em seu melhor desempenho no ano na Europa, ficou com a 51ª colocação entre os 104 competidores de sua divisão.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do Mundial de Kart, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto Rafael Câmara
Segundo colocado no Mundial de Kart, Rafael Câmara é um dos brasileiros mais experientes no kartismo internacional – fotos do post: sportinphoto/rf1/divulgação

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s