foto do carro de F3 de Ayrton Senna

Por onde anda a equipe em que Ayrton Senna competiu na F3 Inglesa?

Muito antes de se tornar tricampeão da F1 e conhecido no mundo todo, Ayrton Senna primeiro brilhou nas pistas do Reino Unido, na F3 Inglesa, campeonato por onde passavam os principais jovens pilotos de sua época. Mas você sabia que a equipe West Surrey, pela qual o brasileiro correu em 1983 existe até hoje?

Ela só não compete mais na F3. Desde 1996, a esquadra deixou os monopostos para trás e se dedica ao BTCC, o maior torneio de carros de turismo do Reino Unido.

E mais de 35 anos após ter Senna no time, a West Surrey continua vencendo. Ela é a atual campeã do certame, com o norte-irlandês Colin Turkington tendo conquistado a taça em 2018.

O piloto, aliás, é tricampeão: já havia ficado com o caneco em 2009 e 2014.

História de Ayrton Senna na F3 Inglesa

Deixando Turkington de lado e voltando um pouco no tempo, o namoro de Senna com a West Surrey começou no fim de 1982, quando o brasileiro já era um dos principais competidores das categorias menores do Reino Unido. Antes de terminar aquela temporada, ele foi convidado pelo time para disputar uma etapa extra-campeonato da F3 Inglesa, em Thruxton.

E dá para dizer que Senna impressionou bastante. Largou na pole e venceu de ponta a ponta, com 13s de vantagem para o segundo colocado.

Com um resultado assim, mais do que natural assinar com a West Surrey para o ano seguinte. E o início da parceria foi muito bom, com o piloto vencendo as nove primeiras corridas de 1983 – dez seguidas, contando com a de 1982 – e abrindo 34 pontos de vantagem.

Mas a campanha também teve seus sustos. O futuro tricampeão da F1 bateu em Silverstone, no dia 12 de junho, e ficou de fora em Caldwell Park, na semana seguinte, devido a outro forte acidente em um treino livre. Ele ainda abandonou em Snetterton e duas vezes em Oulton Park, sendo que em uma delas se envolveu em um polêmico acidente quando tentava ultrapassar Martin Brundle, seu principal adversário na luta pelo título.

Por causa dos problemas do brasileiro, foi Brundle quem chegou a Thruxton, na última corrida da temporada, na liderança da tabela. Na decisão, entretanto, Senna não cometeu erros, largou na pole e ficou com a vitória, garantindo a taça ao somar 132 pontos, nove a mais que o britânico, que terminou a prova em terceiro.

West Surrey em 2019

Voltando a 2019, 36 anos após o título de Senna, a West Surrey novamente terá bastante trabalho pela frente se quiser ficar com a taça.

A escuderia conta com investimentos da BMW para ser competitiva, e, em 2019, a montadora alemã decidiu, de última hora, estrear um novo veículo no BTCC, o 330i (foto dele mais abaixo).

Mesmo com pouco tempo para desenvolver o equipamento, a esquadra já foi vitoriosa na primeira etapa da temporada, no começo do mês, em Brands Hatch. Debaixo de chuva, Andrew Jordan, um dos pilotos do time, subiu ao degrau mas alto do pódio na segunda bateria, enquanto Turkington terminou em quinto na corrida 3.

Como acontece com qualquer novo equipamento, a expectativa é que a West Surrey volte a brigar por vitórias constantemente conforme for aprimorando o carro e aprendendo como ele funciona.

A próxima rodada do BTCC está marcada para os dias 27 e 28 de abril em Donington Park. E, por falar em Senna, foi justamente neste circuito em que fez a chamada melhor primeira volta da história da F1 ao, em pista úmida, sair de quinto para primeiro em um único giro.

foto do topo: morio – own work, CC BY-SA 4.0, link

image of BMW
BMW 330i, que a West Surrey está usando no BTCC 2019 – foto: bmw/divulgação
foto da BMW de Colin Turkington no BTCC
Colin Turkington venceu o título de 2018 do BTCC pela West Surrey – foto: bmw/divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s