foto de Todd Gilliland

Nota 2 para a equipe de Kyle Busch na Nascar Truck Series

Kyle Busch não está nem um pouco satisfeito com o desempenho de sua equipe, a KBM, na temporada 2019 da Nascar Truck Series.

Em uma entrevista recente, o piloto deu nota 2 (de 10) para os resultados obtidos pelo time até agora.

Não que o problema seja o equipamento em si. Por ser piloto da Cup, Busch só pode participar de cinco corridas das caminhonetes por temporada. Neste ano, já fez suas cinco – e venceu todas, sempre correndo pelo próprio time.

O que precisa ser resolvido é o fraco desempenho de Todd Gilliland e de Harrison Burton, dois jovens pilotos badalados, mas que não estão andando bem neste ano. Após as oito primeiras etapas de 2019, Gilliland aparece em oitavo na tabela de pontos, apenas um posto acima do companheiro, que estaria fora dos playoffs neste momento.

Nenhum deles venceu em 2019, tampouco estava na primeira colocação ao fim de algum estágio das corridas.

O caso de Gilliland é um pouco mais complicado – e também decepcionante. Havia muita expectativa sobre ele, após ter conquistado duas vezes o título da Nascar West, uma das categoria de acesso para quem está começando nos ovais dos EUA.

Além disso, por pouco ele não terminou sua primeira temporada na Truck Series, no ano passado, com duas vitórias. Em Mosport, liderava na última volta, quando foi tirado da prova por um companheiro de equipe. E, no Texas, o triunfo escapou no giro final, por causa de uma pane seca.

Contudo, essas corridas foram exceções. Nas demais, Gilliland não tem figurado entre os ponteiros. Em 2019, até agora ele terminou apenas uma vez entre os cinco primeiros e liderou somente oito voltas – ano passado foram 208 completadas em primeiro.

Os números de Burton não são muito melhores. Em 2019, ele fechou duas das oito etapas no top-5, mas liderou só duas voltas até agora.

Como a KBM conta com investimento da Toyota, a expectativa da equipe – e também da montadora – é de sempre lutar por vitórias e títulos. Por essa razão, Busch já afirmou que, caso seus pilotos não melhorem, então será melhor que busquem outro lugar para correr.

Em defesa dos dois jovens pilotos da KBM, a temporada 2019 é a primeira vez em que eles estão disputando todas as etapas da Truck Series. Em outros anos, o time sempre contou com um veterano – Noah Gragson, Erik Jones, Christopher Bell e Bubba Wallace – para garantir bons resultados, o que permitia aos estreantes terem um pouco mais de tranquilidade na adaptação.

No entanto, a dupla titular de 2019 chegou à categoria credenciada por títulos nas divisões menores e já tinha experiência de ter participado de algumas etapas do ano passado, então o esperado era que eles estivessem mais vezes brigando pela vitória.

Greg Biffle na equipe de Kyle Busch

Neste fim de semana, aliás, a KBM poderá ter uma noção melhor de onde está na ordem de forças das equipes. É que o time terá o reforço de Greg Biffle, veterano de 49 anos de idade que correu na principal divisão da Nascar até 2016.

Na etapa do Texas, ele assumirá o truck de número 51, o mesmo usado por Busch em seus cinco triunfos nesta temporada.

Como Biffle está longe das pistas há quase três anos, não será fácil ele retornar à Truck Series e impor um domínio da mesma forma como seu novo patrão costuma fazer.

Mas caso o veterano ande nas primeiras colocações, e Gilliland e Burton não consigam acompanhar o ritmo dele, então será bom os dois jovens pilotos abrirem os olhos e perceberem que o futuro deles na Nascar não está nada garantido.

foto de Greg Biffle
Greg Biffle volta às pistas da Nascar após quase três anos afastado – foto: reprodução/twitter/gregbiffle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s