foto de Pierre Gasly

Pierre Gasly é Stoffel Vandoorne na F1 2019

Stoffel Vandoorne foi campeão da F-Renault Eurocup em 2012, vice da World Series em 2013, ganhou a GP2 em 2015 e correu na Super Formula, do Japão, em 2016, antes de chegar à F1.

Pierre Gasly foi campeão da F-Renault Eurocup em 2013, vice da World Series em 2014, ganhou a GP2 em 2016 e correu na Super Formula, do Japão, em 2017, antes de chegar à F1.

Deu para ver nos parágrafos acima que esses dois pilotos tiveram carreiras bastante parecidas enquanto estavam nos campeonatos de base. Só que as semelhanças não param por aí. A passagem de ambos pela principal categoria do automobilismo mundial também tem suas coincidências.

Na McLaren, Vandoorne era considerado uma futura estrela da F1, da mesma forma como hoje acontece com Lando Norris.

Mas a vida do belga não foi fácil. Em seu primeiro ano na categoria, teve que aguentar o a pior época do motor Honda. Depois, em 2018, Vandoorne ficou mais conhecido por ficar atrás de Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, em todas as classificações disputadas.

Há inúmeras justificativas para esse desempenho ruim. Alonso é, de fato, mais talentoso. É bicampeão da F1. É mais experiente. A McLaren sempre priorizou o espanhol.

Mas a F1 não costuma perdoar quem não vai bem. Casos de pilotos que recebem segunda chance são cada vez mais raros – ainda mais em um grid com apenas dez equipes.

Vandoorne, assim, ficou sem vaga para este ano na principal categoria do automobilismo mundial, mas já tem dado os primeiros passos para retomar a carreira. Competindo pela equipe independente SMP, ele terminou no pódio nas 24 Horas de Le Mans, sendo o carro mais bem classificado entre aqueles que não tem apoio de alguma montadora.

E, na Formula E, onde anda pela equipe interina da Mercedes (a HWA), largou na pole em Hong Kong e terminou no pódio em Roma, embora tenha se envolvido em inúmeros acidentes na primeira metade da temporada.

Inferno astral de Gasly na F1 2019

Gasly é que está na fogueira na F1 neste ano. Como a Red Bull não esperava a ida de Daniel Ricciardo para a Renault, ele foi promovido às pressas para a equipe principal da fabricante de energéticos para a temporada 2019.

Antes disso, tinha disputado apenas 26 GPS – todos pela Toro Rosso -, pontuado em cinco deles, com o quarto lugar no GP do Bahrein de 2018 como melhor resultado.

E ele está penando nessa transição para um time grande. Em três das quatro primeiras corridas da temporada 2019, largou fora dos dez primeiros e, no último fim de semana, em Paul Ricard, cruzou a linha e chegada em 11º e só alcançou a zona de pontos porque Ricciardo foi punido após a prova.

Assim como acontecia com Vandoorne, parte do problema de Gasly está no ambiente. Na Red Bull o francês tem Max Verstappen como companheiro de equipe. E está sendo massacrado neste começo de ano. O holandês soma 100 pontos diante de somente 37 de Gasly.

Aliás, no Canadá, Verstappen completou um ano terminando todas as corridas na frente do seu companheiro de equipe (as provas em que houve abandono de algum carro da Red Bull não entram nessa conta).

Ou seja, Gasly está em uma situação parecida que a enfrentada por Vandoorne na McLaren: seu companheiro é mais talentoso, mais experiente, já conquistou mais vitórias e tem a prioridade dentro da equipe.

Portanto, não é nenhuma surpresa que os primeiros boatos sobre a demissão do francês já tenham começado.

Mas ainda restam 13 etapas para o fim da temporada 2019, então Gasly tem tempo suficiente para se adaptar ao carro da Red Bull e, ao menos, esboçar uma reação. Mas, se não der, Vandoorne já mostrou que categorias como WEC e Formula E estarão de portas abertas para que ele mostre o talento que tem em um ambiente bem mais favorável.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F1 em Paul Ricard, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto de Stoffel Vandoorne na McLaren
Stoffel Vandoorne penou nos piores anos do motor Honda da McLaren na F1 – fotos do post: honda/divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s