foto de Hailie Deegan

As vitórias de Hailie Deegan na Nascar

Danica Patrick recebeu diversas críticas nos seis anos em que disputou a Nascar. Entre elas, estava o alto número de acidentes em que se envolvia.

Nem sempre era culpa dela. Havia a desconfiança de que outros pilotos batiam na pilota de propósito, pois não admitiam serem ultrapassados por ela ou então porque tinham se irritado com alguma manobra dela.

Frustrada com essa situação – e também com outras -, além de ter perdido patrocínio para disputar a temporada completa, Danica se aposentou das pistas em 2018. Desde então, a principal divisão da Nascar não conta com nenhuma mulher entre os cerca de 40 competidores.

Quem acompanha as divisões menores costuma apontar Hailie Deegan como a próxima pilota a um dia chegar na Cup. Ela é filha do ex-piloto de motocross Brian Deegan e recebe investimentos da Toyota para seguir carreira no esporte a motor.

Por enquanto, Deegan disputa a Nascar West, campeonato que, como o nome indica, corre na costa Oeste dos EUA.

Com duas vitórias nesta temporada, a pilota ocupa a segunda posição na tabela de pontos. Ela também tem tomado parte de algumas etapas da Nascar East e da Arca para aumentar a quilometragem acumulada.

Polêmicas nas vitórias de Hailie Deegan

O segundo triunfo dela em 2019 aconteceu no último fim de semana, na etapa do Colorado. E só foi possível porque a pilota deu um toque no companheiro de equipe Derek Kraus, na última volta, fazendo-o rodar (veja o vídeo mais abaixo).

Deegan tinha dominado toda a parte final da prova, mas uma bandeira amarela acionada no finalzinho acabou com toda a vantagem dela, reagrupando o pelotão. Na relargada, a americana foi superada por Kraus e deu o toque no parceiro para conquistar receber a bandeirada na frente.

A manobra causou polêmica. Alguns consideraram que, com o toque, ela passou do limite de uma briga limpa por posição, enquanto outros afirmaram que foi só uma disputa bastante apertada entre os dois.

Essa não é a primeira vez que Deegan vence uma prova com um chega para lá no adversário. Em seu primeiro triunfo na Nascar West, na etapa do oval de Meridian, em 2018, ela já tinha dado o chamado bump and run para tirar o piloto Cole Rouse do caminho e terminar a corrida na frente.

O bump and run é uma manobra em que quem está atrás dá um toque de leve no carro da frente com o objetivo de aumentar a velocidade do adversário e, consequentemente, fazê-lo frear e perder a tangência da curva. Uma vez que o piloto da frente ficou sem aderência, se tornou uma presa fácil para ser ultrapassado.

Apesar de parecer esquisito para quem acompanha as categorias europeias, tanto o bump and run quanto toques nas voltas finais são bastante comuns na Nascar e muito raramente levam a alguma punição.

Dale Earnhardt, por exemplo, ficou muito famoso por se usar desses artifícios para abrir caminho e vencer corridas.

No caso de Deegan, além de garantir os triunfos na Nascar West, os toques em outros pilotos são uma maneira de se impor. Afinal, ela está deixando claro que, se algum adversário resolver bater nela de propósito por não concordar com alguma ultrapassagem, é bom que esteja preparado para levar o troco.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Nascar West no Colorado, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

Hailie Deegan x Derek Kraus no Colorado:

Hailie Deegan x Cole Rouse em Meridian:

foto do bump and run de Hailie Deegan
Hailie Deegan, no carro branco, deu um toque (bump and run) para vencer pela primeira vez na Nascar West em 2018 – fotos do post: talladega87, own work, CC BY-SA 4.0

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s