foto Johann Zarco

Johann Zarco perdeu o timing na MotoGP?

Será que Johann Zarco perdeu o timing de sua carreira na MotoGP? Nesta semana, o piloto francês pediu para ser liberado do contrato que tinha com a KTM, após os fracos resultados no começo desta temporada, e nem mesmo tem vaga garantida no grid de 2020.

É uma situação surpreendente. Ainda mais porque, nos últimos anos, Zarco era apontado como um dos nomes da nova geração que poderiam desafiar no futuro o domínio de Marc Márquez.

O francês tinha chegado à MotoGP em 2017, pela Tech3, e quase venceu na estreia, no Qatar. Em sua primeira corrida na categoria, ele assumiu a liderança logo no começo da prova, mas caiu no início da sétima volta, dando adeus às chances de obter o resultado histórico.

Aliás, nos dois anos em que ficou na Tech3, o primeiro lugar não veio. Entretanto, mesmo correndo por uma equipe satélite e com equipamento defasado da Yamaha, ele obteve seis pódios e quatro poles no período. Dessa maneira, se tornou um dos nomes mais cobiçados no mercado de pilotos para a temporada 2019.

E quem conseguiu contratá-lo foi a KTM, que buscava um segundo piloto para acelerar o desenvolvimento do equipamento.

No entanto, a parceria deu bastante errado. Em 11 corridas até agora na MotoGP 2019, seu melhor resultado foi a décima colocação obtida na Catalunha, gerando insatisfação tanto por parte do piloto, que esperava andar mais na frente, quando da equipe, irritada com a postura do francês ao longo do ano.

O divórcio foi inevitável, e a KTM confirmou logo após a etapa do Red Bull Ring que Zarco tinha sido liberado de seu contrato.

Mas agora fica a dúvida. Será que o piloto francês ainda tem vaga em uma equipe de fábrica da MotoGP ou será que a transferência para a KTM prejudicou sua carreira para sempre?

Se olharmos as três principais montadoras – Honda, Yamaha e Ducati – nenhuma tem vaga para ele em 2020.

Antes da etapa da Áustria, até dava para dizer que a melhor opção era buscar uma ida para a Honda. Com um péssimo começo de temporada, Jorge Lorenzo, segundo a imprensa europeia, até mesmo tentou vaga em outras equipes.

Como anda o mercado de pilotos da MotoGP 2020

Mas, no fim, o espanhol teve uma reunião com a cúpula da Honda e afirmou que planejava cumprir seu contrato – que termina no fim de 2020.

Outra porta que poderia estar aberta era na Ducati, uma vez que havia indefinição quanto o companheiro de Pecco Bagnaia na Pramac. O próprio Lorenzo era especulado na escuderia, pois Jack Miller tem propostas de outras equipes – inclusive da KTM -, mas o australiano acabou renovando com a esquadra. Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci já foram confirmados na escuderia principal.

Já uma eventual volta de Zarco à Yamaha pode ser ainda mais desastrosa. Um dos motivos de ter deixado a montadora no fim da temporada passada era saber que, com Valentino Rossi e Maverick Viñales titulares da equipe principal, ele não teria espaço para crescer.

Hoje, não só Rossi e Viñales estão garantidos em 2020, como o novato Fabio Quartararo, da equipe satélite SIC, vem impressionando em sua primeira temporada na MotoGP, tendo já obtido três poles e três pódios até agora.

Assim, Quartararo é que é apontado como futuro da Yamaha após uma eventual aposentadoria de Rossi e/ou demissão de Viñales.

A Zarco, resta disponível para a MotoGP 2020 apenas a segunda moto da SIC, hoje ocupada por Franco Morbidelli. Será que ainda dá tempo de o francês recuperar seus bons momentos na MotoGP ou o auge dele já acabou?

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da MotoGP na Áustria, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

foto de Johann Zarco
Johann Zarco anunciou sua saída da KTM tenho terminado uma única corrida da MotoGP 2019 entre os dez primeiros – foto: sebas romero/ktm/divulgação

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s