foto do carro de Gianluca Petecof visto de cima

Gianluca Petecof favorito na F4 Alemã 2019

Se retrospecto contar, Gianluca Petecof tem um bom motivo para ser considerado o favorito na F4 Alemã 2019.

É que, na história do certame, sempre o vencedor da primeira corrida do ano terminou a temporada como campeão. Foi assim com Marvin Dienst (hoje piloto do WEC), Joey Mawson (atualmente na Porsche Supercup), Juri Vips (do Red Bull Junior Team) e Lirim Zendeli (do programa de jovens da Sauber) de 2015 a 2018, respectivamente.

E, por ter triunfado na prova de abertura, neste fim de semana, em Oschersleben, Petecof espera que a escrita se mantenha também em 2019.

Na primeira bateria deste ano, o brasileiro, que integra a Academia da Ferrari, não teve sustos. O único momento em que foi ameaçado foi logo na largada, quando o alemão Niklas Krütten tracionou melhor, saindo da quarta colocação do grid para emparelhar com o piloto da Prema na primeira curva.

Petecof, no entanto, manteve a ponta e, nas voltas seguintes, imprimiu um ritmo muito forte. Como Krütten estava segurando o resto do pelotão, o brasileiro em momento algum foi ameaçado e cruzou a linha de chegada com mais de 10s de vantagem.

No fim, o germânico não conseguiu sustentar a pressão dos adversários e foi ultrapassado pelo estreante Roman Stanek e por Dennis Hauger, que fechou em terceiro depois de ter largado em 11º e feito uma bela prova de recuperação.

O norueguês do Red Bull Junior Team, aliás, tinha marcado a pole-position para a etapa, mas acabou punido com a perda de dez posições no grid devido a um problema em um dos treinos livres. Com Hauger largando lá atrás, Petecof teve caminho livre para chegar em primeiro. Mas a expectativa é que a batalha entre os dois seja mais apertada ao longo do ano.

Evolução de Gianluca Petecof na F4

Para quem acompanhou a F4 no ano passado, não é uma surpresa ver o piloto da Prema vencendo logo de cara.

Além de competir por uma das escuderias mais fortes do campeonato, Petecof já havia mostrado uma boa evolução desde os últimos meses de 2018. Por exemplo, nas duas etapas finais da temporada passada da F4 Alemã, ele já tinha terminado três vezes entre os cinco primeiros, incluindo em seu primeiro pódio da carreira no certame, com o segundo lugar em Nurburgring.

E na F4 Italiana, fechou com quatro pódios nas seis corridas decisivas, sendo um deles a vitória na primeira bateria em Mugello. Em comparação, o brasileiro só havia terminado uma única vez entre os três primeiros nas outras rodadas do ano.

A evolução de Petecof lembra um pouco a de Juri Vips. Em 2016, correndo pela mesma Prema, o estoniano começou o ano atrás de seus dois companheiros de equipe, Mick Schumacher e Juan Manuel Correa (hoje ambos na F2), mas se recuperou na parte final da temporada, com dois pódios na etapa decisiva da F4 Alemã e vencendo a última prova da F4 Italiana.

No ano seguinte, como o grid da F4 Alemã contava com pilotos badalados, como Marcus Armstrong, da Academia da Ferrari, e Felipe Drugovich, o mais rápido dos treinos coletivos, poucos apostavam no sucesso de Vips. No entanto, com consistência nos resultados – foram só duas vitórias, mas um único abandono – ele ficou com o título.

Agora cabe a Petecof mais uma vez repetir o estoniano e também ficar com a taça na F4 Alemã 2019.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da rodada de abertura da F4 Alemã, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto de Gianluca Petecof no pódio
Gianluca Petecof no pódio da F4 Alemã, ao lado de Roman Stanek (de branco) e Dennis Hauger (de preto) – foto: vicente sfeir/shell/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s