foto do carro de Gianluca Petecof

F4 Italiana 2019, mas pode chamar de F4 Sul-americana

O brasileiro Gianluca Petecof e o paraguaio Joshua Dürksen são os dois primeiros colocados da temporada 2019 da F4 Italiana, após a etapa de abertura, em Vallelunga.

Com o domínio deles, até dá para dizer que alguém mais desatento, ao ver a tabela de pontos, pode pensar que se trata da F4 Sul-americana, não da Italiana.

Enquanto Petecof integra a Academia da Ferrari e é bem mais conhecido no automobilismo internacional, o paraguaio é a revelação, fazendo seu primeiro ano fora da América do Sul. Ao mesmo tempo, é tratado como alguém com potencial de se tornar o maior piloto da história do seu país. E os brasileiros já puderam conferir de perto o potencial dele.

Antes de fazer carreira pelo mundo, Dürksen passou as duas últimas temporadas testando em pistas do país.

Joshua Dürksen, do Brasil para a F4 Italiana 2019

Começou quando a F4 Sudamericana fechou as portas. Como a categoria não tinha confirmado oficialmente o encerramento das atividades, no início de 2017, ela costumava oferecer seus carros para pilotos interessados testarem. Já que não havia corridas, vez ou outra surgia alguma reportagem sobre esses treinos. E adivinha quem estava na maior parte deles? Dürksen.

O paraguaio voltou a dar as caras em um campeonato por aqui, no fim do ano passado, quando a organização da F3 Brasil publicou uma lista de pilotos que participaram de uma seletiva antes de a temporada começar. A meta era a primeira rodada do certame acontecer como preliminar da F1 no GP do Brasil, em novembro, mas, devido ao baixo número de interessados, o torneio foi cancelado.

Assim, sem jamais ter disputado uma única corrida, Dürksen fez carreira em dois dos campeonatos de monopostos mais importantes da América do Sul antes de se mudar para a Europa.

Sustos de Petecof na F4 2019

Já Petecof, desde o kartismo, não compete em uma corrida no Brasil. Com o patrocínio da Shell, ele correu na Europa em seus últimos anos de kart e, assim que ingressou na Academia da Ferrari, fez a transição para os monopostos.

O ano de 2019 está sendo o seu segundo na F4, e ele é considerado o favorito para ficar com o título tanto da versão alemã quanto da italiana do certame.

Aliás, as duas vitórias obtidas em Vallelunga serviram para o brasileiro dar a volta por cima do que aconteceu em Oschersleben, na Alemanha, há sete dias.

Lá, apesar de ter chegado na primeira colocação na corrida que abriu a temporada, Petecof causou acidentes nas outras duas baterias. Após um deles, ao parar seu carro danificado nos boxes, recebeu uma bronca de um dos chefes da equipe Prema bem em frente às câmeras.

Não foi exagero. O brasileiro tinha batido em um companheiro de escuderia e jogado fora um pódio certo. É que ele era praticamente o único com pneus para pista seca em um asfalto que já não estava mais tão molhado. Era cerca de 5s mais rápido por volta que os demais competidores.

No outro, forçou a ultrapassagem em cima de Dennis Hauger, causando o abandono do rival norueguês.

Voltando, a Vallelunga o brasileiro também teve um susto. Na última bateria da etapa, ele tomou a liderança ao ultrapassar Lucas Alecco Roy nas curvas finais. Mas, alguns instantes antes, tinha sido tocado por Mikhael Belov quando disputavam a segunda colocação. Dessa vez, no entanto, a culpa foi do russo, que abandonou no local. Já Petecof seguiu rumo ao seu segundo triunfo na rodada e em busca de deixar para trás as provas tumultuadas de seu começo de ano.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da rodada de abertura da temporada 2019 da F4 Italiana, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto de Joshua Dürksen
Joshua Dürksen, na F4 Italiana, vem fazendo jus à expectativa de se tornar o melhor piloto da história do Paraguai – fotos do post: aci sport/divulgação

2 comentários sobre “F4 Italiana 2019, mas pode chamar de F4 Sul-americana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s