foto de Dale Jr.

O que se sabe até agora do acidente de avião de Dale Earnhardt Jr

Piloto mais popular da Nascar nas últimas décadas e aposentado das pistas desde o fim de 2017, Dale Earnhardt Jr. passou por um susto muito grande na última semana, quando o avião em que estava sofreu um acidente no momento em que ia pousar em um aeroporto próximo ao circuito de Bristol, que recebia uma das etapas da categoria americana.

A aeronave ficou destruída e parte dela foi consumida pelo fogo. Ninguém ficou ferido.

Nesta semana, o NTSB, órgão americano responsável pelas investigações de acidentes aéreos, deve divulgar as primeiras conclusões sobre o acidente do jatinho em que estava Dale Earnhardt Jr.

Causas do acidente de avião de Dale Earnhardt Jr

Mas algumas informações sobre o acidente já são conhecidas. Segundo o NTSB e a FAA, autoridades americanas da aviação, o avião teve um pouso violento (quando há um choque muto forte das rodas do trem de pouso com o solo) e quicou na pista ao menos duas vezes, o que teria danificado o trem de pouso do lado direito.

Por causa dos danos no equipamento, o avião saiu da pista de pouso, atravessou a cerca do aeroporto e foi parar em uma estrada, onde pegou fogo.

Essas são as informações preliminares recolhidas pelo NTSB, que tomou o depoimentos dos pilotos da aeronave, dos passageiros (incluindo Dale Jr.) e também de testemunhas no local, além de ter verificado imagens gravadas por câmeras de segurança.

Por enquanto, também já se sabe que os pilotos não informaram qualquer problema mecânico durante o voo nem deram algum aviso de emergência antes do pouso. Além disso, não havia mau tempo, e os comandantes tinham contato visual com a pista.

O que se investiga no acidente do avião e Dale Earnhardt Jr

O NTSB recolheu a caixa preta da aeronave que grava as comunicações entre os pilotos, assim como as que são feitas com as torres de controle dos EUA.

Ainda segundo o NTSB, o jatinho em que estava Dale Eanhardt Jr não tinha caixa preta para gravar os dados do voo, mas alguns dessas informações são registradas pela aeronave e podem ser recuperadas.

O que os investigadores vão tentar descobrir é por qual razão houve o pouso violento – imperícia dos pilotos, falha mecânica não percebida, excesso de peso, mudança de vento, entre outros possíveis motivos – e como isso levou o avião a ser danificado de uma forma que colocou a vida de seus ocupantes em risco.

Apesar de a previsão de o NTSB apresentar novas conclusões ainda nesta semana, o relatório final da investigação costuma levar meses para ficar pronto. Então, é provável que somente em 2021 todas as causas do acidente com o avião de Dale Jr. sejam divulgadas.

Da mesma forma, somente com o fim das investigações é que as autoridades americanas devem publicar eventuais recomendações para a fabricante da aeronave (a Cessna), para o aeroporto em que houve o caso (Elizabethton) e para a empresa de táxi-aéreo com objetivo de evitar que acidentes como esse se repitam.

Desde o acidente, Dale Jr foi liberado pela NBC, emissora da qual participa da transmissão da Nascar, para se recuperar. No começo do ano, o americano tinha anunciado que ia disputar a etapa de Darlington da Nascar Xfinity, marcada para o dia 31 de agosto, e a previsão é que ele dispute a prova, caso as dores causadas pelo acidente aéreo diminuam.

foto do topo: ashley r dickerson/chevy/divulgação

foto do carro de Dale Earnhardt Jr.
Dale Eanhardt Jr. durante muitos anos pilotou o carro de número 88 na Nascar – foto: gregg ellman/chevy/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s